Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Técnica Undervolting Ryzen 5


Ir à solução Resolvido por Felipe Pimenta,

Posts recomendados

Fala galera belezinha?

Sou meio novo no mundo da técnica do undervolting e tenho algumas duvidas. Tenho um sistema de R5 5600x e uma B550m Aorus Elite. E nesse calor que esta fazendo resolvi testar fazer um undervolting na CPU.
 

Antes ela estava atingindo em jogos e processos como edição na casa dos 70/75 e até 80 graus. Nada mais que isso. Sei que a AMD garante que até os 95 graus esta tranquilo sem afetar a vida útil do componente.
Mas depois resolvi testar o undervolting, na BIOS da placa-mãe eu fiz as seguintes configurações ( CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage eu coloquei 1.044 ) antes eu tinha mexido na opção calibragem da linha de carga CPU Vcore e tirei do Auto para colocar no High. Bom no caso meu PC reiniciou depois de alguns minutos usando algumas aplicações. Mas voltei com a opção calibragem da linha de carga CPU Vcore no Auto, com as configurações que listei de CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage 1.044V. Bom como eu posso dizer, meu processador não passa dos 59 graus!

Rodei Cinebench  por mais de 40 minutos com HWmonitor para monitorar tudo, e realmente nada de instabilidade ou reiniciar o sistema, mantendo realmente os 59 graus e 4.6Ghz travados!

Minha duvida seria, mantenho meu undervolting ou volto para as configurações padrões. Porque encontrei poucos comentários que dizem que com o passar do tempo o undervolting pode danificar o processador. E manter a temperatura padrão que a AMD manda é seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Felipe Pimenta disse:

Mas depois resolvi testar o undervolting, na BIOS da placa-mãe eu fiz as seguintes configurações ( CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage eu coloquei 1.044 ) antes eu tinha mexido na opção calibragem da linha de carga CPU Vcore e tirei do Auto para colocar no High. Bom no caso meu PC reiniciou depois de alguns minutos usando algumas aplicações. Mas voltei com a opção calibragem da linha de carga CPU Vcore no Auto, com as configurações que listei de CPU Vcore 1.124V e no SoC Voltage 1.044V. Bom como eu posso dizer, meu processador não passa dos 59 graus!

Não tem porque mexer em VSOC no seu caso.

 

Sobre LLR, você tem que configurar por tentativa e erro. Ele serve para evitar queda de tensão em carga, então se o PC reinicia, é porque está deixando cair de mais a tensão; aumente a intensidade do LLC para combater isso, ou aumente a tensão inicial para compensar suficiente a queda.

 

13 minutos atrás, Felipe Pimenta disse:

Rodei Cinebench  por mais de 40 minutos com HWmonitor para monitorar tudo, e realmente nada de instabilidade ou reiniciar o sistema, mantendo realmente os 59 graus e 4.6Ghz travados!

É, lembrando que Cinebench não é teste de estabilidade, ele serve só para medir desempenho. Se quiser testar o processador, você pode usar Prime95 (no caso, Small e Smallest) e OCCT.

 

Já o HWMonitor não presta, esse programa não é confiável. Use o HWInfo64.

 

20 minutos atrás, Felipe Pimenta disse:

Minha duvida seria, mantenho meu undervolting ou volto para as configurações padrões. Porque encontrei poucos comentários que dizem que com o passar do tempo o undervolting pode danificar o processador. E manter a temperatura padrão que a AMD manda é seguro.

Quanto menos tensão, melhor. Isso não vai danificar nenhuma peça, o máximo que pode acontecer é corromper arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Cara valeu demais pela resposta. No caso eu tenho mais umas duvidas, é que sou bem iniciante em Undervolting. Sobre o LLR eu deixei no Auto porque na configuração high e medium o PC reiniciou. então Acredito que o Auto foi a questão boa que equilibrou. E sobre o VSoC, queria saber porque não seria necessário eu alterar ele, porque antes meu processador chegava nos 4.6/4.5/4.3Ghz por conta da temperatura ele variava o clock. Agora estou com 4.6Ghz nos jogos cravado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipe Pimenta disse:

E sobre o VSoC, queria saber porque não seria necessário eu alterar ele, porque antes meu processador chegava nos 4.6/4.5/4.3Ghz por conta da temperatura ele variava o clock. Agora estou com 4.6Ghz nos jogos cravado.

VSOC não tem nada a ver com o núcleo e clock do processador, isso lida com outras coisas (por exemplo, controlador de memória em OC de ram mais extremo). De novo, não tem porque mexer nele no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
19 horas atrás, Imakuni disse:

VSOC não tem nada a ver com o núcleo e clock do processador, isso lida com outras coisas (por exemplo, controlador de memória em OC de ram mais extremo). De novo, não tem porque mexer nele no seu caso.

Cara muito obrigado mais uma vez. Vou manter então os 1.124V no Vcore e vou voltar com o SoC Voltage padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!