Ir ao conteúdo

Posso usar memória RAM 2x8GB + 1x16GB?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

estou com 2 módulos de memória RAM, 2x8gb, totalizando 16 na frequência de 3200mhz.

Teria problema adicionar mais um pente de 16gb na frequência de 3200mhz? O dual channel ainda funcionária? Ou ocorreria uma instabilidade do sistema em jogos.

Postado
21 minutos atrás, Shacallzinho disse:

estou com 2 módulos de memória RAM, 2x8gb, totalizando 16 na frequência de 3200mhz.

Teria problema adicionar mais um pente de 16gb na frequência de 3200mhz? O dual channel ainda funcionária? Ou ocorreria uma instabilidade do sistema em jogos.

Funcionar..., funciona.

Vai continuar dual channel (sendo da mesma marca/modelo) porém..., em jogos, não é aconselhável.

E a resposta é "sim".

Vai dar instabilidade em jogos.

• Membro VIP
Postado

Precisa ver no manual da placa-mãe como é o funcionamento, geralmente continua funcionando o dual channel.

Se tem placa de vídeo dedida e usa para edição de foto/vídeos, renderização e similar é uma boa ter mais memória RAM.

Para jogos não vai ter ganho, e geralmente usando mais que 2 módulos elas costumam trabalhar em frequências menores, que para vídeo integrado pode ter um impacto maior.

Postado

@Pedroou Nesse caso fico limitado a upgrade de memória RAM? Uso Vídeo integrado do processador. Como os jogos estão exigindo mais memória RAM eu teria que troca os dois módulos pra dois de 16 pra não reduzir a frequência?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
16 minutos atrás, Shacallzinho disse:

mais memória RAM eu teria que troca os dois módulos pra dois de 16 pra não reduzir a frequência?

Precisa ver no manual certinho os limites. Melhor seria usar 2x16.

Díficil algum jogo usando vídeo integrado utilizar mais que 16GB. Mas em todo caso, venda as suas de 8 e compre de 16.

Qual a placa-mãe e processador?

• Membro VIP
Postado

@Shacallzinho Boa tarde

Qual a configuração completa do seu PC.

Você costuma usar mais de 90% da memória que você tem o tempo todo?

De 16Gb para 32Gb se for em jogos não vai te trazer grandes benefícios.

Se você quer realmente quer instalar 32Gb de memória pegue mais 2 pentes de 8Gb, ou vende a suas memórias e compre dois pentes de 16Gb.

Eu prefiro usar dois pentes pois dessas força as chances de você conseguir usar as memórias em 3200Mhz ou até mais é muito maior.

Exemplo Ryzen  4500

2x1R DDR4-3200 (1 pente de memória consegui subir até 3200Mhz)

2x2R DDR4-3200 (2 pente de memória consegui subir até 3200Mhz)

4x1R DDR4-2933 (3 pente de memória consegui subir até 2933Mhz)

4x2R DDR4-2667 (4 pente de memória consegui subir até 2667Mhz)

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-4500

Você até consegui subir a frequência das memórias usando 4 pentes, só que as vezes fica instável e você precisa a aumentar a tensão das memória e isso não é bom.

Recomendo você mistura no máximo dois modelos de memória RAM, e sempre usar em pares para aproveitar o dual channel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...