Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, eu tenho uma placa-mãe msi mpg b550 gaming plus, e minhas memórias Ram chegam a 3600hz, porém eu preciso fazer overclock pra dar certo de usar, mas a minha duvida é, como faço overclock nessa placa-mãe? O overclock eu faço na placa-mãe mesmo ou no processador? Não entendo sobre isso

Postado

Coloque a RAM nos slots certos e ative o DOCP. Em tese é só isso que precisa fazer; só se tiver problemas ou se quiser aumentar o OC ainda mais que você vai precisar mexer em outra coisa.

Postado
37 minutos atrás, wesleimv disse:

@Imakuni são 4 pentes, o esquema é o mesmo? 

@Imakuni qual o caminho pra chegar no DOCP? 

4 de 8? Isso vai atrapalhar sua vida, é mais difícil fazer o over quanto maior a quantidade e o número de pentes. 

De qualquer forma, você vai na BIOS e procura algo que diga DOCP / XMP e habilita. Não tem muito segredo, só que cada fabricante de placa-mãe coloca isso em um lugar diferente.

• Membro VIP
Postado

@wesleimv Bota tarde e Feliza Natal 🎅🏿

Na primeira tela você vai clicar no A-XMP Profile 1 que a memória vai ser configurada em 3600Mhz, é claro seu o padrão da memória for esse.

Tecle F10 para salvar e veja se ficou instável o PC.

IMG_0401.jpeg

Agora se você quiser subir além disso você quiser subir além disso, clique em OC procure a opção Memory Try e vai subindo aos poucos de 3733 Ger1 e veja se vai dar vídeo.

Aqui estou usando 4 pentes de 8Gb DDR4 3600 e subiu de boa de 3600 para 3800Mhz, porque as minhas memória são do tipo Single rank, agora se as sua memória forem dual rank pode ser que você não consiga subir com tanta facilidade.

b550-20210601-8.jpg

https://br.msi.com/blog/Boost-Gaming-Performance-on-your-B560-Motherboard

Para descobrir se a suas memórias são single ou dual rank só usar o CPU-Z

RAM DUAL RANK.png

RAM SINGLE RANK.png

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, wesleimv disse:

@Edvaldo J. Frederico eu tento subir pra 3600, mas, fica na tela de reparo do Windows 11 e não sai disso, mando reiniciar, e ele volta ali

Bom dia

Então você terá que setar uma frequência inferior como 3466Mhz e veja se fica estável.

Vi em alguns lugares que se você colocar as latências das memórias manualmente fica mais estável.

Exemplo, a placa-mãe colocou como CL18 tente subir para CL19.

Mexer na latências das memórias requer paciência pois é algo demorado para conseguir um bom resultado, por isso prefiro reduzir a frequência da memória que é bem mais fácil.

• mês depois...
Postado

Eu tinha uma Z390 com 4 memórias conectadas, sendo 2x8gb Crucial Ballistix 3000mzh (no OC sozinhas subiam até 3466mhz em cl 16-18-18-38), comprei 2x16gb 3200mhz (Rise Mode, inclusive não recomendo), e as 4 juntas rodavam em 3200mhz. Fiz um up no pc ontem e fui pra MSI B550 Gaming Plus, porém elas não chegam nem a pau nos 3200mhz, o máximo que consegui foi 3000mhz. O que será que pode estar rolando?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!