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Bom, tenho um SSD Crucial Bx500 de 1TB e após 5 meses de uso venho notando que o desempenho dele diminuiu muito, eu abro qualquer programa e ele dá 100% de disco, pra ligar e desligar o computador é uma demora absurda pra um SSD. Porém ele voltou ao desempenho normal dele por uns 3 dias, após isso ele voltou a ficar lento sem eu fazer nada no computador, não sei o que faço.

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Olá, você baixou e instalou a aplicação do site oficial da Crucial para atualizar o firmware e gerir o SSD a lentidão em muitos casos é o SSD com uma alta fragmentação.  

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1 hora atrás, rodrigobsw disse:

Bom, então a solução é só trocando de SSD?

Parece que sim, pelo que entendi eles trocaram por componentes por de qualidade inferior, que está ocasionando o problema. Mas acompanhe o tópico citado para ver se aparece alguma solução nele.

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Olá, eu utilizo SSDs da marca Crucial há vários anos e nunca tive problemas com o desempenho, mas há uma coisa que eu faço e que a maioria dos usuários não fazem de tempos em tempos eu faço uma desfragmentação o Perfect Disk se ela for muito elevada a perca de vida é irrisória. 

 

Neste caso eu recomendaria fazer uma desfragmentação mesmo com o Defraggler que é gratuito o do Windows é pouco limitado.

 

Neste momento eu só compro SSDs da Samsung Pro.

 

Mas também é preciso saber onde você comprou o SSD se foi em casa credível eu compro direto do site da Crucial ou Amazon. 

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Vamos lá para investigarmos, primeiramente temos de saber qual a variante do seu Crucial BX500, pois os BX500 de 500GB para cima tem variantes tanto TLC quanto QLC e os QLC são bem lentos mesmo quando extrapolam o pSLC Cache do SSD.

O controlador vai ser da Silicon Motion mesmo, porém deve ser ou o SM2258XT ou o SM2259XT ou o SM2259XT2, já as NANDs tem mais de 7 modelos diferentes que a micron ja usou portanto precisa ver.

Pois cada variante tem uma configuração de pSLC Cache diferente e de durabilidade, e de acordo com o tamanho do cache, determina a velocidade do SSD fora do SLC Cache.

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Olá, normalmente eu aumento sempre o OP nos meus SSDs nunca deixo no padrão.

 

Esse SSD é de entrada sendo bom para PCs mais para quem trabalha com Apps de escritório.

 

 

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Então, nesses dias de uso desse SSD, eu acabei notando que após ocorrer um desligamento forçado no computador (Minha energia caiu) o SSD magicamente volta ao desempenho normal, aí depois de algumas horas ele volta a ficar lento

@Erso Sobre desfragmentar, eu fiz uma analise no defraggler e ele está com 6% de fragmentação, eu vi que o ideal para desfragmentar seria pelo menos 20% de fragmentação. Você recomendaria eu fazer mesmo tendo pouca fragmentação?

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3 horas atrás, rodrigobsw disse:

 

@Erso Sobre desfragmentar, eu fiz uma analise no defraggler e ele está com 6% de fragmentação, eu vi que o ideal para desfragmentar seria pelo menos 20% de fragmentação. Você recomendaria eu fazer mesmo tendo pouca fragmentação?

@rodrigobsw 20% para HD, para SSD a fragmentação pode ser bem maior que isso. Tem muito arquivo nesse SSD? Qual a porcentagem de espaço livre? A temperatura dele fica abaixo dos 40°C?

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@Detetive Virtual de SSDs
Essas foram as informações do smi_flash_id

Drive: 0(ATA)
Model: CT1000BX500SSD1
Fw   : M6CR061
Size : 953869 MB [1000.2 GB]
From smart : [SMI2259XT2] [V0309B0 00] [N4800]
Controller : SM2259XA bufferless
FlashID: 0x2c,0xd3,0xc,0x32,0xea,0x30,0x0,0x0 - Micron 176L(N48R) QLC 1024Gb/CE 1024Gb/die
Channel: 2
CE     : 4
TotDie : 8
Plane  : 4
Die/Ce : 1
Ch map : 0x03
CE map : 0x0F
Inter. : 4
First Fblock  :    1
Total Fblock  :  817
Total Hblock  : 14905
Fblock Per Ce :  817
Fblock Per Die:  817
Original Spare Block Count :    44
Vendor Marked Bad Block    :     0
Bad Block From Pretest     :     7

  • Membro VIP
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Olá, o disco 100% por vezes é normal, mas sempre não é nesse caso pode ser o sistema corrompido, mas também pode ser vários problemas pode ser 1 ou mais de 30 nesse caso você pode fazer a correção do sistema para ver se resolve o problema faça por ordem.

 

chkdsk /r

 

sfc /scannow

 

 dism /online /cleanup-image /restorehealth

 

Depois verifique se resolveu o problema caso não tenha sucesso recomendo que você faça uma instalação do zero apagando todas as partições, mas antes faça um backup dos dossiês.

 

Quando terminar a instalação verefique o comportamento do SSD faça um teste com o Crytal Disk Mark se ele funcionar bem comece a instalação das Apps no final verifique o comportamento do SSD se ele continuar a dar o mesmo problema aí só resta acionar a garantia.

 

Eu tenho SSDs da Crucial MX500 e um BX500 nunca tive qualquer problema, mas eu sempre compro diretamente da marca, mas também é possível vir com defeito de fabricação.

 

 

 

 

 

 

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Bom, voltando aqui após uma semana, venho dizer que após eu desinstalar o aplicativo NVIDIA GeForce Experience meu SSD voltou ao normal, não tenho total certeza de que era isso, porém, caso alguém esteja com esse mesmo problema tente desinstalar esse aplicativo. E obrigado a quem respondeu e me ajudou nesse post.

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