Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o consumo de energia do meu setup? Com ele funcionando 24h


Posts recomendados

Ola pessoal

 

possuo o seguinte setup :

 

🔘 Placa de Vídeo Game: GTX 1060 6GB
🔘 placa-mãe: B350M
🔘 Processador: AMD Ryzen 5 1600af
🔘 Memória (RAM): 32gb (4x8gb) EVO X II RGB
🔘 Fonte: Corsair CX 430
🔘 Webcam : GOPRO HERO 4
🔘 Monitor: AOC AGON 31,5 FHD

 

teria como saber o consumo total desse setup ligado 24hra no mes ? Com e sem a tela ligada ..

 

pois houve umas oscilações no valor da energia em casa e não sei o que realmente esta acontecendo, ai deu essa duvida ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Consumo do monitor geralmente é em torno de 10w. 

Precisa ver quanto do tempo ele está próximo de 90% de uso e quanto em torno de 20% (ou o 10%, não sei se ele fica ocioso), fazer um média para estimar o consumo e depois ver o valor do kWh.

 

Aliás, já viu se apenas não aumentou o valor do Kwh? Diz na fatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Como calcular o consumo de energia do meu setup? Com ele funcionando 24h
4 minutos atrás, José Carlos Bil disse:

teria como saber o consumo total desse setup ligado 24hra no mes ? Com e sem a tela ligada ..

O jeito correto é comprando um aparelhinho tipo esse (não sei se esse em particular presta, só peguei o primeiro que eu vi) e medindo. Não tem saída, o consumo teórico já é bastante volátil, e se enfiar ainda as perdas por eficiência, simplesmente não tem como calcular.

 

7 minutos atrás, José Carlos Bil disse:

pois houve umas oscilações no valor da energia em casa e não sei o que realmente esta acontecendo, ai deu essa duvida ai

Mas... você não tinha essa máquina mês passado, comprou, e de fato está deixando ligada 24/7? Porque em condições normais, o impacto de um PC é imperceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, José Carlos Bil disse:

pois houve umas oscilações no valor da energia em casa e não sei o que realmente esta acontecendo, ai deu essa duvida ai

Primeira coisa: já tinha o PC antes? Mudou o tipo de uso?.

As variações de consumo existem sim ao longo do ano e dependem mais do tipo de equipamento que você tem em casa e quantas pessoas tem:

pe: equipamentos de refrigeração: gastam mais no verão, ainda mais com o calorão. Geladeiras, ventiladores, etc

     equipamentos de aquecimento: gastam mais no inverno, tipo chuveiros, etc

    já se aumentaram as pessoas que usam os equipamentos pode aumentar tb.

Agora os valores também dependem se as tarifas aumentaram e houve alguma variação dependendo da região, mas o preço deveria ter caído porque não tem tarifa adicional nesses últimos meses.

Pode acontecer tb que algum equipamento tenha algum tipo de defeito, isso acontece com geladeiras que acabam ficando com as borrachas ressecadas e perdem vedação.

Eu mesmo tive um caso onde lampadas LED de um holofote que ficaram em curto devido entrar água e aumentou bem o consumo do mês(mesmo por poucas horas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive meu computador e um bom padrão de conta de luz , que nunca passou de 300 reais , não comprei nada de eletrodoméstico, só que há mais uma casa no mesmo relogio, a não ser que a outra pessoa fez alguma gambiarra la  e eu não estou sabendo, mais tarde volto aqui com o histórico do consumo para vocês verem….. é mais que o dobro … preciso saber o que causou isso , então devo eliminar que seja o computador ne ? Alias… sempre usei ele e deixei ligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...