Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5800x3d (4,5ghz) Superaquecendo


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Venho com um assunto que todos já devem saber do 5800x3d, um processador com alto cache que faz aquecer demais demais, estava com um 5600x em stock trabalhando há 4.6ghz o turbo dele. E meu WC 240MM da Darkflahs sempre segurou ele tranquilo há 65 graus no máximo em jogos que usam muito o processador ( como o COD warzone). Porém eu fiz um upgrade e peguei um 5800x3d ( já sabendo que ele aquece mais), porém imaginei que o mesmo iria dar uma diferença de uns 10 graus ou no máximo de uns 15 graus trabalhando livre da mesma maneira que deixava o 5600x, mas o que esta acontecendo é que ele em stock e com tensão tudo automático da placa-mãe, trabalhando ao turbo dele (4.5Ghz). Quando inicio o teste de stress nele, da uns 15 segundos ele já chega rapidamente em 90 graus, logo já paro o teste, entro no mesmo game que faço teste ( warzone) e ele chaga rapidamente em 91 graus. Então tive que fazer o chamado Undervolt, limitando a tensão a 1.10000Vcore.. e deixei os 44.50 no ratio , tudo na BIOS, e dai sim, ele ficou perfeito de temperatura, na casa dos 72 máxima no teste estress, e no Warzone ficou na media de 60 graus, porém estou com receio de não estar extraindo o máximo dele, e estou pensando em trocar meu WC de 240mm para um WC de 360MM, e também trocar meu gabinete , Atualmente uso um kazan pichau 1, que para ajudar é VIDRO na frente, porém eu deixo ele sempre aberto a lateral dele.. todos os testes foram feitos com ele aberto.

Minha configuração é

RTX 3080 10gb
5800x3d
placa-mãe ASUS tuf gaming B550m plus Wi fi 

32gb de memória DDR4 3600MHZ XPG D60

Fonte Cougar 850w 80 plus GOLD modular

SSD M.2 512

SSD M.2 1TB

1TB seagate barracuda

Utilizo 3 fans na frente, um WC de 240mm parte de cima do gabinete e uma fan na traseira como exaustor.

 

Se alguém que tenha o conhecimento profundo desse processador e pode me dar uma dica de como usar ele sem fazer undervolt, deixando ele livre mesmo de fabrica usando o turbo padrão que é 4.5ghz, agradeço muito.

Testes feitos em ambiente de aproximadamente 30graus.. Tanto quando tinha no 5600x quanto no 5800x3d.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

@WilliamReis10 Não sei se está ciente do problema do 5800X3D com as placas-mãe ASUS TUF. A BIOS precisa ser atualizada para não ocorrer do processador queimar. 

Na verdade isso era com o 7800x3D. Com AM4, nunca ouvi isso.

 

27 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

Se alguém que tenha o conhecimento profundo desse processador e pode me dar uma dica de como usar ele sem fazer undervolt, deixando ele livre mesmo de fabrica usando o turbo padrão que é 4.5ghz, agradeço muito.

Olha, não tem segredo: deixe tudo no padrão e apenas faça o undervolt, sem mexer na frequência. Por bem ou por mal, ele simplesmente esquenta e não tem muito o que fazer a respeito, é o que acontece quando você aumenta a barreira entre o chip e o cooler. Diga-se de passagem, pegar um cooler melhor até ajuda um pouco, mas o efeito vai ser pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Math.pi Minha BIOS esta na ultima versão, ja tinha atualizado com o 5600x, se não me engano estou usando a 3006 ou 3004, algo assim. 

@Imakuni Isso, foi o que fiz exatamente, eu só travei o clock no 44.50, que é o turbo normal dele ate 45ghz, Não fiz oveclock , nada do tipo, apenas deixe em stock e fiz o under, e dai sim ficou perfeito.

Mas fiquei com dúvida, vejo vários videos na internet, pessoas usando WC de 240mm outros de 360MM, e dizem não fazer under nos testes, e realmente vi que chega até 120W..115W... tensão chegam há 1.3....1.40V.... e não passam dos 80 graus em jogos, e no estress máximo... bem diferente do meu cenário, por isso fico em duvida se meu setup pode estar prejudicando a temperatura em cerca de ganhar uns 10 graus a mais que o normal do processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

Isso, foi o que fiz exatamente, eu só travei o clock no 44.50

Foi essa parte que eu falei para não fazer: não precisa mexer no clock. Não tem motivo para travar, deixe no automático.

 

21 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

Mas fiquei com dúvida, vejo vários videos na internet, pessoas usando WC de 240mm outros de 360MM, e dizem não fazer under nos testes, e realmente vi que chega até 120W..115W... tensão chegam há 1.3....1.40V.... e não passam dos 80 graus em jogos, e no estress máximo... bem diferente do meu cenário, por isso fico em duvida se meu setup pode estar prejudicando a temperatura em cerca de ganhar uns 10 graus a mais que o normal do processador.

Tem uma série de fatores que influenciam a temperatura. E na moral, a maioria dos "testes" não controlam isso.

 

De qualquer forma, se você controlou a tensão e a temperatura caiu, problema resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Entendi, vou deixar o clock no auto. 

Sim o Under resolveu, porém fico vendo alguns vídeos que pessoal não faz under nele , resolvem apenas melhorando o sistema de refrigeração, ai queria saber qual um sistema bom e valido para por nele, e deixar sem under no processador.

Gabinete aquário rise mode glas, com umas 10 fans fica bom? e colocando um WC de 360mm ? será que pelo menos consigo derrubar uns 10 graus sem under ?

Ouvi dizer em um comentário aleatório na internet que esses gabinetes aquários são um "forno" kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

ai queria saber qual um sistema bom e valido para por nele, e deixar sem under no processador.

Mas... mesmo com um bom sistema, você justamente quer reduzir a tensão para diminuir o gasto de energia, esquentar menos o quarto, fazer menos barulho... é só benefício, e independe do resto.

15 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

Gabinete aquário rise mode glas, com umas 10 fans fica bom?

Não precisa tudo isso. Coloque os dois do WC na entrada, 2 em baixo para a placa de vídeo, e 1+2 na traseira/topo para saída que já é mais que suficiente.

 

16 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

e colocando um WC de 360mm ? será que pelo menos consigo derrubar uns 10 graus sem under ?

Não. Já disse: vai melhorar um pouco, mas não é coisa de 10 graus.

 

17 minutos atrás, WilliamReis10 disse:

Ouvi dizer em um comentário aleatório na internet que esses gabinetes aquários são um "forno" kkkk

Isso até pode ser verdade em alguns casos, mas quase nunca é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Imakuni Entendi, obrigado pelas informações, mas comparando meu pc com de um amigo, que tem exatamente o mesmo processador, mas o sistema de refrigeração com WC 360MM e outr gabinete, o processador dele sm stock sem UNDER, não passa de 66 graus jogando.... ja o meu sem Under, passa fácil de 90 graus, então é claro o grande problema na refrigeração do meu setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...