Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga sozinho aleatoriamente e quebrei a cabeça o final de semana inteiro


Posts recomendados

Placa-mãe: ASUS Prime A520M-E
Processador: AMD Ryzen 5 PRO 4650G
Memórias: 2x8GB DDR4 Corsair Vengeance RGB Pro 3200 MHz
Sistema Operacional: Windows 11 versão 22H2
Fonte: Gamemax GM500 500W

 

       Bom dia, o meu PC liga, mas aleatoriamente ele desliga sozinho. Não é por rodar nenhum jogo pesado nem nada, o computador desliga depois de alguns minutos de ficar ligado e teve momentos de ficar ligado quase o dia inteiro e só desligar no finalzinho do dia. Em alguns testes, já aconteceu de desligar na tela da BIOS, então não creio que seja algum problema no SSD ou de algum software no Windows. Já passei secador de cabelo na placa e já deixei no sol uns minutos, e depois o PC liga normalmente, mas não soluciona o problema.

       No momento que o PC desliga, a placa-mãe continua acesa e o LED vermelho que indica que o HD está sendo usado (deixei uma imagem para me referir melhor do LED que estou falando) fica aceso, porém meio apagado (na imagem é possível comparar com o LED azul). Os dispositivos USB continuam acesos também, porém o monitor não dá imagem. O PC continua aceso, mesmo depois de segurar o botão Power para forçar o seu desligamento, mas logo ele apaga as luzes da placa sozinho depois de alguns minutos. Quando eu tento ligar logo em seguida, o PC acende e logo depois apaga, e quando testei nesses momentos, percebi que o processador não esquentava. Depois de um tempo deixando o computador dar uma descansada, eu consigo ligar normalmente, só que o problema continua ocorrendo.

       Já resetei e já atualizei a BIOS pensando que poderia ser um bug. Fora a fonte (que foi comprada no final de 2019), os componentes foram todos comprados no final de 2021.
O problema ocorreu na quinta-feira a noite e já quebrei a cabeça no final de semana inteiro e não descobri o que poderia ser o problema. O que poderia estar ocorrendo? Problema de fonte, processador ou da placa-mãe?

 

 

led vermelho meio apagado.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Tiberio disse:

Eu começaria trocando essa fonte que é de baixa qualidade, recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo TecLab.

 

 

 

De acordo com uns testes que eu fiz, a fonte parece estar funcionando normal, na placa ela dá todas as tensões certinha. Poderia estar acontecendo uma queda/pico de tensão e placa se desliga sozinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, thiviscar disse:

De acordo com uns testes que eu fiz, a fonte parece estar funcionando normal, na placa ela dá todas as tensões certinha. Poderia estar acontecendo uma queda/pico de tensão e placa se desliga sozinha?

Será que isso procede mesmo???

 

O site Cultists Network na sua PSU Tier List classifica a Corsair CV550 como Tier D, sendo adequada para usar em PCs com vídeo integrado (PCs de escritório)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Antes de trocar a fonte, faça um teste simples, sabe o botão liga e desliga do gabinete, desconecta ele da sua placa-mãe e conecta o cabo do botão reset no lugar,

vai permitir ligar normalmente o seu PC, mas vai eliminar a possível falha do botão liga/desliga, isso já aconteceu comigo antes, por isso a dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!