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SSD lento e travando o PC conforme perde espaço de armazenamento


Ir à solução Resolvido por F4b10,

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Boa tarde,

 

Recentemente eu dei um upgrade no meu PC e, desde então, tenho enfrentado problemas com o SSD.

 

Acontece que conforme ele vai perdendo espaço de armazenamento começa a deixar qualquer ação que eu execute no Windows (10 Pro) extremamente lenta e/ou congelando. Abro o gerenciador de tarefas pra ver se tem algo forçando-o mas mostra que o uso do disco está normal, não passa de 33%. Até mesmo reiniciar e desligar se torna um processo incomum, pois o monitor desliga mas a CPU continua em execução e eu tenho que forçar o desligamento pressionando o botão de Power e isso muitas vezes tem causado a corrupção do Windows, me obrigando a formatar e reinstala-lo.

 

Mais tarde eu notei que quando faço download de jogos na Steam conforme vão baixando e ocupando espaço do SSD é onde ele gradualmente começa a perder velocidade de leitura e escrita, até chegar ao ponto de ficar em kb/s deixando o sistema lento e congelando as ações que eu executo no PC. De início eu achei que o problema era o próprio SSD, então hoje comprei um novo da mesma marca e modelo (Kingston SATA A400 de 480gb) instalei o Windows, atualizei todos os drivers e o problema persiste. Eu fiz um teste baixando um jogo menor e foi liso, mas quando baixo algo que ocupe mais armazenanento o problema acontece e foi quando percebi que enquanto o espaço de armazenamento restante for maior que 300GB, ele não apresenta problemas de lentidão e travamentos, mas no momento que fica abaixo disso ele já começa a apresenta-los. Outro teste que fiz foi baixar o mesmo jogo no HD que está também está instalado e foi tranquilo, inclusive faz o download em maior velocidade  de escrita que no SSD e roda liso. 

 

Já gastei todos os meus neurônios e conhecimento limitado tentando entender o que está acontecendo, mas até agora não consegui achar uma solução, por isso resolvi buscar uma luz aqui com vocês. 

 

Agradeço qualquer ajuda desde já 

 

SSD Kingston SATA A400

Placa-mãe ASUS PRIME H510M-E

PROCESSADOR Core i5-10400f

RAM 16GB (2x 8GB) Corsair Vengeance LPX

  • Solução
Postado

@Pearl Khan Esse SSD Kingston é campeão de falsificação, a menos que você tenha comprado ele em loja séria a chance de vir falsificado é grande, nos falsificados eles pegam um SSD chines genérico e metem em uma carcaça da Kingston.

 

Tu pode usar o programa Kingston SSD manager pra ver se ele reconhece teu SSD, se não reconhecer como Kingston é certeza que é falso!

 

Esse sintoma de ficar lento conforme fica cheio é típico de SSD QLC, quando esgota o cache SLC e ele tem que regravar os dados em modo QLC o desempenho fica igual a um pendrive vagabundo!

 

 

 

 

 

 

Postado
42 minutos atrás, F4b10 disse:

@Pearl Khan Esse SSD Kingston é campeão de falsificação, a menos que você tenha comprado ele em loja séria a chance de vir falsificado é grande, nos falsificados eles pegam um SSD chines genérico e metem em uma carcaça da Kingston.

 

Tu pode usar o programa Kingston SSD manager pra ver se ele reconhece teu SSD, se não reconhecer como Kingston é certeza que é falso!

 

Esse sintoma de ficar lento conforme fica cheio é típico de SSD QLC, quando esgota o cache SLC e ele tem que regravar os dados em modo QLC o desempenho fica igual a um pendrive vagabundo!

 

 

 

 

 

 

Fiz como você sugeriu e instalei esse SSD Manager, mas o programa só abre e fica nessa tela branca

 

Sem-t-tulo.png

 

Então isso significa que não reconheceu e é falso, correto?

Postado

@Pearl Khan Sim, acredito que seu SSD seja falso, eu tenho um Kingston desse mesmo modelo de 480GB original, comprado em 2021 na pichau e ele apresenta essa tela no KSM

 

spacer.png

 

Esse SSD original tem mais de 2 anos e 8 mil horas de uso e ainda esta com a saúde em 99% 

 

No seu caso se o SSD tiver pouco tempo de comprado da pra tentar devolver, o ML mesmo aceita devoluções ate 30 dias... se não for possível devolver o SSD, uma coisa que voce pode tentar é deixar o SSD ligado e ocioso, tipo só liga o PC, entra na tela do BIOS e deixa o PC la ligado e parado por umas 2h, com isso a controladora do SSD deve ter tempo pra fazer a conversão dos dados armazenados para o modo QLC e o SSD deve recuperar um pouco do desempenho.

 

Normalmente esses SSDs QLC recuperam sozinhos se deixados quietos, a medida que a controladora consegue uma folga pra converter os dados gravados em modo SLC para QLC ela vai recuperando o desempenho, mas com o windows rodando, pode ter um arquivo de paginação nesse SSD e ai o windows fica acessando esse arquivo e atrapalhando a controladora.

 

  • Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, F4b10 disse:

@Pearl Khan Sim, acredito que seu SSD seja falso, eu tenho um Kingston desse mesmo modelo de 480GB original, comprado em 2021 na pichau e ele apresenta essa tela no KSM

 

spacer.png

 

Esse SSD original tem mais de 2 anos e 8 mil horas de uso e ainda esta com a saúde em 99% 

 

No seu caso se o SSD tiver pouco tempo de comprado da pra tentar devolver, o ML mesmo aceita devoluções ate 30 dias... se não for possível devolver o SSD, uma coisa que voce pode tentar é deixar o SSD ligado e ocioso, tipo só liga o PC, entra na tela do BIOS e deixa o PC la ligado e parado por umas 2h, com isso a controladora do SSD deve ter tempo pra fazer a conversão dos dados armazenados para o modo QLC e o SSD deve recuperar um pouco do desempenho.

 

Normalmente esses SSDs QLC recuperam sozinhos se deixados quietos, a medida que a controladora consegue uma folga pra converter os dados gravados em modo SLC para QLC ela vai recuperando o desempenho, mas com o windows rodando, pode ter um arquivo de paginação nesse SSD e ai o windows fica acessando esse arquivo e atrapalhando a controladora.

 

 

Puts, então eu levei uma rasteira pois foi o técnico que chamei pra instalar as peças novas do PC quem me vendeu. O primeiro também comprei dele, mas ele quem tinha instalado, aí reclamei e ele me mandou outro igual lacrado na embalagem. O segundo fui eu que instalei e o problema continuou, então já tava ficando paranóico achando que tinha dado azar de ter comprado uma placa-mãe bichada e precisaria passar pela burocracia de devolução/assistência técnica autorizada. 

 

Muito obrigado pela ajuda e tirar um pouco do seu tempo pra me explicar tudo isso amigo, me salvou de uma dor de cabeça tremenda. Amanhã mesmo vou chegar no técnico e exigir meu dinheiro de volta. Eu sou bem leigo nesse assunto, então nem imaginava que podia haver tal situação de peças falsas de computador.

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