Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD faz o boot mas não eh reconhecido pela BIOS e da erro nos arquivos


Posts recomendados

Olá amigos,


Tenho dois discos rígidos, um SATA normal e um SSD M.2 NVMe, desde que adquiri o SSD coloquei o Windows nele e só uso nele desde então.
Acontece que ontem meu pc estava desligando sozinho, eu abri e achei q podia ser alguma coisa mal conectada, eu desconectei as memórias soprei, sei uma "limpada" nos conectores e religuei, no fim o problema era q meu fio da fonte estava mal conectado na tomada.

Depois disso minha placa-mãe não reconhece ele mais e quando tento acessar jogos ou arquivos eles não abrem, dao falta de arquivo ou ficam abrindo e fechando.

Reparei que quando abro o explorador de arquivos o D:(q eh o SSD) fica aparecendo os arquivos e desaparecendo, como se estivesse com mau contato ou algo assim, o mais bizarro eh que ele faz o boot pelo SSD mas não eh reconhecido.

alguém tem alguma ideia? Se algo conectado passou a dar mau contato ou se meu slot M.2 ta indo pro saco, meu SSD eh novo e ainda tem garantia, queria tentar alguma solução antes de aciona-la.
tem chance de ter a ver com as memórias q apenas retirei e recoloquei?

 


Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Murilo3453 disse:

Desculpe fiquei meio confuso, em Meu computador a letra D:/ atribuída ao SSD fica aparecendo e sumindo tipo piscando, ou as vezes quando liga aparece e outras não?

 

Os arquivos ficam aparecendo e sumindo o tempo inteiro, segue o exemplo abaixo:

image.thumb.png.00aecf7186981fbfbdc30ca6b8af5aff.png

 

image.thumb.png.5d035c238f1d7ecfc87b97dc66f97091.png

 

essas duas imagens tem literalmente 2 segundos de diferença


EDIT: fica aparecendo essa mensagem o tempo inteiro, provavelmente quando some e reaparece o SSD:

 

image.png.e28dc92f1c4c0448ae3a0f2e15599e48.png

 

Obviamente reiniciar não resolve.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Murilo3453 disse:

@fixpitt tu chegou a remover ele e colocar de novo? pode ser mau contato, o pc parou de desligar sozinho? há e você tem outro slot na placa-mãe pra coloca ele pra testar?

 

a partição C:/ e D:/ são do M.2?


Sim removi e coloquei varias vezes, tentei soprar dar uma limpada no slot.
O desligar sozinho era o cabo da fonte frouxo, não tinha conexao com o M2, eu mexi à toa.

Eu não tenho outro slot M.2, minha placa-mãe eh a B450M Gaming, só tem um 😞

A C:/ eh o SATA e a D:/ eh o SSD, isso q eh estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Murilo3453 disse:

 @fixpitt é então ou é o SSD ou o slot com problema mano provavelmente,não tem outro slot na tua placa pra colocar? tu chegou a fazer um live boot com linux pra ver como ele se comporta?

não tem outro slot 😞

o q eh live boot? não faço ideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cria um pendrive bootável com Linux (Ubuntu ou Tails), como tu faz com o windows para instalar, porém tu não vai instalar ele no HD executa ele direto do pendrive. você vai conseguir acessar o armazenamento dos HD.

 

Se tanto o Sata quanto o NVMe aparecerem normal, sem o problema que ta causando no windows ou similar, faz um backup do NVMe pelo menos coisas mais importantes. e formata ele Pelo CMD do Windows, pode seguir esse tutorial

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...