Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar 1200W em 10A em 127V


Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Opa, e aí, pessoal. Queria tirar uma dúvida de elétrica com vocês. 

 

Comprei um ar condicionado portátil com potência de 1200W, mas as tomadas dos quartos são todas de 10A. Não sei se o aparelho irá vir com o plug de 10A, penso que provavelmente não. Poderia simplesmente trocar a tomada para uma de 20V e utilizar o aparelho normalmente? Verifiquei o disjuntor do apartamento, possui 2 disjuntores C20 para "tomadas". Além disso,  os fios são de 2.5 mm². Tranquilo fazer isso? Ou chamo um eletricista? 

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
24 minutos atrás, Marcelo Mascarenhas disse:

os fios são de 2.5 mm².

Cabo de 2,5 mm2 aguenta 21A, em 127V serão 2.667 W admissível.

Aguenta tranquilo.

Quanto á tomada, aguenta 1KV (1.000W)a comum de 10A, ou seja é melhor trocar essa tomada por uma de 20A para não ter surpresa em um uso muito longo.

O plug tb deve ser mais grosso se for no padrão novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Marcelo Mascarenhas disse:

Opa, e aí, pessoal. Queria tirar uma dúvida de elétrica com vocês. 

 

Comprei um ar condicionado portátil com potência de 1200W, mas as tomadas dos quartos são todas de 10A. Não sei se o aparelho irá vir com o plug de 10A, penso que provavelmente não. Poderia simplesmente trocar a tomada para uma de 20V e utilizar o aparelho normalmente? Verifiquei o disjuntor do apartamento, possui 2 disjuntores C20 para "tomadas". Além disso,  os fios são de 2.5 mm². Tranquilo fazer isso? Ou chamo um eletricista? 

 

Abraço! 

Precisa fazer um circuito exclusivo para essa tomada, ou seja, puxar do QDC neutro + fase + terra pelo menos  2,5mm² e disjuntor de 16A curva C seria o ideal penso eu


Um aparelho que consuma 8A pra mais precisa de um circuito exclusivo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, msupern disse:

Precisa fazer um circuito exclusivo para essa tomada, ou seja, puxar do QDC neutro + fase + terra pelo menos  2,5mm² e disjuntor de 16A curva C seria o ideal penso eu


Um aparelho que consuma 8A pra mais precisa de um circuito exclusivo

Vi algumas pessoas recomendando circuito de uso exclusivo para aparelhos que consumam mais de 10A... Como esse consumirá um pouco menos, acho que vai dar tranquilo! De qualquer forma, valeu demais pela resposta!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelo Mascarenhas disse:

Vi algumas pessoas recomendando circuito de uso exclusivo para aparelhos que consumam mais de 10A... Como esse consumirá um pouco menos, acho que vai dar tranquilo! De qualquer forma, valeu demais pela resposta!  

E as outras tomadas ? você já fez o calculo se a rede suporta 8A ou 9A + o resto das tomadas? O circuito exclusivo é exatamente para evitar que pegue fogo ou coloque em risco a segurança o uso total das tomadas, como você citou que seu AP possui apenas 2 disjuntores para tomadas, eu penso que ele não foi projetado para que uma tomada somente e só uma gaste 50% da capacidade total. Nesse caso o circuito exclusivo seria para evitar qualquer problema grave como incêndio, mas não resolve todos os problemas. Precisa ver se comporta a fiação.

Por que ar condicionado em 220V que gasta 4A  precisa de circuito exclusivo? A norma existe por algum motivo. É para segurança do aparelho e do resto da casa.

 

Você pode usar por alguns dias o ar condicionado se for por plug 20A trocando a tomada, obedecendo que a fiação seja de no mínimo 2,5mm², mas deve fazer um circuito exclusivo com disjuntor exclusivo para esse aparelho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, msupern disse:

E as outras tomadas ? você já fez o calculo se a rede suporta 8A ou 9A + o resto das tomadas? O circuito exclusivo é exatamente para evitar que pegue fogo ou coloque em risco a segurança o uso total das tomadas, como você citou que seu AP possui apenas 2 disjuntores para tomadas, eu penso que ele não foi projetado para que uma tomada somente e só uma gaste 50% da capacidade total. Nesse caso o circuito exclusivo seria para evitar qualquer problema grave como incêndio, mas não resolve todos os problemas. Precisa ver se comporta a fiação.

Por que ar condicionado em 220V que gasta 4A  precisa de circuito exclusivo? A norma existe por algum motivo. É para segurança do aparelho e do resto da casa.

 

Você pode usar por alguns dias o ar condicionado se for por plug 20A trocando a tomada, obedecendo que a fiação seja de no mínimo 2,5mm², mas deve fazer um circuito exclusivo com disjuntor exclusivo para esse aparelho.

Opa, primeiramente, muito obrigado pela resposta! Achei massa você ter dado o reply, é bom que repasso meu raciocínio! Dê uma checada e veja se faça sentido. As vezes você me salva de um barato que pode sair caríssimo, heheh.

 

Como eu havia comentado, o apartamento tem dois circuitos de tomadas distintos.

 

Um conecta o meu quarto e um outro quarto, e o outro circuito conecta a sala e a suíte do apartamento, ambos com disjuntores 20C e com bitolagem do fio de

2.5mm². 

 

Então, acho que a sobrecarga ficaria no circuito que o meu quarto está ligado. Nele, eu deixo um PC ligado, que deve consumir ~600W em situações de alta demanda (chutando pra cima mesmo), junto com alguns outros aparelhos do meu quarto e do outro, ~400W de consumo (novamente, jogando bem pra cima). Daí entraria o consumo do ar, que no pior caso seria ~1200W (penso que não deva trabalhar em potência máxima o tempo inteiro, mas posso estar errado).

 

Isso daria aproximadamente 2200W em situações de estresse máximo, o que estaria dentro do limite de 127*20 = 2.540W de consumo.  Entendo que a quantidade de corrente que o fio permite passar diminua com alguns fatores, (e.g. quantidade de fios passando no mesmo tubo), então ficaria próximo do limite nesse caso (suei aqui, rs). Não sei dizer o quanto esses fatores afetariam a passagem de corrente no fio, mas penso que o pior que aconteceria seria o disjuntor desarmar, ou eu notar alguma instabilidade nesse circuito, não? Tem algo faltando na conta/raciocínio?

 

Concordo demais que o ideal seja um circuito exclusivo, mas estava evitando mexer na estrutura elétrica do AP. Se não for sustentável, talvez não valha a pena o ar portátil, que consome muita energia, muito barulhento, e não tão eficiente. Não posso instalar um split aqui, as paredes são estruturantes, então sem quebra quebra, a não ser que eu queira assassinar meus vizinhos chatos, hahahah.

 

O que acha? 

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Mascarenhas disse:

Opa, primeiramente, muito obrigado pela resposta! Achei massa você ter dado o reply, é bom que repasso meu raciocínio! Dê uma checada e veja se faça sentido. As vezes você me salva de um barato que pode sair caríssimo, heheh.

 

Como eu havia comentado, o apartamento tem dois circuitos de tomadas distintos.

 

Um conecta o meu quarto e um outro quarto, e o outro circuito conecta a sala e a suíte do apartamento, ambos com disjuntores 20C e com bitolagem do fio de

2.5mm². 

 

Então, acho que a sobrecarga ficaria no circuito que o meu quarto está ligado. Nele, eu deixo um PC ligado, que deve consumir ~600W em situações de alta demanda (chutando pra cima mesmo), junto com alguns outros aparelhos do meu quarto e do outro, ~400W de consumo (novamente, jogando bem pra cima). Daí entraria o consumo do ar, que no pior caso seria ~1200W (penso que não deva trabalhar em potência máxima o tempo inteiro, mas posso estar errado).

 

Isso daria aproximadamente 2200W em situações de estresse máximo, o que estaria dentro do limite de 127*20 = 2.540W de consumo.  Entendo que a quantidade de corrente que o fio permite passar diminua com alguns fatores, (e.g. quantidade de fios passando no mesmo tubo), então ficaria próximo do limite nesse caso (suei aqui, rs). Não sei dizer o quanto esses fatores afetariam a passagem de corrente no fio, mas penso que o pior que aconteceria seria o disjuntor desarmar, ou eu notar alguma instabilidade nesse circuito, não? Tem algo faltando na conta/raciocínio?

 

Concordo demais que o ideal seja um circuito exclusivo, mas estava evitando mexer na estrutura elétrica do AP. Se não for sustentável, talvez não valha a pena o ar portátil, que consome muita energia, muito barulhento, e não tão eficiente. Não posso instalar um split aqui, as paredes são estruturantes, então sem quebra quebra, a não ser que eu queira assassinar meus vizinhos chatos, hahahah.

 

O que acha? 

 

Abraço.

Esqueci de mencionar, heheh. Que tal eu testar, e se eu notar alguma instabilidade/cheiro de queimado/desarme do disjuntor, eu paro de usar o ar até instalar um ponto exclusivo na tomada que ele ficará conectado? Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcelo Mascarenhas disse:

Opa, primeiramente, muito obrigado pela resposta! Achei massa você ter dado o reply, é bom que repasso meu raciocínio! Dê uma checada e veja se faça sentido. As vezes você me salva de um barato que pode sair caríssimo, heheh.

 

Como eu havia comentado, o apartamento tem dois circuitos de tomadas distintos.

 

Um conecta o meu quarto e um outro quarto, e o outro circuito conecta a sala e a suíte do apartamento, ambos com disjuntores 20C e com bitolagem do fio de

2.5mm². 

 

Então, acho que a sobrecarga ficaria no circuito que o meu quarto está ligado. Nele, eu deixo um PC ligado, que deve consumir ~600W em situações de alta demanda (chutando pra cima mesmo), junto com alguns outros aparelhos do meu quarto e do outro, ~400W de consumo (novamente, jogando bem pra cima). Daí entraria o consumo do ar, que no pior caso seria ~1200W (penso que não deva trabalhar em potência máxima o tempo inteiro, mas posso estar errado).

 

Isso daria aproximadamente 2200W em situações de estresse máximo, o que estaria dentro do limite de 127*20 = 2.540W de consumo.  Entendo que a quantidade de corrente que o fio permite passar diminua com alguns fatores, (e.g. quantidade de fios passando no mesmo tubo), então ficaria próximo do limite nesse caso (suei aqui, rs). Não sei dizer o quanto esses fatores afetariam a passagem de corrente no fio, mas penso que o pior que aconteceria seria o disjuntor desarmar, ou eu notar alguma instabilidade nesse circuito, não? Tem algo faltando na conta/raciocínio?

 

Concordo demais que o ideal seja um circuito exclusivo, mas estava evitando mexer na estrutura elétrica do AP. Se não for sustentável, talvez não valha a pena o ar portátil, que consome muita energia, muito barulhento, e não tão eficiente. Não posso instalar um split aqui, as paredes são estruturantes, então sem quebra quebra, a não ser que eu queira assassinar meus vizinhos chatos, hahahah.

 

O que acha? 

 

Abraço.

Olá bom dia!

 

Sim, a quantidade de fios que passam no tubo, a distância e a temperatura mudam a capacidade. Na melhor das hipóteses um fio de 2,5mm² vai aguentar 22 amperes, isso sem contar a temperatura que ele estará exposto, provavelmente estará acima dos 28 graus e a distância influencia também, então precisaria fazer um cálculo certinho, mas vamos arrendondar para uma margem de segurança de 18A que esse circuito possa trabalhar. Isso apenas como exemplo.  Se você estiver consumindo 21, 22 ou 23 amperes, o disjuntor não irá desarmar, ele tem um tempo para desarme, principalmente de curva C. Teu disjunto de 20A pode trabalhar por 23 ou 24 amperes por exemplo por 1, 2 ou 5 horas sem desarmar, o que eu acho um pouco no limite, pensando que um ar condicionado pode ficar ligado mais de 12 horas direto.

 

você pode passar o fio terra + fase + neutro por fora sem precisar quebrar nada, dessa forma:

002.jpg

 

 

tv-16.jpg?1629204015

 

você irá gastar bem menos do que imagina fazendo a fiação por fora seja com canaleta redonda como na segunda foto ou como as mais comuns da primeira foto. você pode sim colocar na tomada que vai o ar condicionado portatil um disjuntor de 16A ou até de 10A, mas não vai garantir a segurança do restante da sua casa. 

 

Eu não acho seguro substituir disjuntor do circuito do QDC para 16A e rodar ar condicionado e computador no mesmo circuito, mas se for uma emergencia por uns dias não há problemas, eu acho. Se fosse eu faria isso: colocaria um disjuntor curva B de 16A no QDC e tentaria limitar uso de microondas, fritadeira, jogos pesados ou secador de cabelo que esteja nesse mesmo circuito aí do teu PC + ar condicionado, até providenciar um circuito exclusivo pra esse ar portátil.
 

Eu acredito por exemplo que o ar condicionado junto com secador de cabelo faça o disjuntor desarmar na hora, assim como o ar portátil + uma air fryer ou microondas se consumir 1000W. Se você mora sozinho fica mais fácil controlar quantas coisas você está usando ao mesmo tempo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!