Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Planilha não trava a célula usando $


Posts recomendados

Olá, fiz uma planilha para controle de três "contas", essa contas tem entradas diárias, não tem saída, Para inserir os valores que entram por dia, criei uma macro.

Essa macro está na planilha "plan", onde eu digito o valor que está entrando em cada uma das contas e a data, ao apertar o botão "inserir dados", associado a macro os dados vão para a planilha

"Dados", essa macro tem como principal função inserir os dados mais recentes logo acima dos demais empurrando os já existentes para baixo. 

Até ai está tudo bem, sem problemas. Apenas uma "piscada" que a planilha dá ao clicar no botão da macro.

Agora os problemas:

Na Planilha "Dados" eu tenho na linha 7 sempre os dados mais recentes. Assim: B7 = Valor mais recente, C7 = a data, D7= a diferença do valor do dia anterior para o dia atual em R$ e em E7 essa diferença em %. O mesmo se repete na células G7,H7,I7 e J7 para os dados da conta B e em L7,M7,N7 e O7 para a conta C. (até aqui sem problemas ainda) só para entendimento.

Voltando a planilha "PLAN" em gostaria de puxar alguns dados que  estão na planilha "Dados". Em C9 e D9  queria o rendimento líquido total em R$ e % respectivamente e C10 e D10 queria o rendimento líquido total.

O problema é que não está dando certo, pois toda vez que eu insiro um novo dado na planilha, ele vai para a linha 7 na planilha "Dados", porém a seleção que foi feita para puxar os dados para a planilha "plan" se altera, passando a buscar os dados a partir da linha 8.

EX: Na planilha "Plan" em C9 eu quero o rendimento diário, que é o mesmo valor que está em "DADOS" D7. Porém ao inserir novo dado em Plan C9 irá aparecer o valor igual ao que está na planilha DADOS D8, ou seja, a seleção de onde deve buscar os dados vai sempre sendo alterada a cada nova linha inserida.

 

Em anexo um planilha para melhor entendimento e visualização do problema

 

Se alguém puder me ajudar agradeço

 

 

Sei que hoje é uma data especial, desejo a todos feliz 2024!

Contas.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou resolver o seu problema, mas vou dar um certo direcionamento.

Uma coisa é inserir os dados outra é exibi-los, inserir os dados na parte superior é algo q dá um certo trabalho p/ criar o código e gera erro como este q você está ressaltando, é MUITO mais fácil inserir os novos dados na parte inferior e depois ordenar por data, muito menos código, muito menos problema associado.
Procure fazer código q trabalhe com tabela nomeada, é infinitamente mais fácil mexer com código VBA p/ tabelas nomeadas do q p/ cada célula ou mesmo intervalo de células, dependendo da complexidade q sua planilha atingir fica mais fácil p/ alguém te ajudar (entender a lógica) se estiver tudo em tabelas.
Procure trabalhar com tabelas interligadas por código, por exemplo, consumidor tem uma tabela com seus dados pessoais, tipo endereço, etc, já a compra feita repetidamente, tipo compra, deve-se utilizar o código e não o nome, na hora de analisar os dados é q você faz a associação entre nome e compra.
Rendimento líquido e outros dados consolidados são facilmente obtidos com uso de Tabela Dinâmica, sem código e mais ágil, procure se familiarizar com isso, gerência de informação precisa de agilidade, não dá p/ ficar esperando a elaboração de código p/ toda vez q você quer extrair informação da sua base de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @DJunqueira, fiz uma nova planilha com a Plan DADOS no formato tabela, ai deu tudo certo, a macro para inserir os dados de cima para baixo e as formulas para puxar os dados que quero da plna DADOS para Plan .

Resumindo, no formato tabela, tudo funcionado por aqui, vou até descansar um pouco ... cabeça pegou fogo kk

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!