Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock manual de memória ADATA sem suporte a XMP


Rafael1352

Posts recomendados

Eu tenho dois modulos de 8 GB da memória ADATA, DDR4, 3200MHz, C22, AD4U32008G22-SGN

Pelo que vi ela não suporta XMP, mas não sei ver direito.

Sera que posso fazer um overclock manual com os seguintes parâmetros:

Frequência: 3400MHz (um pouco acima da nominal de 3200MHz)

tensão: 1.35V (vi um vídeo falando que aumenta a chance da frequência "subir", mas não sei o significado disso.

Timings: 16-18-18-38 (os mesmos do XMP, mas minhas memórias acho que não têm XMP)

 

Para testar li que precisa de um desses aplicativos:

MemTest86+ ou Prime95 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael1352 disse:

Pelo que vi ela não suporta XMP, mas não sei ver direito.

A forma mais fácil é a aba SPD do CPU-Z.

 

1 hora atrás, Rafael1352 disse:

Sera que posso fazer um overclock manual com os seguintes parâmetros:

Frequência: 3400MHz (um pouco acima da nominal de 3200MHz)

tensão: 1.35V (vi um vídeo falando que aumenta a chance da frequência "subir", mas não sei o significado disso.

Timings: 16-18-18-38 (os mesmos do XMP, mas minhas memórias acho que não têm XMP)

Você pode tentar, mas acho difícil que funcione. Pela sua descrição, seus pentes tem timings horrorosos, então dificilmente vai ter um milagre de baixar de 3200 CL22 para CL~15. De qualquer forma, uma coisa que você pode fazer é colocar a tensão em 1.4v direto, vai facilitar sua vida.

 

1 hora atrás, Rafael1352 disse:

Para testar li que precisa de um desses aplicativos:

MemTest86+ ou Prime95 

Especificamente, Prime95 no preset Large. Mas depois dos testes preliminares, uma alternativa melhor é se ligar a um projeto de computação distribuída que roda Prime95 (Primegrid) para os testes de longa duração, que além de fazer o teste, o resultado dessa computação passa a ser algo útil ao em vez desse processamento ser jogado no lixo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Math.pi queria mais FPS. Eu não entendo muito, mas lembro que no meu PC antigo eu tinha so 8GB e o RE 2 remake dava umas travadas com a RTX 2060. Coloquei mais 8 GB em dial chanel de 2400 MHz e as travadas acabaram. Acho que até ganhei uns fps na epoca.

Hoje, com a RTX 4060 tenho medo de estar limitando performance por falta de memória, tem uns videos falando do clock, outros da latência e ate alguns já alertando que o sweet spot seria 32 GB. Realmente, 3600 MHz seria meu sonho de consumo, mas ta mais caro 😕
EU fiz update do CPU-Z e agora ta aparecendo melhor os detalhes:

1 (1).jpg

2 (1).jpg

Será que essas memórias suportam overclock? 

Esta aparecendo por volta de 4090MHz  no uncore frequency, esta acima dos 3200, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2023 às 23:16, Rafael1352 disse:

Hoje, com a RTX 4060 tenho medo de estar limitando performance por falta de memória, tem uns videos falando do clock, outros da latência e ate alguns já alertando que o sweet spot seria 32 GB. Realmente, 3600 MHz seria meu sonho de consumo, mas ta mais caro 😕

Primeiro que a 4060 é fraquinha, relativamente falando. Segundo que você não mencionou o processador. Terceiro que 32gb não tem diferença para 16 se você não estiver de fato precisando, o que é algo raro.

 

Em 22/12/2023 às 23:16, Rafael1352 disse:

Será que essas memórias suportam overclock? 

Quem dita isso é única e exclusivamente a placa-mãe. É ela que manda o pente rodar nas specs que ela quiser, e não tem pente nenhum que impeça você de tentar um OC. Claro, se vai funcionar ou não, aí é outra história. Mas no mínimo, você consegue tentar.

 

Em 22/12/2023 às 23:16, Rafael1352 disse:

Esta aparecendo por volta de 4090MHz  no uncore frequency, esta acima dos 3200, não?

Uncore é a frequência do cache do processador. Não tem nada a ver com a RAM.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E um core I3 13100 F.

A placa-mãe e a ASRock B660m HDV.

Tava pensando em pegar uma placa-mãe com suporte a DDR5.

Ate que essa 4060 roda os joguinhos bem, viu. Ela tem um desempenho em rasterizacao igual a uma 1080 Ti ou uma 2080, da pra jogar bem até. Como ligo DLSS fica até que bom.

Vou precisar estudar memórias antes, mas pelo jeito isso não dará fps 🫤

IMG_20231224_145329.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!