Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho um SSD Crucial Bx500 de 1TB e após 5 meses de uso venho notando que o desempenho dele diminuiu muito, eu abro qualquer programa e ele dá 100% de disco, pra ligar e desligar o computador é uma demora absurda pra um SSD. Porém ele voltou ao desempenho normal dele por uns 3 dias, após isso ele voltou a ficar lento sem eu fazer nada no computador, não sei o que faço.

• Membro VIP
Postado

Olá, você baixou e instalou a aplicação do site oficial da Crucial para atualizar o firmware e gerir o SSD a lentidão em muitos casos é o SSD com uma alta fragmentação.  

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rodrigobsw disse:

Bom, então a solução é só trocando de SSD?

Parece que sim, pelo que entendi eles trocaram por componentes por de qualidade inferior, que está ocasionando o problema. Mas acompanhe o tópico citado para ver se aparece alguma solução nele.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá, eu utilizo SSDs da marca Crucial há vários anos e nunca tive problemas com o desempenho, mas há uma coisa que eu faço e que a maioria dos usuários não fazem de tempos em tempos eu faço uma desfragmentação o Perfect Disk se ela for muito elevada a perca de vida é irrisória. 

Neste caso eu recomendaria fazer uma desfragmentação mesmo com o Defraggler que é gratuito o do Windows é pouco limitado.

Neste momento eu só compro SSDs da Samsung Pro.

Mas também é preciso saber onde você comprou o SSD se foi em casa credível eu compro direto do site da Crucial ou Amazon. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Vamos lá para investigarmos, primeiramente temos de saber qual a variante do seu Crucial BX500, pois os BX500 de 500GB para cima tem variantes tanto TLC quanto QLC e os QLC são bem lentos mesmo quando extrapolam o pSLC Cache do SSD.

O controlador vai ser da Silicon Motion mesmo, porém deve ser ou o SM2258XT ou o SM2259XT ou o SM2259XT2, já as NANDs tem mais de 7 modelos diferentes que a micron ja usou portanto precisa ver.

Pois cada variante tem uma configuração de pSLC Cache diferente e de durabilidade, e de acordo com o tamanho do cache, determina a velocidade do SSD fora do SLC Cache.

• Amei 1
  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Olá, normalmente eu aumento sempre o OP nos meus SSDs nunca deixo no padrão.

Esse SSD é de entrada sendo bom para PCs mais para quem trabalha com Apps de escritório.

Postado

Então, nesses dias de uso desse SSD, eu acabei notando que após ocorrer um desligamento forçado no computador (Minha energia caiu) o SSD magicamente volta ao desempenho normal, aí depois de algumas horas ele volta a ficar lento

@Erso Sobre desfragmentar, eu fiz uma analise no defraggler e ele está com 6% de fragmentação, eu vi que o ideal para desfragmentar seria pelo menos 20% de fragmentação. Você recomendaria eu fazer mesmo tendo pouca fragmentação?

Postado
3 horas atrás, rodrigobsw disse:

@Erso Sobre desfragmentar, eu fiz uma analise no defraggler e ele está com 6% de fragmentação, eu vi que o ideal para desfragmentar seria pelo menos 20% de fragmentação. Você recomendaria eu fazer mesmo tendo pouca fragmentação?

@rodrigobsw 20% para HD, para SSD a fragmentação pode ser bem maior que isso. Tem muito arquivo nesse SSD? Qual a porcentagem de espaço livre? A temperatura dele fica abaixo dos 40°C?

Postado

@Detetive Virtual de SSDs
Essas foram as informações do smi_flash_id

Drive: 0(ATA)
Model: CT1000BX500SSD1
Fw   : M6CR061
Size : 953869 MB [1000.2 GB]
From smart : [SMI2259XT2] [V0309B0 00] [N4800]
Controller : SM2259XA bufferless
FlashID: 0x2c,0xd3,0xc,0x32,0xea,0x30,0x0,0x0 - Micron 176L(N48R) QLC 1024Gb/CE 1024Gb/die
Channel: 2
CE     : 4
TotDie : 8
Plane  : 4
Die/Ce : 1
Ch map : 0x03
CE map : 0x0F
Inter. : 4
First Fblock  :    1
Total Fblock  :  817
Total Hblock  : 14905
Fblock Per Ce :  817
Fblock Per Die:  817
Original Spare Block Count :    44
Vendor Marked Bad Block    :     0
Bad Block From Pretest     :     7

• Membro VIP
Postado

Olá, o disco 100% por vezes é normal, mas sempre não é nesse caso pode ser o sistema corrompido, mas também pode ser vários problemas pode ser 1 ou mais de 30 nesse caso você pode fazer a correção do sistema para ver se resolve o problema faça por ordem.

chkdsk /r

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

Depois verifique se resolveu o problema caso não tenha sucesso recomendo que você faça uma instalação do zero apagando todas as partições, mas antes faça um backup dos dossiês.

Quando terminar a instalação verefique o comportamento do SSD faça um teste com o Crytal Disk Mark se ele funcionar bem comece a instalação das Apps no final verifique o comportamento do SSD se ele continuar a dar o mesmo problema aí só resta acionar a garantia.

Eu tenho SSDs da Crucial MX500 e um BX500 nunca tive qualquer problema, mas eu sempre compro diretamente da marca, mas também é possível vir com defeito de fabricação.

Postado

Bom, voltando aqui após uma semana, venho dizer que após eu desinstalar o aplicativo NVIDIA GeForce Experience meu SSD voltou ao normal, não tenho total certeza de que era isso, porém, caso alguém esteja com esse mesmo problema tente desinstalar esse aplicativo. E obrigado a quem respondeu e me ajudou nesse post.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...