Ir ao conteúdo

Upgrade processador notebook Samsung NP550P5C-AD2BR

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês. Eu tenho um notebook da samsung NP550P5C-AD2BR de 2014. De lá pra cá, coloquei 16gb de memória e um SSD e o bicho ficou voando. Mas venho querendo trabalhar com edição de vídeo e gostaria de saber se consigo fazer um upgrade no processador, trocando por um i7 ou um da AMD compatível (o melhor que se adaptar) e também se consigo trocar a placa de vídeo. Estou ciente das limitações, da temperatura. Não possuo muitas especificações técnicas comigo agora. Acho que esse site pode ajudar:

https://www.tradework.com.br/notebook-samsung-np550p5cad2-core-i53210m-geração-p-2468.html

e também andei olhando esse:

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i5_Mobile/i5-3210M_(PGA).html

Desde já agradeço muito galera!

forte abraço!

Postado

Obrigado Gabriel pela resposta e pelo vídeo esclarecedor. Eu andei pesquisando algumas coisas e parece que o meu note aceita sim uma troca, mas eu realmente estou na dúvida se vai fazer diferença. Estou com um foco de fazer edições de vídeo 4k e também sou programador de software. De fato, é bem complexo trocar um processador do note, faria numa assistência técnica. 

Supondo que é possível fazer a troca e considerando o que o pessoal comentou no seu vídeo sobre o aumento da temperatura interna etc, vale arriscara troca pelo um i7? Quais cuidados eu deveria tomar em relação às consequências de uma troca? Existe algum site que liste a compatibilidade (sei que é difícil)?

Por fim, vale a pena trocar de placa de vídeo para dar uma ajudada no processamento dos vídeos que pretendo editar? O grande lance é a renderização dos quadros no software de edição, e isso é um trabalho bem pesado pro processador. O melhor caminho é comprar um pc novo ou montar, mas to sem grana agora.

Eu vi que existe esse tópico aqui no site bem interessante, mas ficou inconclusivo: (o note que ele cita é identico ao meu)

Se puderem me ajudar, agradeço muito!
Obrigado Gabriel!

• Curtir 1
Postado

@leancelot Em notebooks, o máximo de upgrade é SSD e RAM, só.

Processador se for para trocar só vai trocar se for de socket, e tem que ser da mesma fabricante, ou seja, é original Intel, vai vir Intel de novo, não tem isso de trocar Intel por AMD.

Se o processador for de socket, você mesmo faz a troca, mas se for soldado, precisa procurar alguém que queira se arriscar.

Por ser um processador mais antigo, eu recomendaria mesmo é migrar para algo mais atual se lhe for possível, mas de sugestão eu recomendo um desktop, tem a perca do problema de temperatura e mais facilidade de upgrades.

Se ainda quer arriscar com esse notebook, para saber a compatíbilidade de processadores, baixa o CPU-z, eu enviei uma versão portatil do CPU-z para o meu Google Drive, é só baixar e usar, não precisa instalar, link: https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link

Quando executar o programa, na primeira tela terá um local chamado Package e na frente umas informações que será referente ao socket, é só procurar processadores do mesmo socket.

Se ficar em dúvida, anexe aqui no tópico uma imagem da primeira tela do CPU-z, a tela CPU.

Postado

@Elder Nauvirth Obrigado meu caro pela paciência e pela atenção nos esclarecimentos!

Ontem rodei o cpu-z no meu pc. Estou anexando um HTML com o relatório completo e os prints de cada aba (acho que a do cpu seja a mais importante).
Tenho alguns pontos que se pudessem me ajuda, ficaria muito grato:

1 - Quando você mencionou que olhar para o tipo de socket e procurar processadores que são compatíveis com esse socket, seria o bastante? É preciso tomar cuidado com outro tipo de compatibilidade? Melhorar o cooler, etc..

2 - Eu tenho duas placas de Vídeo (pelos menos foi o que reparei), uma onboard e outra dedicada (me corrijam se tiver errado - está na aba graphifcs. Eu consigo também trocar a placa de vídeo. Essa dedicada me parece que está travando as vezes e o lado onde ela fica, esquenta muito embaixo.

3 - Algum software que faça uma leitura de temperatura  todos os componentes com precisão? Encontrei alguns, mas não encontrei um que diga "olha, tá quente demais".

Vou esgotar as possibilidades para tunar a máquina. Estive pesquisando alguns componentes para montar um desktop, mas infelizmente não tenho grana agora. Uma alternativa é comprar aos poucos.

Também estou aberto a receber dicas sobre uma boa máquina para montar, componente por componente, que sirva, principalmente para edição de vídeo e pra rodar programas pesados.

Por ora, essa minha dá conta do recado (tirando que a bateira foi pro espaço).

Vou aproveitar e citar o colega que abriu um post em 2019 (coloquei no primeiro post dessa conversa) com mesma dúvida que eu.

@Fael26 tudo bem meu camarada? Tenho no note igual ao seu e achei esse tópico que você abriu por aqui:

Você conseguiu resolver, conseguiu colocar um i7 de boa? Como ficou sua máquina? Desde já agradeço.

Obrigado Fael e a todos!
Abraços!

cpu.PNG

graphics_intel.PNG

graphics_nvidia.PNG

mainboard.PNG

memory.PNG

spd_slot1.PNG

spd_slot2.PNG

DESKTOP-FQR3QFT.txt

• Curtir 1
  • Solução
Postado
36 minutos atrás, leancelot disse:

1 - Quando você mencionou que olhar para o tipo de socket e procurar processadores que são compatíveis com esse socket, seria o bastante? É preciso tomar cuidado com outro tipo de compatibilidade? Melhorar o cooler, etc..

Cooler não precisa se preocupar tanto, pois notebook não permite subir cooler para algo melhor, a falta de opção é de natureza.

Mas tem sim o fator compatibilidade fisico, que você mesmo acabou de descobrir o socket já deixa meio caminho adiantado, e tem o fator BIOS, que as vezes precisa atualizar.

No caso do seu notebook em especifico, deu sorte, o Socket 988B é um socket comum, não igual de computador desktop, mas digo comum no fator de não ser processador que usa solda, então dá para fazer upgrade de processador tranquilamente, já que o socket permite.

Só precisa procurar um processador que seja do mesmo socket, 988B e não terá problemas, então o máximo que conseguirá colocar é i7 de 3ª Geração Intel do socket 988B, e não deve ser necessário atualizar a BIOS, já que a atualização é para suporte, e seu processador atual é da 3ª Geração.

40 minutos atrás, leancelot disse:

2 - Eu tenho duas placas de Vídeo (pelos menos foi o que reparei), uma onboard e outra dedicada (me corrijam se tiver errado - está na aba graphifcs. Eu consigo também trocar a placa de vídeo. Essa dedicada me parece que está travando as vezes e o lado onde ela fica, esquenta muito embaixo.

De fato tem sim placa de vídeo, a GT 630M, o problema aqui é a parte de solda, se ela for assim.

Tem modelos de placa de vídeo de encaixe igual memória RAM, que usa slot, e tem os chips.

Se no notebook que tem, for de solda, só troca para o mesmo modelo, se for de slot, talvez possa fazer troca por outro modelo.

Em notebooks a chance de vir por solda é maior, já que é uma placa a menos para ocupar espaço.

42 minutos atrás, leancelot disse:

3 - Algum software que faça uma leitura de temperatura  todos os componentes com precisão? Encontrei alguns, mas não encontrei um que diga "olha, tá quente demais".

HWinfo, e se não me engano HWMonitor mostra a temperatura, mas nada que vá ficar dando avisos, teria de ficar de olho.

43 minutos atrás, leancelot disse:

Vou esgotar as possibilidades para tunar a máquina. Estive pesquisando alguns componentes para montar um desktop, mas infelizmente não tenho grana agora. Uma alternativa é comprar aos poucos.

Também estou aberto a receber dicas sobre uma boa máquina para montar, componente por componente, que sirva, principalmente para edição de vídeo e pra rodar programas pesados.

Se for para o upgrade mesmo, eu recomendo o Ryzen 5 5600, com uma RX6600, placa-mãe A520 ou B550 (de alguma marca conhecida), 16gb de ram DDR4 de 3200Mhz, um NVMe de 512gb, e um SSD Sata III de 960gb ou 1tb, com uma Nidus 500 da Pichau e um gabinete que vai depender do seu gosto e que tenha boa refrigeração.

A ideia vendo parece pc para jogo, mas fica tranquilo porque dá para usar na sua aplicação também, não tem restrição de uso, um pc pode ser usado para qualquer coisa, basta o usuário querer isso.

Na minha recomendação eu creio que já esteja o suficiente, eu mesmo tenho o Ryzen 3 2200 e uso ele em edições de vídeo, até é com ele que faço a renderização de vídeos para meu canal.

Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado meu camarada pela atenção, pelos detalhes e por compartilhar seu conhecimento e dedicar um tempo pra me ajudar. Me esclareceu muitas coisas. De fato, acho q minha placa de vídeo é soldada, então vou ver só a questão do cooler porque acho q ela está esquentando um pouco.

Vou procurar um i7 compatível e de terceira geração, ainda é meio antigo e, sinceramente, não sei se vai mudar muita coisa em relação ao meu atual, o i5, mas vou na sorte mesmo. Alguns tem ate um chip gráfico integrado, enfim. Vou tentar seguir por esse caminho, mas se ficar muito complicado, vou me planejar e ir comprando as peças aos poucos. 

Grato Elder pelas dicas das peças também.

Forte abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!