Ir ao conteúdo

Upgrade para Ryzen 5 2600 e Radeon RX 580 até aproximadamente R$ 1.000

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, estou com uma dúvida e gostaria de ler os conselhos dos senhores.

SETUP: b450m Gaming, Ryzen 5 2600, 16gb ram fonte 650w e RX 580 (importante saber ser do aliexpress).

Tenho +/- 1k para gastar mas não sei onde. Tenho essa placa de Vídeo já faz 1 ano, sinceramente eu não esperava que ela fosse durar tanto tempo, mesmo ela não dando sinais de morte, não sinto confiança dessa coisa chinesa! Vale a pena eu comprar uma gpu nova (rx 6600 ou 7600) ou trocar o processador para um 5600g? 

-você já tem placa de Vídeo, não precisa desse gráfico integrado.

Eu sei disso, porém eu pretendo ter algo que vá durar anos comigo, talvez o 5600g me dê uma longevidade maior. 

Mas o que você acha? Troco CPU ou GPU?

Ps. Posso colocar o 5600g na b450m gaming direto ou tenho que atualizar BIOS?

Postado

Já tive o Ryzen 5 2600, um CPU muito bom, e mesmo nos dias de hoje consegue empurrar boas GPUs, eu trocaria a GPU nesse cenário, uma RX 6600, 7600 OU 6600 XT mas vai gastar mais que 1k R$

E se for trocar a GPU de fato, precisamos antes saber a procedencia de sua fonte

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Neto Eleoterio disse:

Em minha opinião, primeiro eu pensaria em o que mais faço no computador, ou seja, se uso programas de alto uso de processador ou jogos/programas com alto uso de placa de vídeo.

Na calculadora de gargalo, suas peças atuais não tem problema de serem mais fortes ou mais fracas que as outras.

Note que essas placas de vídeos vão dar gargalo no seu processador que você tem agora, agora, o 5600g não dará gargalo na sua RX580.

Agora, se você tem preocupação dessa placa de vídeo da aliexpress ser problema e que não vai durar muito, já é uma outra situação, que exige análise cuidadosa sua.

34 minutos atrás, Neto Eleoterio disse:

tenho que atualizar BIOS?

Se sua BIOS for muito antiga, talvez tenha que atualizar, na maioria das vezes não é necessário, até mesmo por que é um processo que pode dar problema se for mal feito.

24 minutos atrás, Leo Collette disse:

a procedencia de sua fonte

E muito importante também analisar sua fonte, se ela for de mal qualidade, a placa de vídeo da aliexpress não vai longe mesmo kkkkk

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Neto Eleoterio disse:

Posso colocar o 5600g na b450m gaming direto ou tenho que atualizar BIOS?

Nessa troca de processador, só é recomendado atualizar a BIOS se a sua atual for antiga.

Para saber se é antiga precisa usar o CPU-z para descobrir qual versão está instalada e ir no site do fabricante da placa-mãe descobrir a data da sua e qual a mais atual, além disso, é bom ver qual é a versão de BIOS que pede para o 5600G funcionar na placa-mãe.

Visto tudo isso, pode partir para atualização de BIOS.

Baixa o CPU-z, e tenta descobrir algo sobre a BIOS que tem atualmente, e vai no site do fabricante da placa-mãe descobrir algo. Eu enviei uma versão Portable do CPU-z para meu Google Drive, não precisa instalar, só baixar e executar normalmente. https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link

1 hora atrás, Neto Eleoterio disse:

Se apenas pode gastar com 1 item, recomendo a placa de vídeo, ir para a RX6600.

A menos que sua necessidade seja maior em processador.

No caso de ser maior em processador, vá no Ryzen 5 5600, não faz sentido pegar o 5600G justamente por ter vídeo integrado.

E uma fonte de 650W é mais que suficiente para a RX6600.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...