Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero saber se o gargalo do meu pc é por causa da diferença entre a cpu e a gpu.


Posts recomendados

Olá, a um bom tempo eu tenho me deparado com a seguinte situação, estou jogando meu lol tranquilo e do nada a taxa de fps cai drasticamente, por 10 a 20 segundo e depois volta ao normal, isso também acontece em basicamente todos os jogos. Eu sempre achei que isso era um gargalo por causa da minha gpu e o meu processador, mas eu lembrei que quando eu instalei essa gpu nova eu não tinha esse problema, esse problema começou a acontecer um tempo depois de instalar ela, segue a configuração do meu pc:

 

CPU: AMD FX-8350 Octa Core
placa-mãe: ASUS M5A97 LE r2.0
memória RAM: kvr16ln11/8
GPU: GTX 1660 super
Fonte: Thermaltake Smart 600W

Eu sei que muitos devem estar estranhando essa configuração mas eu ganhei essa placa de vídeo, eu tinha uma gt 630, então entre as 2 eu prefiro muito mais a atual kkkkk.
Eu fiz diversos teste em alguns jogos, e tive os mesmos resultados:
Jogando lol no máximo e no mínimo eu travo o fps em 80 e jogo normalmente tendo algo em torno de 20% a 40% de uso da cpu, e a gpu segue a mesma linha, durante esse gargalos a cpu chega a 80% e 90% mas não passa de 90% e o jogo fica a 15 fps.
Jogando minecraft a mesma coisa, durante o jogo, a cpu não passa de 20% de uso e a gpu (sem shaders) nem tem uso praticamente, e ai começa os gargalos e a cpu fica em 60% a 70% de uso, nem chega a 80% direito.

Esses gargalos não tem motivos aparente, posso ficar parado no jogo sem acontecer nada na tela para forçar a gpu e cpu, posso estar no menu e vão ter esses gargalos constantemente, da mesma forma que existem casos de estar caindo o mundo na teamfight do lol (ter vários efeitos na tela e demandar mais da cpu e gpu) e mesmo assim não cair o fps.

Eu sou meio leigo em relação a isso, mas eu tinha pra mim que para ter gargalos a cpu tinha que estar em 100% e limitava a placa de vídeo, o que eu vi que não acontece tanto assim no meu caso. Alguma solução para esse problema além de comprar um processador novo? Se a única solução for comprar um processador novo, alguma dica? Estou pensando em um Ryzen 5 4500 ou 5500, só por que são mais baratos e vi que dão conta dessa placa de vídeo, o que acham?

edit: Já tenho essa configuração a quase um ano, ja formatei o computador algumas vezes nesse período, ja instalei versões diferentes do windows 10 e atualmente estou com o windows 11 e o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis C A Chagas Cara, se for trocar algo, recomendaria o processador e a placa-mãe, tem que verificar se sua placa-mãe suporta o Ryzen 5, eu recomendaria o Ryzen 5600, é 1% mais fraco que o 5 5600x e bem mais barato que ele, mas isso depende do seu bolso, mas eu trocaria a placa-mãe e o processador com certeza, se o processador não for o suficiente para empurrar a GPU e dá a eficiência total dela,  sempre dará gargalos, os 30% de uso da GPU é péssimo, o processador forma os bits e a placa termina o trabalho, ou seja a placa tá terminando de formar os bits muito rápido e ficando muito ociosa, por isso os 30% de uso, porque o processador deve tá atrasando o trabalho dela por demorar a formar os bits necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!