Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando mas gerenciador não mostra


Posts recomendados

Meu computador é um i5-3470 3.20GHz, com 16GB de RAM e placa de vídeo integrada Intel HD Graphics.

 

Apesar de ser um computador fraco, fazia várias coisas neles. Gosto de acompanhar vários eventos esportivos ao mesmo tempo, por hobbie e por trabalho. Então, o que eu mais fazia nos fins de semana era assistir a 4 ou mais jogos de futebol ao mesmo tempo (por vezes chegava a 7, 😎 com a ferramenta de Multi Picture-in-Picture do Mozilla Firefox, enquanto usava o Opera GX para outras coisas.

 

image(1)(1).thumb.jpg.f59af34fb5c94e841f0808028da568fa.jpg

 

No dia 18/11/2023 (mês passado) minha irmã instalou alguns pacotes de The Sims. Na época eu ainda não sabia criar o Ponto de Restauração (depois descobri que é a coisa mais simples do mundo). Quando fui utilizar o computador novamente, ele funcionou normalmente por alguns minutos, até meu navegador começar a travar muito. Fui tentando entender o que era, e tudo me levava a crer que alguma coisa na instalação dos pacotes de The Sims havia sobrecarregado o computador de alguma forma. O mais estranho nisso tudo era o fato do Gerenciador de Tarefas não mostrar qualquer anormalidade.

 

Pois bem, desinstalei os pacotes, desinstalei o jogo, excluí os arquivos, atualizei drivers, mas nada deu certo. Restaurei o computador, algo que parecia ter funcionado, mas conforme fui reinstalando programas, o travamento voltou (de forma mais branda, porém ainda muito travado). Pedi ajuda no Microsoft Community, e lá me recomendaram fazer varredura para detecção e remoção de vírus, usar o Malwarebytes, fazer Inicialização Limpa, e fazer "correção de arquivos do sistema, imagem do Windows e erros em disco". Terminado esse processo, o PC voltou aparentemente liso, como se fosse novo. Mas isso não durou muito tempo: bastou abrir Opera, Firefox, Excel, Spotify e Discord pro computador voltar a ficar travado (menos do que estava, porém ainda travado).

 

Depois disso tudo, avaliei a possibilidade de ser problema com a fonte: estava usando uma improvisada velhinha caquética, porque a anterior tinha problemas de superaquecimento e derreteu o cabo de força. Então comprei uma fonte com selo 80 plus, PFC ativo, 350W (bem acima do gasto do meu computador, que deve beirar os 200W). A instalei no meu computador, liguei e tudo estava funcionando perfeitamente. Comecei a testar o desempenho, e aparentemente o travamento tinha sido resolvido. Porém (sempre um porém), mais uma vez isso durou apenas alguns minutos: meu computador voltou a travar e se mantém assim até hoje (considerando que a fonte foi instalada dia 14/12, há pouco mais de 2 semanas). Basta abrir uns 5 sites/programas um pouco mais pesados que o computador fica impraticável (importante salientar que isso absolutamente não acontecia). Novamente, o que eu acho mais esquisito disso tudo é o fato do Gerenciador de Tarefas não apresentar qualquer anormalidade.

 

É bem frustrante não conseguir fazer o que sempre fiz. Posso estar sendo dramático descrevendo tudo com detalhes, mas o fiz por querer ser minucioso com o problema que tenho. Segue abaixo um vídeo que subi no YouTube demonstrando o desempenho pífio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!