Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Após a realização de dual boot ( Windows e Ubuntu ) notei que minha internet cabeada estava mais lenta que o habitual nos dois sistemas, realizando testes descobri que não estava passando de 200mb sendo que o plano é de 500mb, após testar em vários sites descobri que em 2 sites marcam a velocidade normal :

image.png.be6378c882e16bb1bbf8119a08745c26.png image.png.98ab64209ee9f4d8458e19f60471abf7.png

mas na maioria dos sites a Internet parece estar travada a 200mb:

image.png.58003d26590db18bc21a5de2a2991253.pngimage.png.fa9cc8ad017bdb4def546b60472491ac.png

O maior problema que o computador também só "reconhece" os 200mb para realizar download no steam, epic, navegadores e etc.

A conexão é realizada por cabo meu pc não tem wifi, ao realizar teste no WiFi no celular o 5g passa mais que os 200mb.

Ao tentar entender o que poderia ser notei que se eu desconectar o cabo ou desativar e ativar a rede e realizar download ou teste 1/2s após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb mas dura apenas ao fim do teste ou download.

image.png.b9005fd7036c255aa6b15f95293cab91.pngimage.png.dc5282d70e7c85d41279521432ba7aca.png

Hoje realizei testes em maquinas virtuais e para a minha surpresa lá reconhece os 500mb normalmente tanto nos sites de testes como em downloads, a solução de formatar a maquina é complicada para mim pois no ubuntu tenho muita coisa de trabalho no momento.

Gostaria de saber se teria alguma possibilidade de solução que não envolve-se formatar que parece que ira funcionar.

principais peças (mesmo que não pareça ser problema em peças)

• B450M Steel Legend
  • HUAWEI WS5200
  • Cat5e FTP
  • kaspersky total security (Vpn desativado)
Postado
5 horas atrás, LuizSvr disse:

O maior problema que o computador também só "reconhece" os 200mb para realizar download no steam, epic, navegadores e etc.

Está certo de que tem um problema?

Esses testes de velocidade são irrelevantes. Seu computador sequer está ligado à internet. Se quer testar a performance da máquina com a rede deve fazer isso com outra máquina na mesma rede. Seu computador está ligado à rede local, a tal LAN.  E a LAN pode ou não estar ligada a internet. E essa ligação pode nem ser direta, já que sua LAN pode ser estruturada --- de propósito ou sem querer --- em LAN distintas.

Um medidor de velocidade mede por alguns segundos a transmissão de nada para lugar nenhum. Apenas dados de teste que não são processados em nenhum dos lados. 

Considere:

• quando seu computador tem que processar os dados em uma conexão gigabit será que ele poderia mesmo processar 125 megabytes por segundo? Talvez não.
  • quando é só um download talvez consiga gravar, sem processar, em um SSD. Talvez não, porque a máquina pode estar fazendo outras coisas e o disco também.
  • Se isso vem de algum servidor na sua rede ou na internet, pode ser que o servidor tenha limites de upload, de modo a evitar que alguns caras com conexões rápidas tomem o lugar de dezenas de clientes com conexões lentas.
5 horas atrás, LuizSvr disse:

ao realizar teste no WiFi no celular o 5g passa mais que os 200mb.

Ao tentar entender o que poderia ser notei que se eu desconectar o cabo ou desativar e ativar a rede e realizar download ou teste 1/2s após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb mas dura apenas ao fim do teste ou download

Pois é. Talvez não tenha "problema"  algum.

Repito: esses testes não significam muito exceto um limite transitório e teórico. E seu computador sequer está ligado a internet. No caso de um celular a 5G rodando esses medidores também é só uma indicação.

Um exemplo:

na minha cidade --- São Paulo --- em certas regiões se vê frequentemente medidas de 800 ou mais mbps no celular em 5G. Pouco relevante. É só um número e gasta megabytes e megabytes de dados para conseguir tal número, já que o teste é por tempo e a velocidade é relativamente alta: 850mbps por 30s são mais de 3 gigabytes por exemplo.

Isso não leva a nada. Mas se usar um download a partir do aplicativo do HBO Max e baixar um episódio de uma série em 3s isso quer dizer algo...

6 horas atrás, LuizSvr disse:

a solução de formatar a maquina é complicada para mim pois no ubuntu tenho muita coisa de trabalho no momento.

Máquinas não são "formatadas",  apenas dispositivos de armazenamento. E nada indica que seja uma "solução". Não há razão para ficar diferente com os mesmos sistemas e drivers. E essas tecnologias de rede gigabit, que é o assunto aqui, tem mais de 20 anos então esses drivers são mais que estáveis.

6 horas atrás, LuizSvr disse:

após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb

O computador não reconhece tal conexão. Isso não existe para ele. Tudo que a camada de rede sabe é que os pacotes saem para a LAN se não forem destinados ao próprio micro --- localhost. Se o endereço for um nome o serviço de DNS vai dar o endereço de destino. Se for um número... é um número. Sabendo esse número, seu roteador vai endereçar pacotes que não são para sua rede para o gateway padrão, que é onde está a conexão com a internet. E as respostas voltam --- o tal download --- a partir de uma tabela que seu roteador mantem sobre quem transmitiu o que --- isso é o NAT.

Sugiro testar a performance na LAN com algo grande. tipo uma distribuição do Ubuntu, uns 4GB, e ver como o micro se comporta, simplesmente acompanhando os gráficos que o sistema mostra.

E depois acompanhar um download desses, a mesma coisa, algo como um arquivo ISO para instalação de Linux ou uma distribuição de Windows. Aí poderá tirar mais conclusões.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!