Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galeura, eu tenho um iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017) e, como boa paulista, tenho tido alguns problemas com falta de luz e o medo de queimar alguma coisa é gigante. Tem algum nobreak ou algo que posso usar corretamente para minha máquina, já que tem esse negócio de PFC ativo e tal? Quanto mais eu leio em fóruns e afins, mais confusa eu fico. 

Agradeço desde já! 

Postado
19 minutos atrás, Fernand_a disse:

Olá galeura, eu tenho um iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017) e, como boa paulista, tenho tido alguns problemas com falta de luz e o medo de queimar alguma coisa é gigante. Tem algum nobreak ou algo que posso usar corretamente para minha máquina, já que tem esse negócio de PFC ativo e tal? Quanto mais eu leio em fóruns e afins, mais confusa eu fico. 

Agradeço desde já! 

Coloque um bom filtro de linha como os da Clamper, e utilize aterramento.

Nobreak é útil para quem trabalha no computador e não pode correr o risco de acabar a energia de repente e não dar tempo de salvar o trabalho. Nobreak bom tem que ser com onda senoidal pura para não danificar a fonte do equipamento, estes modelos custam pelo menos uns 2-3 mil reais...

Postado

Como disse @gutopereira , procure por modelos com saída do tipo onda senoidal pura e com potência adequada (suficiente), que vai depender do consumo do computador. Geralmente o próprio fabricante informar na descrição do produto a compatibilidade do equipamento. Mas em caso de dúvida, contate o SAC do fabricante e pregunte se o dispositivo é realmente compatível com fonte de alimentação com PFC ativo.

Veja essa link, em especial o último tópico ("Cuidados para PCs com PFC Ativo: Por que um Nobreak Senoidal é Essencial"):

https://tsshara.com.br/blog/falta-de-energia/como-escolher-o-nobreak-ideal-para-o-seu-pc/

Postado

@Flávio Pedroza No caso é notebook, o qual já tem bateria inteira que faz o papel do nobreak, por isso o filtro de linha já serve.

E o aterramento só vai adiantar se a fonte tiver plug de 3 pinos.

Se a fonte tiver só dois, o aterramento do filtro de linha vai servir para ajudar ele a descarregar os surtos elétricos modo comum (raio), e interferências, mas não vai servir pra fonte diretamente, porém vai servir indiretamente através da proteção do filtro de linha.

Postado

@Flávio Pedroza Entendi, confundi com MacBook, então vai precisar de nobreak senoidal puro mesmo, aí o ideal seria carregar Mac o equipamento com processamento máximo (uma grande carga de processamento/stress test) para e fazer a medição com wattímetro e verificar correção de fator de potência para aí dimensionar um nobreak de acordo considerando a potência aparente obtida no wattímetro para dimensionamento, pois os Watts da fonte são o que ela entrega na saída, mas quanto vai puxar da rede e qual corrente (varia com fp)? Depende da eficiência da fonte e seu fator de potência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!