Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de CPU e GPU em KIT AM4


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Fala galera, faz quase três anos que montei meu primeiro computador com as seguintes peças:

- Placa-mãe - Gigabyte B450 Aorus M

- Fonte - Superframe 500w 80 Plus Bronze

- Ryzen 5 4600G

- Asgard Loki W2 (2x8gb), 3200mhz, cl18

- Gabinete Superframe Flow

- SSD M.2 NVMe 500GB

- HDD 1TB

 

Recentemente, estive pensando em melhorar meu processador e placa de vídeo, pois montei esse PC pensando em fazer um upgrade apenas nessas duas peças (investi mais em fonte e placa-mãe justamente por isso), e gostaria saber de vocês, qual a melhor combinação dada a minha fonte e placa-mãe, valeu!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedrão16 disse:

Recentemente, estive pensando em melhorar meu processador e placa de vídeo, pois montei esse PC pensando em fazer um upgrade apenas nessas duas peças (investi mais em fonte e placa-mãe justamente por isso), e gostaria saber de vocês, qual a melhor combinação dada a minha fonte e placa-mãe, valeu!

Depende do tamanho do bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni @akagouveia o limitante não é o dinheiro no meu caso acredito eu, pois gostaria de colocar o melhor processador e placa de vídeo que minha placa-mãe e fonte podem aguentar sem dar algum problema. Mas de qualquer forma, eu tenho 4k e uns quebrados pra poder investir nisso, mas dependendo posso investir mais

 

Pesquisei um pouco mais e vi que seria uma boa colocar uma RTX 4060Ti/RX 6750XT pois as fabricantes pedem no site oficial uma fonte de 450~500w, também vi que seria uma boa um Ryzen 5 5600 ou 7 5700x. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedrão16 Se eu fosse investir acima de 3K, eu trocaria a fonte também. Uma boa fonte de 650W Gold vai pegar nem 500 reais.  

Aí faria sentido o Ryzen 7 5700X e uma RTX 4060 Ti (8GB se for só FPS ou 16GB se for usar Ray tracing) ou a RX 7700 XT (A 6750 XT está sem estoque nesse período). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Pedrão16 disse:

@Imakuni @akagouveia o limitante não é o dinheiro no meu caso acredito eu, pois gostaria de colocar o melhor processador e placa de vídeo que minha placa-mãe e fonte podem aguentar sem dar algum problema. Mas de qualquer forma, eu tenho 4k e uns quebrados pra poder investir nisso, mas dependendo posso investir mais

 

Pesquisei um pouco mais e vi que seria uma boa colocar uma RTX 4060Ti/RX 6750XT pois as fabricantes pedem no site oficial uma fonte de 450~500w, também vi que seria uma boa um Ryzen 5 5600 ou 7 5700x. O que acham?

Se bolso não é limite, a primeira coisa a fazer é colocar o 5800x3D. Depois disso, uma RTX 40 adequada... quem sabe a 4070 Super ou 4070 TI Super, dependendo de como for o consumo de energia delas.

 

Menos que isso, aí você vai ter que cortar. O 5700x3D pode ser uma boa, dependendo do desempenho e preço que chegar no Brasil. A 4070 normal também deve ficar mais em conta daqui um mês ou outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pedrão16 Se eu fosse investir acima de 3K, eu trocaria a fonte também. Uma boa fonte de 650W Gold vai pegar nem 500 reais.  

Aí faria sentido o Ryzen 7 5700X e uma RTX 4060 Ti (8GB se for só FPS ou 16GB se for usar Ray tracing) ou a RX 7700 XT (A 6750 XT está sem estoque nesse período). 

Obrigado pela resposta! Sinceramente, não queria por uma fonte nova. Até porque montei meu computador inicialmente pensando em não trocá-la futuramente, por isso perguntei qual seriam as configurações máximas que minha placa-mãe e fonte suportariam.

 

Nesse caso, faria sentido então eu colocar algo até que ponto? Porque eu realmente não quero trocar a placa-mãe e a fonte 😅

 

Só que assim, apesar de não ser o meu foco, eu dei uma pesquisada sobre fontes que você recomendou. Andei vendo por aqui outras perguntas e tal, e o povo recomendou a MSI MAG A650BN, que é 80 Plus Bronze. Mas ainda é boa pra segurar as configs que citei anteriormente. Só que novamente, a troca de fonte deixo pra ultimo caso, já que planejo o orçamento só pra GPU e CPU, além de não necessariamente pretender torrar toda minha grana disponível.

4 horas atrás, Imakuni disse:

Se bolso não é limite, a primeira coisa a fazer é colocar o 5800x3D. Depois disso, uma RTX 40 adequada... quem sabe a 4070 Super ou 4070 TI Super, dependendo de como for o consumo de energia delas.

 

Menos que isso, aí você vai ter que cortar. O 5700x3D pode ser uma boa, dependendo do desempenho e preço que chegar no Brasil. A 4070 normal também deve ficar mais em conta daqui um mês ou outro.

Dependendo seria melhor eu aguardar mesmo o lançamento dessas GPUs (as quais eu espero não ter um consumo tão alto) a volta de estoque das RXs que procuro.

 

Depois daquilo que o @Pedro Math.pi disse, acho que vou dar uma diminuida nas minhas pretensões, visando uma maior segurança. Já que não quero trocar a placa-mãe e fonte, por mais dinheiro que sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pedrão16 disse:

Só que assim, apesar de não ser o meu foco, eu dei uma pesquisada sobre fontes que você recomendou. Andei vendo por aqui outras perguntas e tal, e o povo recomendou a MSI MAG A650BN, que é 80 Plus Bronze.

A gente não recomenda mais essa, MSI foi pega com a boca na botija alterando os componentes da fonte.

 

3 minutos atrás, Pedrão16 disse:

Dependendo seria melhor eu aguardar mesmo o lançamento dessas GPUs (as quais eu espero não ter um consumo tão alto) a volta de estoque das RXs que procuro.

Como você se recusa a trocar a fonte, o jeito é pagar a taxa Nvidia e ir com a série 40xx pela eficiência energética superior. Se precisa disso, esquece as RX e a série 30.

 

4 minutos atrás, Pedrão16 disse:

Depois daquilo que o @Pedro Math.pi disse, acho que vou dar uma diminuida nas minhas pretensões, visando uma maior segurança. Já que não quero trocar a placa-mãe e fonte, por mais dinheiro que sobre.

placa-mãe é irrelevante, ela não te limita (quer dizer, tirando a troca para DDR5 e Ryzen 7000). E com um bolso de 4k, fonte também não é o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!