Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo 12v do CPU derreteu!


Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Olá, amigos!

O PC do meu pai estava dando uns erros de Kernel 41 (evento crítico) e desligando sozinho. Então, após inúmeros tutoriais no Youtube e pesquisas em fóruns online, descobri que a origem do erro poderia estar na fonte do PC. Sendo assim, realizei uma limpeza no filtro do gabinete que fica abaixo da fonte (o qual se encontrava terrivelmente imundo e empoeirado) e a frequência dos erros simplesmente caiu de 5 eventos por dia para 1. Até aí tudo bem, concluí que provavelmente o erro de fato era a sujeira que estava na fonte, e pensei que tornaria a ocorrer depois de um tempo. De fato, o mesmo erro tornou a ocorrer mais vezes após algumas semanas, mas dessa vez resolvi ser mais ousado e limpar a fonte inteira, pois nos 10 anos que temos esse PC, a fonte nunca foi desmontada e limpa.

 

E assim, lá fui eu dar uma de técnico e, munido de lata de ar comprimido e pincel antiestático, realizei a desmontagem da fonte e removi os 10 anos de poeira acumulada (lembrando que não cheguei a desmontar a fonte inteira, apenas desparafusei a carcaça de metal e limpei aquela placa com vários capacitores, e a ventoinha). Em seguida, resolvi tirar o pó dos outros componentes (placa-mãe, placa de vídeo, HD, SSD, e gabinete), troquei a pasta térmica do processador, e fiz a remontagem dos cabos, seguindo algumas fotos que havia tirado antes. Lembrando que não foi a primeira vez que desmontei o PC e montei-o novamente, já havia feito isso em outras limpezas sem problemas.

 

Entretanto, após finalizar a montagem e pressionar o botão de power; um cheiro de plástico queimado e uma fumaça começaram a sair do gabinete. A ventoinha frontal não ligou, nem a luz de power e reset, e muito menos o watercooler. Não houve barulho, nem estalo, e nem explosão, foi apenas o cheiro de plástico derretido e a fumaça. Pois bem, ciente do ruim que havia dado, abri o PC e percebi que o cabo de 12v que liga a fonte ao CPU havia derretido por completo! Verifiquei os outros componentes e não vi dano algum nas placas de circuito impresso de nenhum deles, tudo perfeitamente normal, apenas o cabo havia derretido e o conector de 4 pinos, que se fundiu ao da placa-mãe (e que agora não solta nem por decreto).

 

Não sei ao certo o que aconteceu, mas agora estou entre comprar um computador novo ou trocar a fonte desse por uma nova e ver no que dá, portanto gostaria da opinião de vocês. Estou deixando abaixo as especificações do PC e anexando umas fotos do ocorrido, são fotos do conector, da placa-mãe (frontal e traseira), do cabo (tem uma parte que tá só nos fios, mas é porque a capinha derreteu tanto que esfarelou quando eu mexi), e da fonte aberta. 

 

Especificações do PC:

- Processador: AMD FX6300

- placa-mãe: GIGABYTE GA970a DS3P

- Fonte: Cougar ST Plus 500 PFC Ativo

- Memória: 8GB Rise Mode 8gb

- Watercooler: CoolerMaster Seidon 120v

- Placa de vídeo: GeForce GTX 750Ti

- HD 1TB

- SSD Kingston 250gb

 

Desde já, antecipo meus agradecimentos.

IMG-20240112-WA0008.jpg

IMG-20240112-WA0009.jpg

IMG-20240112-WA0010.jpg

IMG-20240112-WA0001.jpg

IMG-20240112-WA0002.jpg

IMG-20240112-WA0005.jpg

IMG-20240112-WA0003.jpg

IMG-20240112-WA0004.jpg

IMG-20240112-WA0007.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@SteelBR Eu começaria trocando essa fonte que é de baixa qualidade, pegaria uma Cooler Master MWE v2 Bronze 450w [MPE-ACAAB], essa fonte já é mais do que suficiente para essa sua configuração.

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

 

Na imagem dá pra ver que o cabo foi instalado errado, não sei se apos retirar esse cabo derretido da fonte se o conector que fica na placa-mãe não esteja danificado, caso esteja só outra placa-mãe. 

Captura de tela de 2024-01-12 11-13-17.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!