Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos!

O PC do meu pai estava dando uns erros de Kernel 41 (evento crítico) e desligando sozinho. Então, após inúmeros tutoriais no Youtube e pesquisas em fóruns online, descobri que a origem do erro poderia estar na fonte do PC. Sendo assim, realizei uma limpeza no filtro do gabinete que fica abaixo da fonte (o qual se encontrava terrivelmente imundo e empoeirado) e a frequência dos erros simplesmente caiu de 5 eventos por dia para 1. Até aí tudo bem, concluí que provavelmente o erro de fato era a sujeira que estava na fonte, e pensei que tornaria a ocorrer depois de um tempo. De fato, o mesmo erro tornou a ocorrer mais vezes após algumas semanas, mas dessa vez resolvi ser mais ousado e limpar a fonte inteira, pois nos 10 anos que temos esse PC, a fonte nunca foi desmontada e limpa.

E assim, lá fui eu dar uma de técnico e, munido de lata de ar comprimido e pincel antiestático, realizei a desmontagem da fonte e removi os 10 anos de poeira acumulada (lembrando que não cheguei a desmontar a fonte inteira, apenas desparafusei a carcaça de metal e limpei aquela placa com vários capacitores, e a ventoinha). Em seguida, resolvi tirar o pó dos outros componentes (placa-mãe, placa de vídeo, HD, SSD, e gabinete), troquei a pasta térmica do processador, e fiz a remontagem dos cabos, seguindo algumas fotos que havia tirado antes. Lembrando que não foi a primeira vez que desmontei o PC e montei-o novamente, já havia feito isso em outras limpezas sem problemas.

Entretanto, após finalizar a montagem e pressionar o botão de power; um cheiro de plástico queimado e uma fumaça começaram a sair do gabinete. A ventoinha frontal não ligou, nem a luz de power e reset, e muito menos o watercooler. Não houve barulho, nem estalo, e nem explosão, foi apenas o cheiro de plástico derretido e a fumaça. Pois bem, ciente do ruim que havia dado, abri o PC e percebi que o cabo de 12v que liga a fonte ao CPU havia derretido por completo! Verifiquei os outros componentes e não vi dano algum nas placas de circuito impresso de nenhum deles, tudo perfeitamente normal, apenas o cabo havia derretido e o conector de 4 pinos, que se fundiu ao da placa-mãe (e que agora não solta nem por decreto).

Não sei ao certo o que aconteceu, mas agora estou entre comprar um computador novo ou trocar a fonte desse por uma nova e ver no que dá, portanto gostaria da opinião de vocês. Estou deixando abaixo as especificações do PC e anexando umas fotos do ocorrido, são fotos do conector, da placa-mãe (frontal e traseira), do cabo (tem uma parte que tá só nos fios, mas é porque a capinha derreteu tanto que esfarelou quando eu mexi), e da fonte aberta. 

Especificações do PC:

- Processador: AMD FX6300

- placa-mãe: GIGABYTE GA970a DS3P

- Fonte: Cougar ST Plus 500 PFC Ativo

- Memória: 8GB Rise Mode 8gb

- Watercooler: CoolerMaster Seidon 120v

- Placa de vídeo: GeForce GTX 750Ti

- HD 1TB

- SSD Kingston 250gb

Desde já, antecipo meus agradecimentos.

IMG-20240112-WA0008.jpg

IMG-20240112-WA0009.jpg

IMG-20240112-WA0010.jpg

IMG-20240112-WA0001.jpg

IMG-20240112-WA0002.jpg

IMG-20240112-WA0005.jpg

IMG-20240112-WA0003.jpg

IMG-20240112-WA0004.jpg

IMG-20240112-WA0007.jpg

• Solução
Postado

@SteelBR Eu começaria trocando essa fonte que é de baixa qualidade, pegaria uma Cooler Master MWE v2 Bronze 450w [MPE-ACAAB], essa fonte já é mais do que suficiente para essa sua configuração.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Na imagem dá pra ver que o cabo foi instalado errado, não sei se apos retirar esse cabo derretido da fonte se o conector que fica na placa-mãe não esteja danificado, caso esteja só outra placa-mãe. 

Captura de tela de 2024-01-12 11-13-17.png

• Curtir 1
Visitante

Postado

@SteelBR Pela imagem e pelo cabo mal encaixado, parece que o conector foi colocado na posição errada. E muito provavelmente queimou a placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!