Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei dois pentes de 8GB Kingston Fury Beast até então 3200Mhz, porém está travado a 2400Mhz, na BIOS aparecem duas opções de perfil XMP, selecionei o perfil número 1 pois la apresenta 3200Mhz, salvei e reiniciei mas mesmo assim continua constando apenas 2400Mhz. No Prompt usando o comando "wmic memorychip get speed" consta dois pentes 2400Mhz, a memória que veio originalmente no computador constava 3200Mhz no prompt e rodava a 2667Mhz segundo o gerenciador de tarefas, sem opção de XMP na BIOS. Meu processador é o Core i3-10100F e a placa-mãe é H510-M da Brazilpc com a BIOS da American Megatrends, ja atualizada. Pelo que sei esse processador suporta até 2666Mhz. O que eu devo fazer?

Postado

Você não precisa usar prompt de comando para ver specs de RAM, basta olhar pelo CPU-Z nas abas Memory e SPD.

De qualquer forma, isso aqui explica sua situação:

1 hora atrás, pedroh5 disse:

H510-M da Brazilpc

• Curtir 1
Postado

Olá Pedro,

Se voce for verificar no site do fabricante do seu processador, as especificações dele mostram que "seu processador" está limitando as memórias.

Veja aqui por favor: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/sku/203473/intel-core-i310100f-processor-6m-cache-up-to-4-30-GHz/specifications.html

Além disso, concordo com o parecer sobre a placa-mãe H510-M da BrazilPC, por ser uma placa-mãe sem muito suporte para atualizações de BIOS, e de funcionalidades geralmente "corrigidas" e/ou atualizadas via BIOS.

Como o site do próprio distribuidor a BrazilPC informa que NÃO dá suporte a BIOS  e suas atualizações infelizmente.

Postado

Eu imaginei, porém eu gostaria de entender o porque da memória original constar 3200Mhz e funcionar a 2666Mhz e as novas não, mesmo ativando o XMP, é compatibilidade? Nesse caso, como posso verificar se a memória é de fato 3200Mhz independente de limite? E enfim qual vale mais a pena 16GB a 2400Mhz ou 8GB a 2666Mhz? Imagino q a diferença n deva ser significativa. Alguma recomendação de placa-mãe que não fuja muito da realidade de um assalariado?

Postado

@pedroh5  Olá Pedro,
Espero que esteja bem com ajuda de Deus, sobre sua pergunta, vamos lá:

Essa diferença de velocidade de "trabalho" das memórias é muito relevante para jogos de FPS e aplicações profissionais, no uso geral ou em games que não são FPS, voce não vai notar diferença significativa ou perceptível.

Dito isso, vamos ao segundo questionamento: Como identificar as memórias quanto a sua verdadeira origem e velocidade de trabalho,

dá uma olhada nesse Vídeo aqui:

Em 29/12/2023 às 13:35, pedroh5 disse:

Eu imaginei, porém eu gostaria de entender o porque da memória original constar 3200Mhz e funcionar a 2666Mhz e as novas não, mesmo ativando o XMP, é compatibilidade? Nesse caso, como posso verificar se a memória é de fato 3200Mhz independente de limite? E enfim qual vale mais a pena 16GB a 2400Mhz ou 8GB a 2666Mhz? Imagino q a diferença n deva ser significativa. Alguma recomendação de placa-mãe que não fuja muito da realidade de um assalariado?

Agora sobre placa-mãe: sempre é melhor voce buscar placas de "bons" fabricantes como:  ASUS / ASRock / MSI / Gigabyte etc...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!