Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, acabei de tomar um susto e estou muito nervoso. Eu sempre usei o PC apenas para jogar e coisas casuais, e tanto no lol como no valorant o processador fica sempre em 50 ~ 65 graus, sempre nisso até hoje e depois de 2 anos usando o PC, fiz um teste no Aida só para ver como iria ficar, e em dois minutos bateu 96 graus. Estou muito assustado e com medo de perder o PC, por favor, me ajudem! 

sadsaddddd.PNG

Postado

Primeiro passo, use o programa certo para medir temperatura, use o HWInfo64. Tire printe dos sensores na parte do processador e placa-mãe.

Segunda coisa, diga seu setup. Você falou do processador, okay, mas não disse a placa-mãe, cooler ou gabinete.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Eu refiz os testes e estou com duvidas, maninho, e muito preocupado ainda. Fiz os testes monitorando no programa que você falou, mas o teste que eu tinha feito (que fez eu criar o post) foi na opção FPU no aida. Não sei o que é esta opção, mas quando estresso por ela, em segundos ou em poucos minutos o processador fica em 95 fácil.

Já na opção de CPU, ele não passa dos 75 graus mesmo eu estressando por uns 20 minutos.

O que isto quer dizer? É realmente algo preocupante e crítico? 

Postado
3 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Fiz os testes monitorando no programa que você falou

Mas que bom que você postou esses prints para a gente poder ver o que está acontecendo com sua máquina e ver se tem algum problema gritante, não é mesmo?

Não entenda mal, você estar olhando no programa certo é uma boa... mas você sabe o que procurar? Olhando para os números, sabe o que pode indicar um problema / o que é normal?

5 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

mas o teste que eu tinha feito (que fez eu criar o post) foi na opção FPU no aida. Não sei o que é esta opção, mas quando estresso por ela, em segundos ou em poucos minutos o processador fica em 95 fácil.

Já na opção de CPU, ele não passa dos 75 graus mesmo eu estressando por uns 20 minutos.

O que isto quer dizer? É realmente algo preocupante e crítico? 

O teste de FPU é mais intenso, como você próprio já percebeu.

E aí tem duas formas de interpretar. A primeira é que sim, 95c é um problema e você tem que arrumar para garantir que o processador nunca chegue nisso. A outra é falar "eh, dane-se, eu nunca vou fazer nada intenso com minha máquina mesmo, não tem porque me preocupar".

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Opa, maninho. Tá na mão! Segue os números dos sensores da placa-mãe e do processador enquanto o teste acontecia depois de 10 minutos. 

Sobre minha config: 
A320M-K/BR
4600G
8GB 2x4 Husky (Tenho um pouco de medo nessa ram pela marca kk )
PICHAU NINDUS 500
CRUCIAL BX500 256GB

Sobre as interpretações, sendo sincero, só quero saber se isso é um problema que pode estar matando meu processador ou meu PC em geral, ou pode e MUITo gerar um problema no futuro. É isso que quero saber, e como devo prosseguir. Eu troquei esse processador há 1 ano (o técnico), então não sei o que fazer, se isso realmente é preocupante a ponto de eu precisar levar para um técnico imediatamente, ou se é algo bobo e que posso continuar bem. 

Por fim, só para avisar que o teste foi só o de "CPU" e não o de "FPU", mas posso te mandar também se for preciso. 

normal tem cpu.PNG

normal tem mobo.PNG

Postado
6 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Sobre as interpretações, sendo sincero, só quero saber se isso é um problema que pode estar matando meu processador ou meu PC em geral, ou pode e MUITo gerar um problema no futuro. É isso que quero saber, e como devo prosseguir.

Quanto mais tempo ficar em temperatura acima dos ~85, pior. Enquanto estiver abaixo, não tem problema. De novo, você pode escolher nivelar por baixo e ficar de olho na temperatura o tempo todo para tomar medidas quando necessário, ou garantir que isso nunca vai acontecer e não ficar se preocupando.

Mas enfim. Você está usando o cooler padrão? Se sim, essa é a primeira coisa a fazer: comprar um melhor que a porcaria que a AMD manda com a caixa.

6 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Eu troquei esse processador há 1 ano (o técnico), então não sei o que fazer, se isso realmente é preocupante a ponto de eu precisar levar para um técnico imediatamente, ou se é algo bobo e que posso continuar bem.

Esquece essa de levar para "técnico". Isso não ajuda, até porque não é defeito de nada.

Postado

@Imakuni Sobre "isso nunca vai acontecer e não ficar se preocupando, a custa de sacrificar um pouco do desempenho", se refere ao modo economia de energia? Desculpa se eu não tiver entendido, sou bem leigo com isso. 

Desde que vi que no elden ring (o jogo mais pesado que jogo por horas) a temperatura fica em 65~70 fico monitorando direto (mesmo sabendo que é normal esse número com o jogo).

Um mano de um grupo recomendou que eu comprasse um desses dois: Ag400 ou Sage v2.

Como o orçamento está baixo, perguntei para ele se eu poderia comprar fans para o gabinete e se isso ajudava muito, pois não queria que uma peça fosse para a caixa (no caso, o cooler da AMD caso eu comprasse um novo). Pelo que ele me disse, não vale tanto comprar fan. 

É isso, acho que vou ficar monitorando, e se não for tão caro um cooler bom novo, compro um. Acha que esse é o certo? Aliás, valeu toda a ajuda, tranquilizou muito. 

Aliás, no teste de FPU tá batendo 95 graus não é um bagulho crítico? Ou é pra acontecer isso mesmo visto que o teste é bem mais pesado? 

• Solução
Postado
7 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Sobre "isso nunca vai acontecer e não ficar se preocupando, a custa de sacrificar um pouco do desempenho", se refere ao modo economia de energia? Desculpa se eu não tiver entendido, sou bem leigo com isso. 

Na verdade eu queria dizer que você teria que reduzir o overclock do processador, mas só depois que eu vi a placa-mãe que capa o processador e não permite isso para começo de conversa.

8 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Um mano de um grupo recomendou que eu comprasse um desses dois: Ag400 ou Sage v2.

São bons coolers sim.

8 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Como o orçamento está baixo, perguntei para ele se eu poderia comprar fans para o gabinete e se isso ajudava muito, pois não queria que uma peça fosse para a caixa (no caso, o cooler da AMD caso eu comprasse um novo). Pelo que ele me disse, não vale tanto comprar fan. 

Se o gabiente é bom e você tem falta de fans, pode ajudar um pouco. Se é lixoso e sem fluxo de ar, não adianta colocar fans, vai continuar ruim do mesmo jeito.

9 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

Aliás, no teste de FPU tá batendo 95 graus não é um bagulho crítico? Ou é pra acontecer isso mesmo visto que o teste é bem mais pesado? 

Como eu disse, sim, é crítico e você teria que arrumar para não acontecer, mesmo em um teste pesado. Ou, pode ignorar, com o argumento de que você nunca vai rodar um teste pesado mesmo, então para que se preocupar?

Postado

@Imakuni Então chega a ser um problema APENAS se eu fazer uso de atividades que estressam, não é? De resto, isso nem problema é, pelo que eu entendi. Caso eu precise renderizar algo pesado, vai ser, caso não, não faz o menor sentido eu me preocupar, certo? 

Postado
7 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

@Imakuni Então chega a ser um problema APENAS se eu fazer uso de atividades que estressam, não é? De resto, isso nem problema é, pelo que eu entendi. Caso eu precise renderizar algo pesado, vai ser, caso não, não faz o menor sentido eu me preocupar, certo? 

Basicamente sim. Eu particularmente não gosto dessa abordagem, mas ela é válida.

Postado
5 minutos atrás, Gustavo Chikzy disse:

@Imakuni Como assim? Sente que é mais perigoso? 

Eu não gosto da ideia de ter que ficar monitorando a máquina o tempo todo. Eu prefiro configurar e nunca mais me preocupar com isso, pois eu sei que já fiz o trabalho de ajustar. Eu sei que eu posso rodar o que eu quiser na minha máquina que não vou ter problema. E se algum dia eu ouvir o fan entrando em desespero, é sinal de que tem alguma coisa errada e eu preciso investigar (por exemplo, a bomba do cooler morreu, a BIOS resetou sem eu perceber, etc).

Postado

@Imakuni Mas no meu caso, não tem muito o que eu fazer. Acredito que só trocar o cooler. Aliás, fiz outro teste no cpuz, esse não tendo opção de fpu e cpu separado, só um botão de stress. Bateu 88 com 8 minutos. 

Realmente, terei que comprar um cooler. Não sei se vai resolver, mas ao mesmo estou tentando. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!