Ir ao conteúdo

Clamper ethernet cat5e: especificação enganosa

Ir à solução Resolvido por João Maria Cabral,

Posts recomendados

Postado

Apenas para que outras pessoas não caiam na mesma enganação que eu..

Comprei um iCLAMPER Ethernet CAT5e e ao testar o mesmo descobri que ele não suporta 1 Gbps como especificado. Ele suporta apenas 100 Mbps. Minha internet é de 250 megas, e em todos os testes de velocidade sem o iclamper o resultado é ~250 Mbps. Mas quando testo com o iclamper ethernet cat5e, o resultado é sempre ligeiramente abaixo de 100 Mbps.

Já havia visto um comentário na internet dizendo que todos os clamper com cabo RJ45 são capados em 100 Mbps. Mas fui acreditar na especificação do fabricante e só perdi tempo.

Malandro em questão:

https://clamper.com.br/produtos/ethernet/

https://www.lojaclamper.com.br/iclamper-ethrnet--cat-5e/p

Postado

@João Maria Cabral Como você precisa de dois cabos para usar o aparelho, tem certeza que o problema não está em um desses dois cabos?

Fez teste com ambos os cabos?

Postado

@João Maria Cabral Chegou a testar com outros cabos e só esses mesmos cabos ? Igual ao que o amigo @Gui GC citou.

Eu já pensei em comprar esse protetor da Clamper, inclusive atualmente irei precisar comprar 2 já que migrei minha internet para fibra óptica e não posso usar meu protetor antigo da Clamper, o iClamper Cabo, para cabo coaxial.

Eu cheguei nesse clamper ai depois de ver uns modelos de protetores RJ45 e tem modelo que não passa confiança, como esse aqui: D_NQ_NP_883911-MLB31054045442_062019-O.w

• Solução
Postado

Eu havia feito uma reclamação no ReclameAqui...
Para minha surpresa a empresa entrou em contato rapidamente querendo elucidar a questão. E inclusive ofereceram o envio totalmente sem custos de outra unidade do produto.

Assim como os colegas acima sugeriram, o suporte técnico levantou a possibilidade de o problema ser o cabo e não o dispositivo em si, o que de fato eu não havia considerado. Testando o dispositivo com outros cabos tudo funcionou conforme esperado.

É sim uma possibilidade que o cabo até poderia estar quebrado. Mas o fato de o cabo funcionar perfeitamente apenas limitando a banda pouco abaixo de 100 Mbps é um forte indício de que o cabo está perfeito e é um cabo cat5 (100 Mbps) e não um cat5e (1 Gbps). No cabo está escrito cat5e, mas pode ser uma falsificação... Se é um caso isolado de um cabo quebrado ou um problema com o fornecedor de cabos da Clamper, não cabe a mim dizer.

O fato é que o cabo que acompanha o produto não estava condizente com a especificação do produto.

Também é fato que me precipitei em afirmar que a especificação do produto é enganosa. Até onde pude testar (com outros cabos) tudo funciona corretamente dentro do esperado e dentro da especificação do produto.

----

@Elder Nauvirth
Mesma situação que a minha. Mudei o provedor de internet, mudou de cabo coaxial pra fibra.

No condomínio onde moro já teve gente com o modem queimado com sobrecarga chegando justamente pelo cabo coaxial. E antes de trocar minha internet eu também usava o protetor da Clamper para cabo coaxial (um modelo que tinha tomada e cabo juntos). Em um dia que caiu uma tempestade aqui, cheguei em casa e encontrei o protetor da Clamper todo preto e disjuntor no quadro de força desarmado. Mas todos os eletrônicos intactos. Ainda não abri o protetor, mas pelas marcas de queimado, me parece que a descarga chegou justamente pelo cabo coaxial e o protetor da Clamper fez seu trabalho (desarmando o disjuntor de energia no processo).

Também existe a possibilidade de que o protetor é vagabundo e estourou sem motivos...

Mas tudo me leva a crer que esses protetores da Clamper realmente funcionam e continuarei usando.

Como disse acima, o problema era o cabo (enviado pela Clamper!) e eu me precipitei em falar que a especificação era enganosa. Estou usando o Clamper ethernet cat5e e minha internet continua funcionando 100%.

PS: Alguém vai vir dizer que fibra ótica não conduz carga e tal e tal.... O cabo de fibra ótica é tão frágil que para o uso prático ele é envelopado ao lado de um cabo metálico para ter uma sustentação e rigidez mínima. Esse cabo metálico obviamente conduz carga. Embora a ponta final do cabo metálico seja cortada, ele ainda chega muito perto do modem e há relatos de pessoas que tiveram o modem queimado justamente com uma descarga vinda pelo cabo metálico. Pelo sim ou pelo não, passando o cabo RJ45 por um protetor, garanto que os eletrônicos pra frente estão mais protegidos de um possível problema.

• Curtir 1
Postado

@João Maria Cabral O cabo Cat5e que acompanha o Clamper pode ter vindo com defeito sim, uma crimpagem que pegue um único fio de forma errada pode causar a queda de velocidade de 1Gbps para 100mbps. O cabo não precisa de todos os fios funcionando para funcionar.

Postado
1 hora atrás, João Maria Cabral disse:

PS: Alguém vai vir dizer que fibra ótica não conduz carga e tal e tal.... O cabo de fibra ótica é tão frágil que para o uso prático ele é envelopado ao lado de um cabo metálico para ter uma sustentação e rigidez mínima. Esse cabo metálico obviamente conduz carga. Embora a ponta final do cabo metálico seja cortada, ele ainda chega muito perto do modem e há relatos de pessoas que tiveram o modem queimado justamente com uma descarga vinda pelo cabo metálico. Pelo sim ou pelo não, passando o cabo RJ45 por um protetor, garanto que os eletrônicos pra frente estão mais protegidos de um possível problema.

De fato fibra óptica não conduz energia, então não ocorre a queima de equipamentos.

Já esse fio metálico que vem junto para dar sustentação, é tipo um guia de ferro, que é cortado distante da ponta do conector da Fibra antes de ser colocado na CTO (a caixa de fibra do poste da rua) e no modem.

Esse guia metálido acaba não tendo relação com queima de equipamentos por não estar ligado em nada.

Porém é válido a proteção dos equipamentos com DPS, visto que o surto de tensão também vem na rede elética.

Postado
Em 14/11/2023 às 14:40, Elder Nauvirth disse:

De fato fibra óptica não conduz energia, então não ocorre a queima de equipamentos.

Esse guia metálido acaba não tendo relação com queima de equipamentos por não estar ligado em nada.

Como outros já falaram várias vezes: um raio/relâmpago nada mais é que uma descarga elétrica originada nas nuvens e com destino na terra, a literalmente quilômetros de distância, onde o condutor é literalmente o AR.
Aí as pessoas acham que se não tiver um fio metálico ligando dois pontos não vai ter perigo de descarga elétrica....
Aham, claro.

Não é difícil encontrar relatos consistentes de pessoas que tiveram o modem queimado com descarga vinda do cabeamento da fibra ótica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!