Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga mas não há fornecimento de energia para teclado, mouse e etc.


Posts recomendados

Olá,

Normalmente eu costumo hibernar o PC ao invés de desligar. As vezes, quando eu ligo ele de volta, ele liga, aparece a tela inicial, mas o teclado, mouse, HD externa (caso seja conectada), joystick USB (caso seja conectado), qualquer coisa que eu conecte em alguma porta USB (cuja alimentação é feita através dessa conexão), não liga. É como se não houvesse fornecimento de energia da placa-mãe para as entradas usbs (ou pelo menos é uma suposição minha). A um tempo eu tinha um app que me permitia controlar o PC pelo celular, quando isso acontecia eu experimentava ativar o controle do cursor pelo cel, o PC funcionava normalmente (tanto que eu usava esse método para poder reiniciar), através disso, quando o PC voltava, os periféricos se ligavam normalmente. 
Não só isso, mas de vez em quando, quando conecto um case HD externo no PC, o case liga a luz, mas o HD não tem atividade (ou muito pouca que o PC nem reconhece o disco conectado), novamente, como se "não houvesse fornecimento de energia o suficiente". Quando isso acontece, eu "removo o dispositivo com segurança", espero a luz do case se desligar e conecto novamente, então a HD mostra atividade e é reconhecida normalmente pelo SO.
Essas coisas acontecem de forma aleatória (pelo menos não pude notar nenhum padrão exceto o fato de que isso acontece sempre que retorno de uma hibernação).

Alguém sabe o que pode ser isso? problema nas entradas USBs? Fonte de alimentação? placa-mãe? 

OBS: durante o tempo que tenho o PC, já formatei ele 3 vezes (como rotina - 1 vez ao ano normalmente) e isso persiste como se fosse algo crônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marcelo Braunstein disse:

Essas coisas acontecem de forma aleatória (pelo menos não pude notar nenhum padrão exceto o fato de que isso acontece sempre que retorno de uma hibernação)

Se acontece apenas quando volta a utilizar o PC após a hibernação, pode ser algum bug deste modo.

Você pode conferir também em Gerenciador de Dispositivos nos itens "Controladores de USB > *Porta USB*  > Propriedades > Gerenciamento de Energia", se a opção "O computador pode desabilitar o dispositivo para economizar energia" está ativada. Quando ativado, pode ocorrer algum conflito ao reativar o dispositivo.

 

8 minutos atrás, Marcelo Braunstein disse:

de vez em quando, quando conecto um case HD externo no PC, o case liga a luz, mas o HD não tem atividade (ou muito pouca que o PC nem reconhece o disco conectado), novamente, como se "não houvesse fornecimento de energia o suficiente"

É um case mesmo ou já é HD externo por natureza? Alguns modelos de case necessitam alimentação externa e/ou são tão genéricos que não fornecem energia correta constante.

Adicionalmente, o cabo do HD externo é USB 2.0 ou 3.0? Utilize a porta USB correspondente e veja se há alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2024 às 17:58, Lost Byte disse:

Se acontece apenas quando volta a utilizar o PC após a hibernação, pode ser algum bug deste modo.

Você pode conferir também em Gerenciador de Dispositivos nos itens "Controladores de USB > *Porta USB*  > Propriedades > Gerenciamento de Energia", se a opção "O computador pode desabilitar o dispositivo para economizar energia" está ativada. Quando ativado, pode ocorrer algum conflito ao reativar o dispositivo.

 

É um case mesmo ou já é HD externo por natureza? Alguns modelos de case necessitam alimentação externa e/ou são tão genéricos que não fornecem energia correta constante.

Adicionalmente, o cabo do HD externo é USB 2.0 ou 3.0? Utilize a porta USB correspondente e veja se há alguma diferença.

Obrigado pela resposta!
Em "Gerenciamento de Energia" percebi que alguns dispositivos de entrada e controladores estavam de fato com a opção de desligamento marcada. Já desmarquei a caixa. 
Quanto à pergunta do case, uma das HDs é Externa de loja, da Seagate. Outra eu que adaptei (comprei um Case adaptador para HD 2.5 e utilizei uma HD de notebook que eu tinha). Os cabos dessas HDs externas são 3.0 porém, minha placa-mãe não tem entrada 3.0 (apesar de aparentar ter - fui enganado pelo vendedor). Apesar disso, outros dispositivos comuns que utilizam conexão 2.0 também sofrem com o mesmo comportamento. As entradas passam energia o bastante pra um RUB de varias portas USB ligar o led minúsculo, mas não o bastante pra energizar um pendrive conectado... É o bastante pra ligar os leds do Case que eu comprei (que funcionam como sinalização da atividade da HD), como a luz fica estática e não há vibração interna, não é o bastante para energizar a HD para ligá-la.
Agora que desmarquei as caixas de alguns dos controladores espero que resolva, mas irei atualizar a informação aqui.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!