Ir ao conteúdo

B450 Gaming BR aceita SSD M.2 de 1TB?

Ir à solução Resolvido por MastertechBR,

Posts recomendados

Postado

Olá meu PC tem uma placa-mãe da ASUS Prime B450 Gaming BR e estava querendo colocar um SSD M.2 de 1 Terá, será que posso colocar tranquilo ? Atualmente estou usando nela 1 HD e 1 SSD Sata 128GB (muito pouco).

Postado
5 minutos atrás, Nelson Backes disse:

Olá meu PC tem uma placa-mãe da ASUS Prime B450 Gaming BR e estava querendo colocar um SSD M.2 de 1 Terá, será que posso colocar tranquilo ? Atualmente estou usando nela 1 HD e 1 SSD Satã 128GB (muito pouco).

Mas... você foi no site do fabricante, viu se a placa tinha suporte para M.2 ou não, e ainda assim ficou com dúvida?

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Nelson Backes disse:

Olá meu PC tem uma placa-mãe da ASUS Prime B450 Gaming BR e estava querendo colocar um SSD M.2 de 1 Terá, será que posso colocar tranquilo ? Atualmente estou usando nela 1 HD e 1 SSD Satã 128GB (muito pouco).

Independente do tamanho, pode usar qualquer SSD NVMe. O limite da B350 é pci-e 3.0, ou seja, até 3500MBps de leitura e escrita. Acima disso, vai limitar pra baixo, a essa velocidade.

• Amei 1
Postado
2 minutos atrás, Nelson Backes disse:

@Imakuni sim fiquei na dúvida, sei que tem o slot e tudo mais, do fiquei na dúvida sobre questão de modelo de SSD M.2 e PCIE por exemplo.

M.2 é o formato físico. PCIE e Sata é o tipo de SSD; veja lá se o SSD que você quer comprar é do primeiro ou segundo (e se for do segundo, não compre) e se na descrição da placa-mãe diz que só suporta um ou outro, ou os dois tipos.

Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

M.2 é o formato físico. PCIE e Sata é o tipo de SSD; veja lá se o SSD que você quer comprar é do primeiro ou segundo (e se for do segundo, não compre) e se na descrição da placa-mãe diz que só suporta um ou outro, ou os dois tipos.

Pelo que vi, ao utilizar o slot M.2, não se pode usar as entrada de Satã 5 e 6 se não me engano.

Postado
11 minutos atrás, Nelson Backes disse:

Pelo que vi, ao utilizar o slot M.2, não se pode usar as entrada de Satã 5 e 6 se não me engano.

Correto, embora isso não importe muito.

• Amei 1
Postado

@Nelson Backes

Como dito pelo Imakuni aqui,

4 horas atrás, Imakuni disse:

Cabe o esclarecimento:

Atualmente existem 02 tipos de M.2:

Um SSD outro NVMe, estou lhe explicando isso para voce ter cuidado ao comprar, pois M.2 é apenas o formato do produto, onde ficam instaladas as memórias que tem os dois tipos citados: SSD ou NVMe.

O SSD tem o limite de velocidade normal do próprio SSD 2.5 comum que conectamos via interface/conector SATA padrão.

O NVMe é um modelo muito mais rápido de memória, que se conecta diretamente com o barramento da placa-mãe chamado PCI-E,

o mesmo que é usado pelas placas de Vídeo.

O que difere é apenas a quantidade de vias/estradas/lanes que cada PCI-E tem para ser aproveitada.

no caso do M.2 NVMe voce vai estar conectado no PCI-E x4(04 vias/lanes de PCI-E para serem usadas)

Já sua placa de Vídeo é conetada no PCI-E x16, mais vias mais rapidez para as informações serem enviadas e recebidas...

Espero que tenha ajudado a esclarecer melhor, se tiver qualquer duvida me avise por favor....

• Amei 1
Postado
5 horas atrás, MastertechBR disse:

@Nelson Backes

Como dito pelo Imakuni aqui,

Cabe o esclarecimento:

Atualmente existem 02 tipos de M.2:

Um SSD outro NVMe, estou lhe explicando isso para voce ter cuidado ao comprar, pois M.2 é apenas o formato do produto, onde ficam instaladas as memórias que tem os dois tipos citados: SSD ou NVMe.

O SSD tem o limite de velocidade normal do próprio SSD 2.5 comum que conectamos via interface/conector SATA padrão.

O NVMe é um modelo muito mais rápido de memória, que se conecta diretamente com o barramento da placa-mãe chamado PCI-E,

o mesmo que é usado pelas placas de Vídeo.

O que difere é apenas a quantidade de vias/estradas/lanes que cada PCI-E tem para ser aproveitada.

no caso do M.2 NVMe voce vai estar conectado no PCI-E x4(04 vias/lanes de PCI-E para serem usadas)

Já sua placa de Vídeo é conetada no PCI-E x16, mais vias mais rapidez para as informações serem enviadas e recebidas...

Espero que tenha ajudado a esclarecer melhor, se tiver qualquer duvida me avise por favor....

Ajudou demais amigo agradeço, então o NVMe é muito superior ao Sata. Vou pedir uma última ajudadinha, pois baixei o manual da minha placa-mãe e encontrei o seguinte:

"M.2(SOCKET3)
Este soquete permite que você instale módulos M.2 (NGFF) SSD.

M.2(SOCKET3)
2280 22110 2260 2242

• O soquete M.2 (M Key) suporta dispositivos de armazenamento PCIe 3.0 x4 no 
padrão 2242 / 2260 / 2280 / 22110. 

• O soquete M.2 compartilha largura de banda com as portas SATA_5/6, e portanto, 
as portas SATA_5/6 não podem ser utilizadas quando um dispositivo está tem M.2 
instalado."

Quer dizer que não tem compatibilidade com NVMe ou eu sou burro mesmo e tô enganado? E na questão do PCIE posso colocar um 4.0 mesmo? Lembrando, a placa-mãe em questão é a ASUS Prime B450m Gaming/BR. Se puder me informa te agradeço de coração e desculpe a burrice pois sou muito "cru" nessa questão de técnicas avançadas.

Postado
1 hora atrás, Nelson Backes disse:

Quer dizer que não tem compatibilidade com NVMe ou eu sou burro mesmo e tô enganado?

Está dizendo justamente o contrário: "suporta dispositivo PCIE", ou em outras palavras, "suporta NVMe"

1 hora atrás, Nelson Backes disse:

E na questão do PCIE posso colocar um 4.0 mesmo?

PCIE é retrocompatível, você pode misturar que o sistema inteiro funciona na menor versão.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!