Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela azul do nada


gueibol

Posts recomendados

Opa, e ai pessoal?

Então, recentemente meu computador começou a dar tela azul, de forma frequente, do nada. Na verdade, tela azul é mais um sintoma de algum problema que ele começou a apresentar de uma semana pra cá. Jogo principalmente Valorant e Overwatch 2, jogos relativamente leves e que rodavam com uma taxa de frame alta, mas que começaram a engasgar e até travar. Esses sintomas acontecem mais frequentemente no ou 2, em que os personagens demoram pra carregar, o som do jogo fica MUITO falho (as vezes dá até aqueles glitchs sonoros sabe?), e então o pc morre e dá tela azul. No Valorant acontece coisas semelhantes, mas nunca chegou definitivamente a dar tela azul. 

Em algumas das vezes em que isso aconteceu, meu Windows iniciou com reparo na unidade C, o que me fez acreditar que era o meu HD que estava morrendo, e também depois que iniciava aparecia a notificação do Windows com a mensagem de "Reiniciar para reparar erros da unidade".

Bom, quando isso aconteceu eu iniciei uma investigação. Primeiro realizei testes no AIDA64 e no FURMARK para ver como estava a CPU e GPU. Fiz horas de testes e não resultou em nada anormal. Feito isso, comecei a averiguar as RAM e o HD. Usei o AIDA64 para as RAM e sem sinal negativo também, e usei o HD Tune e o CrystalDiskInfo para saber o estado do HD, e ele aparece como saudável. Além disso, achei que poderiam ser drivers da placa de vídeo que poderiam estar desatualizados, atualizei eles e continuou o mesmo problema. Também fiz benchmarks pelo MSI, para ver como estavam as temperaturas dos componentes e resultou em nada fora do normal também, com exceção do uso da GPU, que estava completamente oscilante, indo de 0% até a casa dos 35%, 70%  e 100% repetidas vezes de forma instável. Além do MSI para ver a situação do uso da GPU, também utilizei o próprio software dela, o AMD Software: Adrenalin Edition, em que o resultado foi o mesmo. Outro possível sintoma que eu presenciei foi o meu HD emitindo um som "diferente" quando precisava abrir algum programa ou jogo. 

Dito isso, não sei qual pode ser o real problema, estou entre o HD, por causa da inicialização diferente do Windows e da mensagem, e a GPU por causa dessa oscilação.  O que eu estou pensando em fazer é formatar o computador para ver se é algum driver que está quebrado, e caso isso não resolva, comprar um SSD para substituir o HD, que eu genuinamente acredito ser o responsável pelos erros. Gostaria que alguém pudesse me auxiliar a encontrar o problema antes de realizar esses passos. Segue a imagem da inicialização do pc, bem como os componentes dele.

 

 photo_4916213171698641942_y.thumb.jpg.48a2758cee0c1a0e87eae194367086ab.jpg

Processador: i5 9400F
placa-mãe: Biostar B360M D2V

memória RAM: DDR4 24GB 2133MHz (limitada pela placa-mãe) -> ( 8 GB DDR4 Geil Super Luce 3000MHz + 16 GB DDR4 Husky Gaming 3200MHz) 

Placa de vídeo: RX 570 4GB  Saphire Radeon Pulse Dual

Fonte: Redragon 500W 80 Plus Bronze

HD: 1TB Seagate Barracuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!