Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela de BIOS não exibe logo da MSI e dificuldades de acesso ao SETUP


Ir à solução Resolvido por Lucas de Mattos,

Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Recentemente, adquiri uma placa-mãe MSI PRO VDH MAX e gradualmente fui montando meu PC, adicionando a CPU e a memória RAM ao longo do tempo. Hoje, finalmente recebi todas as peças e decidi prosseguir com a montagem. Realizei a montagem de forma cuidadosa e tranquila. No entanto, ao ligar o sistema, observei que a tela de BIOS não exibia a logo da MSI nem indicava a tecla necessária para acessar o SETUP.

 

Apesar de possuir experiência anterior em entrar na BIOS, tentei pressionar a tecla DEL repetidamente, o que permitiu o acesso ao SETUP normalmente. Durante esse problema, a luz de debug da placa-mãe permanece branca. Após o desaparecimento da 'logo' da BIOS, aparece o hifen padrão que pisca brevemente e desaparece e continua a inicialização normalmente, com a luz branca do BOOT acesa.

 

Isso não ocorria no meu último setup, e a placa de vídeo está funcionando normalmente em jogos e etc...

 

Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para resolver esse problema. Já realizei a atualização da BIOS e tentei desativar a opção de exibição da logo em tela cheia, mas o problema persiste. Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda ou orientação.

 

SETUP pré-upgrade:

  • CPU: Xeon E3-1245 V2
  • MB: ASUS P8H61-M LX2 R2.0
  • VGA: RX 580 2048sp
  • RAM: Kingston 8x2GB DDR3 1600 MHz
  • PSU: Gamemax GP650W 80 Plus Bronze
  • HD/SSD: Xraydisk 1 TB

 

SETUP pós-upgrade:

  • CPU: Ryzen 5 5600
  • MB: B450M PRO-VDH MAX
  • VGA: RX 580 2048sp
  • RAM: Asgard Freyr T3 2x8GB DDR4
  • PSU: Gamemax GP650W 80 Plus Bronze
  • HD/SSD: Xraydisk 1 TB

 

 

 

image.thumb.png.9c1e4c3942420665398878578c1526f5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema parece estar relacionado à versão do BIOS da sua placa-mãe. A placa-mãe MSI B450M PRO-VDH MAX é compatível com o processador Ryzen 5 5600, mas a partir da versão 7C02v1D. Se a sua placa-mãe tiver uma versão anterior do BIOS, ela não será compatível com o processador Ryzen 5 5600 e, portanto, não exibirá a logo da MSI nem indicará a tecla necessária para acessar o SETUP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuiHart Não, rapaz. O computador funciona normalmente, só não aparece a logo da BIOS. Inclusive eu menciono no post acima que a atualização já foi realizada, o que acontece é aquela especie de artefato estranho ali, o suporte da MSI já me passou algumas orientações e pretendo executar quando eu tiver tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Após algumas configurações na BIOS na quais eu NÃO SEI quais foram, o problema se resolveu. Eu alterei as seguintes opções para o funcionamento do POST adequado no boot:

  • Alterei as prioridades de BOOT, coloquei prioridade para os HD < Pendrive < CD < (etc...);
  • Alterei LOGO FULLSCREEN no POST;
  • Alterei o formato de CSM/UEFI;
  • Alterei Beepar no POST;

(P.S: Antes que algum sabichão venha comentar: "Ah, mas essas configurações não têm nada a ver com POST", realmente, algumas podem não ter relação com a logo no POST, mas foi isso que resolveu meu problema!)

 

Fui indo na tentativa e erro, até buscar o que aconteceu, mas teve uma hora que alterei 3 opções das quais eu não me lembro e resolveram o problema, eu deixo essa mensagem aqui caso alguém necessite de ajuda algum dia. Uma observação, entre em contato com o suporte da MSI para quaisquer dúvidas!!!

 

MSI-SUPORTE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!