Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade reduzida após a realização de Dual boot


LuizSvr

Posts recomendados

Após a realização de dual boot ( Windows e Ubuntu ) notei que minha internet cabeada estava mais lenta que o habitual nos dois sistemas, realizando testes descobri que não estava passando de 200mb sendo que o plano é de 500mb, após testar em vários sites descobri que em 2 sites marcam a velocidade normal :

image.png.be6378c882e16bb1bbf8119a08745c26.png image.png.98ab64209ee9f4d8458e19f60471abf7.png

 

mas na maioria dos sites a Internet parece estar travada a 200mb:

 

image.png.58003d26590db18bc21a5de2a2991253.pngimage.png.fa9cc8ad017bdb4def546b60472491ac.png

 

O maior problema que o computador também só "reconhece" os 200mb para realizar download no steam, epic, navegadores e etc.

A conexão é realizada por cabo meu pc não tem wifi, ao realizar teste no WiFi no celular o 5g passa mais que os 200mb.

Ao tentar entender o que poderia ser notei que se eu desconectar o cabo ou desativar e ativar a rede e realizar download ou teste 1/2s após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb mas dura apenas ao fim do teste ou download.

image.png.b9005fd7036c255aa6b15f95293cab91.pngimage.png.dc5282d70e7c85d41279521432ba7aca.png

Hoje realizei testes em maquinas virtuais e para a minha surpresa lá reconhece os 500mb normalmente tanto nos sites de testes como em downloads, a solução de formatar a maquina é complicada para mim pois no ubuntu tenho muita coisa de trabalho no momento.

Gostaria de saber se teria alguma possibilidade de solução que não envolve-se formatar que parece que ira funcionar.

 

principais peças (mesmo que não pareça ser problema em peças)

  • B450M Steel Legend
  • HUAWEI WS5200
  • Cat5e FTP
  • kaspersky total security (Vpn desativado)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LuizSvr disse:

O maior problema que o computador também só "reconhece" os 200mb para realizar download no steam, epic, navegadores e etc.

 

Está certo de que tem um problema?

 

Esses testes de velocidade são irrelevantes. Seu computador sequer está ligado à internet. Se quer testar a performance da máquina com a rede deve fazer isso com outra máquina na mesma rede. Seu computador está ligado à rede local, a tal LAN.  E a LAN pode ou não estar ligada a internet. E essa ligação pode nem ser direta, já que sua LAN pode ser estruturada --- de propósito ou sem querer --- em LAN distintas.

 

Um medidor de velocidade mede por alguns segundos a transmissão de nada para lugar nenhum. Apenas dados de teste que não são processados em nenhum dos lados. 

 

Considere:

  • quando seu computador tem que processar os dados em uma conexão gigabit será que ele poderia mesmo processar 125 megabytes por segundo? Talvez não.
  • quando é só um download talvez consiga gravar, sem processar, em um SSD. Talvez não, porque a máquina pode estar fazendo outras coisas e o disco também.
  • Se isso vem de algum servidor na sua rede ou na internet, pode ser que o servidor tenha limites de upload, de modo a evitar que alguns caras com conexões rápidas tomem o lugar de dezenas de clientes com conexões lentas.
5 horas atrás, LuizSvr disse:

ao realizar teste no WiFi no celular o 5g passa mais que os 200mb.

Ao tentar entender o que poderia ser notei que se eu desconectar o cabo ou desativar e ativar a rede e realizar download ou teste 1/2s após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb mas dura apenas ao fim do teste ou download

 

Pois é. Talvez não tenha "problema"  algum.

 

Repito: esses testes não significam muito exceto um limite transitório e teórico. E seu computador sequer está ligado a internet. No caso de um celular a 5G rodando esses medidores também é só uma indicação.

 

Um exemplo:

 

na minha cidade --- São Paulo --- em certas regiões se vê frequentemente medidas de 800 ou mais mbps no celular em 5G. Pouco relevante. É só um número e gasta megabytes e megabytes de dados para conseguir tal número, já que o teste é por tempo e a velocidade é relativamente alta: 850mbps por 30s são mais de 3 gigabytes por exemplo.

 

Isso não leva a nada. Mas se usar um download a partir do aplicativo do HBO Max e baixar um episódio de uma série em 3s isso quer dizer algo...

 

6 horas atrás, LuizSvr disse:

a solução de formatar a maquina é complicada para mim pois no ubuntu tenho muita coisa de trabalho no momento.

 

Máquinas não são "formatadas",  apenas dispositivos de armazenamento. E nada indica que seja uma "solução". Não há razão para ficar diferente com os mesmos sistemas e drivers. E essas tecnologias de rede gigabit, que é o assunto aqui, tem mais de 20 anos então esses drivers são mais que estáveis.

 

6 horas atrás, LuizSvr disse:

após o computador reconhecer a conexão a internet realiza o download na velocidade normal de 500mb

 

O computador não reconhece tal conexão. Isso não existe para ele. Tudo que a camada de rede sabe é que os pacotes saem para a LAN se não forem destinados ao próprio micro --- localhost. Se o endereço for um nome o serviço de DNS vai dar o endereço de destino. Se for um número... é um número. Sabendo esse número, seu roteador vai endereçar pacotes que não são para sua rede para o gateway padrão, que é onde está a conexão com a internet. E as respostas voltam --- o tal download --- a partir de uma tabela que seu roteador mantem sobre quem transmitiu o que --- isso é o NAT.

 

Sugiro testar a performance na LAN com algo grande. tipo uma distribuição do Ubuntu, uns 4GB, e ver como o micro se comporta, simplesmente acompanhando os gráficos que o sistema mostra.

 

E depois acompanhar um download desses, a mesma coisa, algo como um arquivo ISO para instalação de Linux ou uma distribuição de Windows. Aí poderá tirar mais conclusões.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!