Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumento de tensão da RAM e ativação do Dual Channel


FoX_66

Posts recomendados

Caros,

Montei um PC 100% novo, com 2 pentes de 16gb 3200mhz, da marca Juhor, e estou com uma dúvida e um problema em relação à RAM:

1. Precisei aumentar manualmente a tensão das memórias de 1.200v para 1.350v para resolver um problema de congelamento do Windows (Até o presente momento resolveu o problema). As memórias estão operando a 2666mhz porque desativei também o XMP para ver se estava causando o problema do congelamento. A dúvida é: gera algum problema nos pentes de RAM com eles operando nesta tensão (1.350v) a 2666mhz?

2. Já o problema que detectei foi, ao visualizar no CPU-Z, o Dual Channel não está ativado. O ponto é que minha placa-mãe tem 4 slots, e coloquei os pentes na trilha 2 e 4, respectivamente, justamente para ativar o Dual Channel, mas o mesmo não está ativo. Como posso resolver isso?

Caso seja importante, segue abaixo o restante das configurações do PC:

Ryzen 7 5700x

placa-mãe MSI B550 PRO VDH WIFI
PSU Corsair CV-550w
SSD NVMe M.2 Asgard 1TB gen4
RX 6600XT

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoX_66  Não tem problema deixar a tensão em 1.35V. Só não tem necessidade nenhuma aumentar a tensão e manter o resto da memória sem overclock. Só removendo o XMP não parou de travar?

 

E se está nos slots corretos, está em dual channel. O que muitas pessoas se confundem é dual RANK com dual CHANNEL, que são coisas bem diferentes. Channel se altera dependendo da quantidade de memórias instaladas na maquina, enquanto Rank é fixo, e é relacionado a quantidade de ciclos que a memória precisa fazer para transmitir os dados.

 

Dual Channel também pode aparecer como 2x64-bits no CPU-Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito você foi sorteado com chip de memória bem ruim para ficar estável apenas nesse nível de tensão, geralmente 1.35V é usado para frequências mais altas, de 3200MHz para cima. Você não terá nenhum problema grande em usa-la assim, mas estará perdendo um pouco de desempenho por ser forçado a trabalhar numa frequência tão baixa. Os processadores Ryzen desempenham melhor com 3200MHz ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gui GC disse:

@FoX_66  Não tem problema deixar a tensão em 1.35V. Só não tem necessidade nenhuma aumentar a tensão e manter o resto da memória sem overclock. Só removendo o XMP não parou de travar?

 

E se está nos slots corretos, está em dual channel. O que muitas pessoas se confundem é dual RANK com dual CHANNEL, que são coisas bem diferentes. Channel se altera dependendo da quantidade de memórias instaladas na maquina, enquanto Rank é fixo, e é relacionado a quantidade de ciclos que a memória precisa fazer para transmitir os dados.

 

Dual Channel também pode aparecer como 2x64-bits no CPU-Z.

Quando fiz a alteração, mudei a tensão e desativei o XMP conjuntamente, vou testar agora mais 24h com a tensão em 1.35v e o XMP ativo.

Não sabia que 2x64-bits significava Dual Channel no CPU-Z, nas versões que sempre usei (faz tempo) sempre aparecia "Dual Channel".

De toda forma, a memória operar nesta tensão pode danificá-la?
 

 

3 horas atrás, Imakuni disse:

Primeira coisa a se fazer quando tem problemas com RAM: a BIOS está na versão mais recente?

 

Depois, se ativar o DOCP não funcionou, você tentou colocar a frequência, timings e tensão em 1.35v manualmente?

 

Por fim, poste print do CPUZ nas abas Memory e SPD.

@Imakuni a única coisa que fiz foi alterar a tensão mesmo, e desativar o XMP. Segue os prints do CPU-Z das RAMs:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoX_66 1.35V está dentro do aceitável, da para subir até 1.5V dependendo do chip. Da para subir até um pouco mais, mas ai já estamos falando de degradação mais rápida da memória ou até mesmo queimar dependendo do quanto subir.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo não recomendo ir acima de 1.35V, existem muitos chips que não aguentam. As minhas memórias mesmo vem com chip Samsung C-die, elas rodam a 3600MHz 1.35V no perfil XMP, pesquisando um pouco mais a fundo sobre esse chip na época e vi muitos relatos de pessoas que forçaram overclocks com tensões mais altas e acabaram queimando a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FoX_66 disse:

Quando fiz a alteração, mudei a tensão e desativei o XMP conjuntamente, vou testar agora mais 24h com a tensão em 1.35v e o XMP ativo.

Não sabia que 2x64-bits significava Dual Channel no CPU-Z, nas versões que sempre usei (faz tempo) sempre aparecia "Dual Channel".

De toda forma, a memória operar nesta tensão pode danificá-la?
 

 

@Imakuni a única coisa que fiz foi alterar a tensão mesmo, e desativar o XMP. Segue os prints do CPU-Z das RAMs:

Então faça isso que eu sugeri. Possivelmente resolve.

 

Inclusive, pode até colocar em 1.4v se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gui GC disse:

@FoX_66 1.35V está dentro do aceitável, da para subir até 1.5V dependendo do chip. Da para subir até um pouco mais, mas ai já estamos falando de degradação mais rápida da memória ou até mesmo queimar dependendo do quanto subir.

 

 

Amém, vou manter os 1.35v então.

 

44 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu mesmo não recomendo ir acima de 1.35V, existem muitos chips que não aguentam. As minhas memórias mesmo vem com chip Samsung C-die, elas rodam a 3600MHz 1.35V no perfil XMP, pesquisando um pouco mais a fundo sobre esse chip na época e vi muitos relatos de pessoas que forçaram overclocks com tensões mais altas e acabaram queimando a memória.

Bom lembrete, vou manter então nos 1.35v.

 

36 minutos atrás, Imakuni disse:

Então faça isso que eu sugeri. Possivelmente resolve.

 

Inclusive, pode até colocar em 1.4v se quiser.

Desculpa a ignorância, mas você pode só me dar um direcionamento como faço esses outros procedimentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, FoX_66 disse:

Amém, vou manter os 1.35v então.

 

Bom lembrete, vou manter então nos 1.35v.

 

Desculpa a ignorância, mas você pode só me dar um direcionamento como faço esses outros procedimentos?

Atualizar BIOS é so baixar no site do fabricante, colocar num pendrive e procurar o utilitário dentro da BIOS.

 

Alterar manualmente, é só digitar os valores listados no perfil de docp. Não tem muito segredo: o que disser CAS, CL, e todo o resto, você procura essa opção na BIOS e coloca o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!