Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serviço de entrega de IP feito pelo DHCP está lento.


Ir à solução Resolvido por Alvaro José Masiero,

Posts recomendados

   Pessoal, tenho uma rede na empresa e estou tendo um problema. O serviço do DHCP, que é a entrega de IP para quem estiver conectado na rede demora. Exemplo, se eu estou mexendo em um desktop e o dhcp está ativo, ele demora para receber um IP. Quando estou fora da empresa e entro nela, meu celular conecta na rede, mas ele demora para receber o IP, dizendo inicialmente que a rede não tem Internet.
Na mesma rede, há três routers com o servidor de dhcp ativo, porém, com áreas de abrangência, distintas, sem conflito. Como corrijo está demora?

rede.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    Melhorando e simplificando. Tenho uma rede, conforme layout abaixo. Nela, na mesma rede, três routers, três servidores DHCP ativos com SSID e range de IPs distintos e o serviço de entrega de IP está lento, demora. O que pode estar acontecendo? Tanto para conectados através de cabo e também para conectados via wifi.

rede.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alvaro José Masiero disse:

Entrega nos três roteadores e a demora é nos três.

 

Então os 3 estão ligados via LAN ao roteador principal e não é algo que dê boa performance. Mas nada tem a ver com DHCP. Se estivessem na mesma rede a latência de 1 ia fazer com que algum outro respondesse antes.

Não tem nada na rede que interfira em broadcasts? Usa blacklists, whitelists, essas coisas? Algum desses antivirus que interferem com a rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, arfneto disse:

Então os 3 estão ligados via LAN ao roteador principal e não é algo que dê boa performance. Mas nada tem a ver com DHCP. Se estivessem na mesma rede a latência de 1 ia fazer com que algum outro respondesse antes.

 

Escrevi errado. Estão ligados via WAN e não é boa ideia. Vai ter redes isoladas e uma boa perda de performance, em troca de ter algum isolamento entre as redes. E precisar de rotas entre elas e ter muitos outros problemas de conectividade, como como impressoras de rede e servidores de arquivos.

 

O serviço DHCP em qualquer um desses pontos deveria reponder em 5/10s. Qual o tempo de lease do DHCP? Tem muitos perif'éricos ligados nessas redes? Testou sem nada mais ligado a um deles, apenas via wifi e depois LAN com o wi-fi desligado? DHCP envolve apenas alguns broadcasts. Tem mais switches nessa rede? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rede. 2 impressoras wifi; 4 Micros desktop via cabo; 4 micros notebook via wifi; 10 celulares via wifi.
O tempo de lease é mais ou menos 10 segundos, porém, isso está sendo novo, porque na minha casa, rede (sem essa quantidade de computadores e celulares) e em outra rede, semelhante, o tempo de lease não existe, é imediato.
Qual seria a melhor configuração para essa rede?
- LP NET, saio pela WAN e servidor DHCP ativo; Nos dois routers TP Link entro pela LAN com o DHCP desativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Alvaro José Masiero disse:

o tempo de lease não existe

 

Tempo de Lease sempre existe. Talvez esteja confundindo isso com o tempo de resposta do servidor.

 

51 minutos atrás, Alvaro José Masiero disse:

Qual seria a melhor configuração para essa rede?
- LP NET, saio pela WAN e servidor DHCP ativo; Nos dois routers TP Link entro pela LAN com o DHCP desativado?

 

Se não precisa dessas redes isoladas, e acho que já sabe de alguns problemas que isso traz, fora o múltiplo NAT e confusão na LAN, a melhor performance vem com uma única rede IP, DHCP ativo em todos os roteadores para diminuir a latência, não usar nenhuma porta WAN exceto no link da.... WAN.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alvaro José Masiero

 

image.png.00e4810a832aa8050e112c13aa5b8e32.png

É difícil entender só com o que você explicou, e não entendi a solução que marcou.

 

 

 

 

 

 

De todo modo entenda que esses endereços que mostrou, 


 

192.168.1.50  / 100
192.168.1.200 / 254
192.168.1.101 / 150

 

São endereços de host e não endereços de rede. E estão todos na mesma rede. E esses /100 /254 e /150 seriam o que? Em geral essa é a nomenclatura para subnet, mas essa rede classe C 192.168.1.0 só tem 24 bits para endereço, com o total de 254 hosts. O DHCP está onde? Qual o tempo de validade do endereço? Tem um servidor só? E parece, a julgar pelo desenho, estar misturando wifi com ethernet. wi-fi é ethernet, assim como o cabo. A rede sem fio, no entanto, nada tem a ver com IP, que roda acima da camada ethernet. Pode ter várias redes wifi operando nesses AC1900 ou em outros AP, usando DHCP servido por outros roteadores, ou computadores em sua rede.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, me desculpe.  1 rede somente.  A nomenclatura utilizada foi para descrever que um router tem o range de DHCP 192.168.1.50 até o 100 e um SSID. O 2o. Router fornece do 101 ao 150 com outro SSID. O 3o, do 200 ao 254 com outro SSID. (Descrição dos range dos IPs fornecidos para demonstrar que não há problemas de um DHCP server fornecer o mesmo IP por outro DHCP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alvaro José Masiero agora faz mais sentido.

 

Entenda que DHCP nada tem a ver com o wifi ou SSID: é só um broadcast a mais na rede. wifi nada tem a ver com IP. 

 

Dependendo da latência você pode ser atendido por outro servidor DHCP e foi isso que eu perguntei tempos atrás: se quando demora quem responde é outro servidor e não o mais "próximo".

 

E não disse nada sobre os `tempos de Lease desses servidores. Usa o mesmo tempo ao menos? Seus clientes mudam muito? Entenda que se usa intervalos muito grandes pode facilmente esgotar endereços em algum deles se tem muita rotatividade. DHCP usa 3 ou 4 mensagens só. Mude o Lease para uns 10 minutos EM TODOS e teste. Pode ser só isso o problema. É a mesma razão pela qual grande parte dos bares e restaurantes que oferecem wifi aqui sempre me diz que o wifi trava na hora do almoço e tem que desligar e ligar de novo pra voltar 😄 Não tem, mas claro se desligar volta com todos os endereços disponíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!