Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6600


Ir à solução Resolvido por gret1_,

Posts recomendados

Olá galera, obrigado por lerem esse post.

 

Faz mais de 20 posts que estou falando sobre montar meu novo PC final do ano, mas prometo, esse é o último (Ou pelo menos um dos). Como todos aqui sabem, é necessário uma fonte para montar um PC. Assim, preciso de uma fonte que suporte bem minha config, que será formada por um r5 5600 + rx6600. Não sei o quão isso é necessário, mas minha placa-mãe será uma MSI B550 VDH Wifi. Assim, estou em dúvida entre 3 modelos de fonte, na qual vou especificar logo abaixo:

 

FONTE COOLER MASTER MWE 650 BRONZE V2 - R$ 349,90

- É classificada como tier B, porém não achei muitos vídeos falando sobre ela, então não sei o quão verídica é essa afirmação.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-650-bronze-v2-650w-80-plus-bronze-preto-mpe-6501-acaaw-bbr?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiApOyqBhDlARIsAGfnyMqyQs3nMq9oFlsitnTqpVOCAIiA3tQZA-fdaUAqNYeSV7g5gGJDeGoaAvEKEALw_wcB

 

FONTE PICHAU NIDUS 650L - R$ 365,90

- Testada recentemente pelo TecLab. Aparentemente uma fonte muito boa, porém tem baixa garantia.

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-650l-650w-80-plus-bronze-preto-pg-ndl650-01br

 

Fonte Gamemax GX600 80 Plus Gold - R$ 369,00

- Pelo menos para mim, chega a ser inacreditável o preço dessa fonte. Ter 80 plus gold e custar na mesma faixa que as duas fontes acima é algo surreal. Na teoria parece ser perfeita, mas também não achei vídeos de testes da fonte, então não sei se é realmente assim tão boa. Julgando pelo preço e tendo como base as polêmicas das fontes da MSI, muito provável que exista alguma tramóia, mas seria errado da minha parte fazer isso sem ter nenhum fundamento.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/26483/fonte-gamemax-gx600-600w-80-plus-gold-pfc-ativo-black-gx600wbkpss7710br?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiApOyqBhDlARIsAGfnyMrIlitaKJCFX4v_JWAwxZsDB-Aa-6waN0MRiO3inf-2wipZxs4p1CAaAn3uEALw_wcB

 

Enfim, esses são os 3 principais modelos que encontrei num bom preço e que não são bombas. Caso tenham outras sugestões de fontes decentes nessa faixa de preço gostaria de ouvir.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Recomendação de fonte para Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6600

O Ryzen 5 5600 e a RX 6600 tem um consumo elétrico bem baixo-moderado e são bem eficientes, portanto, se você não pretende fazer overclock ou upgrades para peças de alto consumo elétrico, eu recomendaria uma fonte de menor potência. Uma fonte com 550w, 500w e até 450w de potência aguentaria muito bem sua configuração, desde que seja de qualidade.

Quanto ao modelo em si, tente pegar algo aprovado pelo TecLab, visto que ele é um profissional muito bem informado no assunto e respeitado pela grande maioria dos interessados ao hardware.

Espero que dê tudo certo com a montagem do seu PC ^^

https://outervision.com/power-supply-calculator

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Pelo menos para mim, chega a ser inacreditável o preço dessa fonte. Ter 80 plus gold e custar na mesma faixa que as duas fontes acima é algo surreal.

Não é apenas surreal é também ilusório ter eficiência energética superior e o mesmo preço da concorrência , então vamos deixar essa de lado.

Se levar em conta que a nidus ainda tem regulação em grupo a escolha seria pela cooler master mwe mesmo , mas leia um pouco mais sobre o assunto para entender se isso seria relevante para o seu caso .

 

36 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

exista alguma tramóia

Realmente ultimamente tem aparecido diversas polêmicas em quase todas as marcas 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

FONTE COOLER MASTER MWE 650 BRONZE V2 - R$ 349,90

- É classificada como tier B, porém não achei muitos vídeos falando sobre ela, então não sei o quão verídica é essa afirmação.

https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-650-bronze-v2-650w-80-plus-bronze-preto-mpe-6501-acaaw-bbr?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiApOyqBhDlARIsAGfnyMqyQs3nMq9oFlsitnTqpVOCAIiA3tQZA-fdaUAqNYeSV7g5gGJDeGoaAvEKEALw_wcB

Quem disse que esse modelo é Tier B?
O modelo Bronze que é Tier B é o ACAAB, o modelo White que é Tier B é ACAAW, esse modelo aí é uma versão seguinte que saiu com um código misturado, modelo Bronze ACAAW que não existe nenhum review e não tem como saber se é decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tiberio disse:

Quem disse que esse modelo é Tier B?
O modelo Bronze que é Tier B é o ACAAB, o modelo White que é Tier B é ACAAW, esse modelo aí é uma versão seguinte que saiu com um código misturado, modelo Bronze ACAAW que não existe nenhum review e não tem como saber se é decente.

como falei, ouvi falar, mas não vi ninguém afirmando com certeza, n alguém credenciado, por isso fiquei na dúvida. Obrigado por esclarecer.

3 horas atrás, gret1_ disse:

O Ryzen 5 5600 e a RX 6600 tem um consumo elétrico bem baixo-moderado e são bem eficientes, portanto, se você não pretende fazer overclock ou upgrades para peças de alto consumo elétrico, eu recomendaria uma fonte de menor potência. Uma fonte com 550w, 500w e até 450w de potência aguentaria muito bem sua configuração, desde que seja de qualidade.

Quanto ao modelo em si, tente pegar algo aprovado pelo TecLab, visto que ele é um profissional muito bem informado no assunto e respeitado pela grande maioria dos interessados ao hardware.

Espero que dê tudo certo com a montagem do seu PC ^^

https://outervision.com/power-supply-calculator

Assim cara, acho que uma fonte de 450w seria esculacho também, mas se tiver alguma fonte entre 550w e 600w para indicar ficaria grato. Tem o modelo de 550w da nidus que ta saindo 293,90, mas creio que por 60 reais não compense a economia já que poderia reutilizar a fonte no futuro.

 

https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-nidus-550l-550w-80-plus-bronze-preto-pg-ndl550-01br?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiApOyqBhDlARIsAGfnyMrawdSXw7kuGyKd5ATwRT7Zn-UonFBrbnQZRDWRCptcOgumfFT5Y6MaAnEbEALw_wcB

3 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Não é apenas surreal é também ilusório ter eficiência energética superior e o mesmo preço da concorrência , então vamos deixar essa de lado.

Se levar em conta que a nidus ainda tem regulação em grupo a escolha seria pela cooler master mwe mesmo , mas leia um pouco mais sobre o assunto para entender se isso seria relevante para o seu caso .

 

Realmente ultimamente tem aparecido diversas polêmicas em quase todas as marcas 

ai mano, mandar a real, entendi ***** nenhuma desse bgl. Se tu puder explicar o que é essa regulação em grupo e no que exatamente ela afeta eu ficaria grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipovisk22 se você acha melhor comprar uma fonte de uma potência mais alta, vai em frente. Mas quanto ao modelo, como mencionei, é sempre recomendado você seguir as recomendações do TecLab, ele tem uma equipe de eletricistas que testam várias fontes e te informa se elas são de qualidade ou não.

Dentre essas 3 a escolha mais segura seria a MWE 650 BRONZE V2. Tem muitas fontes no mercado que só imprimem o símbolo de 80 plus na caixa, que não tem nenhum valor real, como deve ser o caso dessa GX600 80 Plus Gold aí. E essa NIDUS 650L da Pichau usa a topologia de regulação em grupo, que não é recomendável.

Embora a NIDUS seja aprovada pelo TecLab, ela ainda não pode ser uma escolha segura justamente pela topologia, como mencionado pelo STAR ALPHA.

"Fontes de alimentação com topologia group regulation não são recomendadas devido ao seu desvio de tensão em determinados cenários, além de sua transient response inferior, em razão do compartilhamento de indutores e compensação de tensão. Podem oferecer ripple voltage baixa, como em modelos que utilizam step-down converters."

Mas há vários fatores que podem diferenciar isso, seja a presença de aterramento na sua casa, se você usa Clamper, se você usa 3 pinos. Então como o STAR ALPHA falou, você tem que pesquisar pra ver se essa topologia te afeta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, gret1_ disse:

@Felipovisk22 se você acha melhor comprar uma fonte de uma potência mais alta, vai em frente. Mas quanto ao modelo, como mencionei, é sempre recomendado você seguir as recomendações do TecLab, ele tem uma equipe de eletricistas que testam várias fontes e te informa se elas são de qualidade ou não.

Dentre essas 3 a escolha mais segura seria a MWE 650 BRONZE V2. Tem muitas fontes no mercado que só imprimem o símbolo de 80 plus na caixa, que não tem nenhum valor real, como deve ser o caso dessa GX600 80 Plus Gold aí. E essa NIDUS 650L da Pichau usa a topologia de regulação em grupo, que não é recomendável.

Embora a NIDUS seja aprovada pelo TecLab, ela ainda não pode ser uma escolha segura justamente pela topologia, como mencionado pelo STAR ALPHA.

"Fontes de alimentação com topologia group regulation não são recomendadas devido ao seu desvio de tensão em determinados cenários, além de sua transient response inferior, em razão do compartilhamento de indutores e compensação de tensão. Podem oferecer ripple voltage baixa, como em modelos que utilizam step-down converters."

Mas há vários fatores que podem diferenciar isso, seja a presença de aterramento na sua casa, se você usa Clamper, se você usa 3 pinos. Então como o STAR ALPHA falou, você tem que pesquisar pra ver se essa topologia te afeta.

entendi. Acho q essa mwe da cooler master é interessante, mas também lembro de ter visto sobre a GP-P550B, que disseram ser uma boa fonte, num preço até mais barato que as outras. Gostaria de ouvir o que vocês tem a dizer sobre ela, já que se tiver algum desvio provavelmente irei com a da cooler master

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Parece que vai ter que ir com a Cooler Master mesmo, essa P550B tem componentes muito ruins, até por ser uma fonte mais barata.

Gigabyte P550B - Uma Fonte Barata com Desempenho Medíocre - tom's Hardware.

Fizeram até speedrun explodindo essas fonte da Gigabyte.
 


Resumindo essa fonte: Você recebe o que paga.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gret1_ disse:

Parece que vai ter que ir com a Cooler Master mesmo, essa P550B tem componentes muito ruins, até por ser uma fonte mais barata.

Gigabyte P550B - Uma Fonte Barata com Desempenho Medíocre - tom's Hardware.

Fizeram até speedrun explodindo essas fonte da Gigabyte.
 


Resumindo essa fonte: Você recebe o que paga.
 

*****, q ***** hein. Bom, fazer o que, vai a da cooler master ent kkkkk, valeu pela ajuda ai glr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!