Ir ao conteúdo

SSD lento e travando o PC conforme perde espaço de armazenamento

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Recentemente eu dei um upgrade no meu PC e, desde então, tenho enfrentado problemas com o SSD.

Acontece que conforme ele vai perdendo espaço de armazenamento começa a deixar qualquer ação que eu execute no Windows (10 Pro) extremamente lenta e/ou congelando. Abro o gerenciador de tarefas pra ver se tem algo forçando-o mas mostra que o uso do disco está normal, não passa de 33%. Até mesmo reiniciar e desligar se torna um processo incomum, pois o monitor desliga mas a CPU continua em execução e eu tenho que forçar o desligamento pressionando o botão de Power e isso muitas vezes tem causado a corrupção do Windows, me obrigando a formatar e reinstala-lo.

Mais tarde eu notei que quando faço download de jogos na Steam conforme vão baixando e ocupando espaço do SSD é onde ele gradualmente começa a perder velocidade de leitura e escrita, até chegar ao ponto de ficar em kb/s deixando o sistema lento e congelando as ações que eu executo no PC. De início eu achei que o problema era o próprio SSD, então hoje comprei um novo da mesma marca e modelo (Kingston SATA A400 de 480gb) instalei o Windows, atualizei todos os drivers e o problema persiste. Eu fiz um teste baixando um jogo menor e foi liso, mas quando baixo algo que ocupe mais armazenanento o problema acontece e foi quando percebi que enquanto o espaço de armazenamento restante for maior que 300GB, ele não apresenta problemas de lentidão e travamentos, mas no momento que fica abaixo disso ele já começa a apresenta-los. Outro teste que fiz foi baixar o mesmo jogo no HD que está também está instalado e foi tranquilo, inclusive faz o download em maior velocidade  de escrita que no SSD e roda liso. 

Já gastei todos os meus neurônios e conhecimento limitado tentando entender o que está acontecendo, mas até agora não consegui achar uma solução, por isso resolvi buscar uma luz aqui com vocês. 

Agradeço qualquer ajuda desde já 

SSD Kingston SATA A400

Placa-mãe ASUS PRIME H510M-E

PROCESSADOR Core i5-10400f

RAM 16GB (2x 8GB) Corsair Vengeance LPX

• Solução
Postado

@Pearl Khan Esse SSD Kingston é campeão de falsificação, a menos que você tenha comprado ele em loja séria a chance de vir falsificado é grande, nos falsificados eles pegam um SSD chines genérico e metem em uma carcaça da Kingston.

Tu pode usar o programa Kingston SSD manager pra ver se ele reconhece teu SSD, se não reconhecer como Kingston é certeza que é falso!

Esse sintoma de ficar lento conforme fica cheio é típico de SSD QLC, quando esgota o cache SLC e ele tem que regravar os dados em modo QLC o desempenho fica igual a um pendrive vagabundo!

Postado
42 minutos atrás, F4b10 disse:

@Pearl Khan Esse SSD Kingston é campeão de falsificação, a menos que você tenha comprado ele em loja séria a chance de vir falsificado é grande, nos falsificados eles pegam um SSD chines genérico e metem em uma carcaça da Kingston.

Tu pode usar o programa Kingston SSD manager pra ver se ele reconhece teu SSD, se não reconhecer como Kingston é certeza que é falso!

Esse sintoma de ficar lento conforme fica cheio é típico de SSD QLC, quando esgota o cache SLC e ele tem que regravar os dados em modo QLC o desempenho fica igual a um pendrive vagabundo!

Fiz como você sugeriu e instalei esse SSD Manager, mas o programa só abre e fica nessa tela branca

Sem-t-tulo.png

Então isso significa que não reconheceu e é falso, correto?

Postado

@Pearl Khan Sim, acredito que seu SSD seja falso, eu tenho um Kingston desse mesmo modelo de 480GB original, comprado em 2021 na pichau e ele apresenta essa tela no KSM

spacer.png

Esse SSD original tem mais de 2 anos e 8 mil horas de uso e ainda esta com a saúde em 99% 

No seu caso se o SSD tiver pouco tempo de comprado da pra tentar devolver, o ML mesmo aceita devoluções ate 30 dias... se não for possível devolver o SSD, uma coisa que voce pode tentar é deixar o SSD ligado e ocioso, tipo só liga o PC, entra na tela do BIOS e deixa o PC la ligado e parado por umas 2h, com isso a controladora do SSD deve ter tempo pra fazer a conversão dos dados armazenados para o modo QLC e o SSD deve recuperar um pouco do desempenho.

Normalmente esses SSDs QLC recuperam sozinhos se deixados quietos, a medida que a controladora consegue uma folga pra converter os dados gravados em modo SLC para QLC ela vai recuperando o desempenho, mas com o windows rodando, pode ter um arquivo de paginação nesse SSD e ai o windows fica acessando esse arquivo e atrapalhando a controladora.

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, F4b10 disse:

@Pearl Khan Sim, acredito que seu SSD seja falso, eu tenho um Kingston desse mesmo modelo de 480GB original, comprado em 2021 na pichau e ele apresenta essa tela no KSM

spacer.png

Esse SSD original tem mais de 2 anos e 8 mil horas de uso e ainda esta com a saúde em 99% 

No seu caso se o SSD tiver pouco tempo de comprado da pra tentar devolver, o ML mesmo aceita devoluções ate 30 dias... se não for possível devolver o SSD, uma coisa que voce pode tentar é deixar o SSD ligado e ocioso, tipo só liga o PC, entra na tela do BIOS e deixa o PC la ligado e parado por umas 2h, com isso a controladora do SSD deve ter tempo pra fazer a conversão dos dados armazenados para o modo QLC e o SSD deve recuperar um pouco do desempenho.

Normalmente esses SSDs QLC recuperam sozinhos se deixados quietos, a medida que a controladora consegue uma folga pra converter os dados gravados em modo SLC para QLC ela vai recuperando o desempenho, mas com o windows rodando, pode ter um arquivo de paginação nesse SSD e ai o windows fica acessando esse arquivo e atrapalhando a controladora.

Puts, então eu levei uma rasteira pois foi o técnico que chamei pra instalar as peças novas do PC quem me vendeu. O primeiro também comprei dele, mas ele quem tinha instalado, aí reclamei e ele me mandou outro igual lacrado na embalagem. O segundo fui eu que instalei e o problema continuou, então já tava ficando paranóico achando que tinha dado azar de ter comprado uma placa-mãe bichada e precisaria passar pela burocracia de devolução/assistência técnica autorizada. 

Muito obrigado pela ajuda e tirar um pouco do seu tempo pra me explicar tudo isso amigo, me salvou de uma dor de cabeça tremenda. Amanhã mesmo vou chegar no técnico e exigir meu dinheiro de volta. Eu sou bem leigo nesse assunto, então nem imaginava que podia haver tal situação de peças falsas de computador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...