Ir ao conteúdo

Erro de firmware do SSD S70 BLADE "MN-5236"

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

Olá, obrigado por lerem esse post.

Hoje chegou a última peça para a montagem do meu PC, então resolvi montar finalmente minha nova máquina. Assim, retirei meu SSD NVMe S70 BLADE XPG da minha antiga placa-mãe (prime h310e da ASUS) e instalei em minha nova placa-mãe, a MSI B550M PRO VDH WI-FI. Contudo, após ligar a máquina, a BIOS simplesmente não reconhecia o SSD no slot PCIe 4.0. Logo me preocupei. Tentei colocá-lo então no slot PCIe 3.0. Assim quando liguei a MB o reconheceu, mas o reconheceu com o nome MN-5236 e com uma capacidade de apenas 2.1gb. Pesquisei sobre o problema e aparentemente é relacionado ao firmware do SSD. Busquei formas de atualizar o firmware, mas as informações sobre esse conteúdo são muito escassas. Tentei acessar o site do fabricante e instalar o novo firmware pelo software da ADATA, porém o próprio programa não reconhece o SSD. Simplesmente não sei mais o que faço.

O maior problema é que comprei esse SSD da China. Faz mais de 1 mês que ele chegou e eu vinha usando normalmente até que hoje ele resolveu dar esse problema. Por favor amantes de Hardware, me ajudem a solucionar esse problema. Caso contrário provavelmente terei tacado R$300,00 diretamente no lixo.

Postado
24 minutos atrás, Felipovisk22 disse:

Olá, obrigado por lerem esse post.

Hoje chegou a última peça para a montagem do meu PC, então resolvi montar finalmente minha nova máquina. Assim, retirei meu SSD NVMe S70 BLADE XPG da minha antiga placa-mãe (prime h310e da ASUS) e instalei em minha nova placa-mãe, a MSI B550M PRO VDH WI-FI. Contudo, após ligar a máquina, a BIOS simplesmente não reconhecia o SSD no slot PCIe 4.0. Logo me preocupei. Tentei colocá-lo então no slot PCIe 3.0. Assim quando liguei a MB o reconheceu, mas o reconheceu com o nome MN-5236 e com uma capacidade de apenas 2.1gb. Pesquisei sobre o problema e aparentemente é relacionado ao firmware do SSD. Busquei formas de atualizar o firmware, mas as informações sobre esse conteúdo são muito escassas. Tentei acessar o site do fabricante e instalar o novo firmware pelo software da ADATA, porém o próprio programa não reconhece o SSD. Simplesmente não sei mais o que faço.

O maior problema é que comprei esse SSD da China. Faz mais de 1 mês que ele chegou e eu vinha usando normalmente até que hoje ele resolveu dar esse problema. Por favor amantes de Hardware, me ajudem a solucionar esse problema. Caso contrário provavelmente terei tacado R$300,00 diretamente no lixo.

sem querer ser pessimista, mas esse sintoma ai de aparecer um espaco minimo e não ser mais reconhecido é uma corrupcao de firmware, e ai o problema é no hardware do SSD provavelmente..

Postado

@Felipovisk22 @Necklace Bom dia, sim este problema geralmente é relacionado a problema físico, pois o Firmware do SSD fica armazenado em um setor das NAND Flashs, e SSDs com esse Controlador Innogrit e NANDs YMTC principalmente (X2-9060 CDT1B) costumam ter demais problema de Read-disturb que eu já fiz um artigo detalhado explicando o que é, e se existe solução para isso.

The Overclocking Page - O problema de Firmware MN-5236 - by Gabriel Ferraz

Existe uma chance de tentar recuperar o SSD, você vai precisar entretanto de uma pinça bem fina para realizar o procedimento, se quiser posso tentar lhe ajudar

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Felipovisk22 @Necklace Bom dia, sim este problema geralmente é relacionado a problema físico, pois o Firmware do SSD fica armazenado em um setor das NAND Flashs, e SSDs com esse Controlador Innogrit e NANDs YMTC principalmente (X2-9060 CDT1B) costumam ter demais problema de Read-disturb que eu já fiz um artigo detalhado explicando o que é, e se existe solução para isso.

Existe uma chance de tentar recuperar o SSD, você vai precisar entretanto de uma pinça bem fina para realizar o procedimento, se quiser posso tentar lhe ajudar

Creio q seja minha única alternativa. O problema foi q o adquiri pelo Aliexpress e o atendimento deles é uma droga, fazem de tudo para não te reembolsarem e ficam te enrolando até você desistir. Se puder me ajudar ficaria grato.

16 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

Só para complementar, eu possuo a pinça 

Postado
10 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Felipovisk22 Faça como fiz no artigo, se possível remova o dissipador do SSD e mostr uma foto do PCB inteiro dele para que possamos identificar os pinos do SAFE/ROM Mode

Aqui está a foto do SSD. Se possível, você poderia explicar de maneira mais leiga o processo? Ficaria agradecido.

17019831468202881779169716196365.jpg

• Solução
Postado

@Felipovisk22 Basicamente faça o seguinte você vai precisar de um adaptador NVMe para uSB, até da pra fazer direto no M.2 mas fica difícil dependendo do seu computador para ter acesso.

Você precisa pegar uma pinça e conectar nestes 2 terminais fechando um curto, e depois instalar o SSD no Slot ou na enclosure USB, e logo após isso deve ligar o computador ou apenas coenctar a enclosure no PC, quando acontecer isso o SSD vai aparecer no gerenciador de discos como Não alocado e mostrando geralmente 1GB ou 2.1GB, isso simboliza que está em ROM mode, depois basta desligar o PC ou desconectar a enclosure e depois remover a pinça. Quando fizer isso ligue o PC novamente e veja se ele é reconhecido

Imagem dos Terminais para fechar um curto com a Pinça para deixar o SSD em ROM Mode

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@Felipovisk22 Basicamente faça o seguinte você vai precisar de um adaptador NVMe para uSB, até da pra fazer direto no M.2 mas fica difícil dependendo do seu computador para ter acesso.

Você precisa pegar uma pinça e conectar nestes 2 terminais fechando um curto, e depois instalar o SSD no Slot ou na enclosure USB, e logo após isso deve ligar o computador ou apenas coenctar a enclosure no PC, quando acontecer isso o SSD vai aparecer no gerenciador de discos como Não alocado e mostrando geralmente 1GB ou 2.1GB, isso simboliza que está em ROM mode, depois basta desligar o PC ou desconectar a enclosure e depois remover a pinça. Quando fizer isso ligue o PC novamente e veja se ele é reconhecido

Imagem dos Terminais para fechar um curto com a Pinça para deixar o SSD em ROM Mode

Então tenho q colocar cada uma das artes da pinça nesses buracos e conectar ao Pc e ver se ele é reconhecido, depois desliga-lo e retirar a pinça e ver se funciona?

• Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado

@Detetive Virtual de SSDs ola, li seu artido sobre a controladora 5236 no ano passado e desde então toda semana olho no site da netac pra ver se há alguma atualização, porém so tem para a versão anterior

tenho um SSD netac se não me engano o 7000 que tem a controladora 5236, corrompeu e mostra apenas 2 gb, há chance de recuperar o SSD ou pelo menos recuperar os dados?

se tiver, poderia me dar alguma orientação?

grato desde já!

• 3 semanas depois...
Postado

@venomgz@Davi Goudard

Isso aconteceu com meu SSD 3 vezes, e as 3 vezes consegui resolver da seguinte forma:

1. Lembre qual era a Letra da repartição do seu SSD. No meu caso, era D:. 
2. Coloque um pendrive no computador. 
3. Aperte tecla windows, digite criar e "formatar partições do disco rígido".
4. Nessa tela, encontre pendrive, clique com botão direito, e renomeie a letra da repartição do pendrive para a mesma letra do seu SSD que deu erro. No meu caso, o pendrive era E:, e mudei o nome para D:.
5. Reinicie o computador.
6. Após reiniciar, o SSD estará lá, com seus arquivos intactos.

Isso funcionou comigo todas as 3 vezes que rolou o erro. Descobri essa solução por acidente, mas funciona bem! Espero poder ajudar, pois a primeira vez foi desesperador pra mim. Tomara que funcione por aí também.

Ah, e lembre de criar um backup depois de recuperar seus dados, pois nunca se sabe se essa solução vai continuar funcionando 🙂 Não conte com a sorte

Edit: Meu SSD que deu esse erro é Netac NVMe Nv7000

Postado
9 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

@LucasTormin Infelizmente isso ai é um "tapa furo" pois o "pneu já está furado".

No caso isso vai continuar ocorrendo até que este problema de read disturb mate seu SSD

Entendi, bom saber... mas pelo menos dá pra recuperar os dados, fazer um backup e ganhar um tempo até comprar um SSD novo...

No meu caso, estou pensando em comprar um SSD NVMe WD_BLACK SN770, espero que não tenha o mesmo problema.

• 4 meses depois...
Postado

@Detetive Virtual de SSDs Meu SSD me deu uma chance, eu tirei ele, e acessei um outro sistema que eu tinha de backup, desliguei o Pc, e liguei o SSD de volta e liguei máquina e acessei os dados pelo sistema de backup que eu tinha

Copiei tudo e fiz até o clone do sistema para um SSD 970 PRO da Samsung que eu estava usando como secundário por ser menor, depois de eu terminar isso (que foi a madrugada) ele parou de novo, ai tirei o S70 do Pc de vez, deixa ele pra lá depois dessa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!