Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A internet de casa, é ADSL, o roteador primário (tp link), nós deixamos apenas o cabo de rede que vai para o roteador mercusys AC12G, única coisa que está ligadas a ele são as câmeras de casa, 2 pc, 1 TV e a automação tais como: chuveiro, chaveiro digital, iluminação RGBda sanca, os spot da sanca e os ventiladores, mas por algum motivo quando a automação é conectada no WI-FI, simplesmente passa um tempo, eles se desconectam. Eu não sei mais o que fazer, pensei em trocar o roteador, não sei se isso vai dar algum resultado, o que eu poderia fazer? 

obs: se eu desativo o DHCP, simplesmente o roteador não deixa nada conectar no wifi dele.

• Membro VIP
Postado

A desconexão é o sintoma, mas é preciso investigar qual a origem do problema.

( Quando ocorre, é possível acessar o roteador? Outros dispositivos se conectam no wireless? No cabo, permanece a conexão?)

Se toda a automação cai, é possível que o problema esteja no roteador mesmo.

Pode ser que a troca de pacotes mais intensa, gere esse comportamento no roteador. Por este motivo os fabricantes colocam em nos produtos agora o IoT, para indicar que ele suporta melhor diversos dispositivos conectados.

Em algumas automações, é comum deixar um roteador mais simples apenas para isto, para que não ocorra concorrência de sinal quando se conectar com dispositivos mais rápidos como smartphones, tablets, etc.

• Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@dwatashi Quando ocorre isso, é possível sim que eu acesse o roteador. Porém a desconexão fica acontecendo em alguns minutos, acredito que seja o erro no dhcp, porque quando eu desligo ele, simplesmente o Wi-Fi não conecta mais pelo celular, nem a automação da casa

Postado
Em 18/01/2024 às 17:12, PradoSz disse:

o roteador primário (tp link), nós deixamos apenas o cabo de rede que vai para o roteador mercusys AC12G, única coisa que está ligadas a ele são as câmeras de casa, 2 pc, 1 TV e a automação tais como: chuveiro, chaveiro digital, iluminação RGBda sanca, os spot da sanca e os ventiladores, mas por algum motivo quando a automação é conectada no WI-FI, simplesmente passa um tempo, eles se desconectam. Eu não sei mais o que fazer, pensei em trocar o roteador, não sei se isso vai dar algum resultado

Não, não deu para entender nada. Pode ser falha minha.

Por que não tem nada conectado no roteador primário? Um cabo só? Qual a razão? Ele não em wifi? vai perder as antenas e a cobertura por que? Ele não tem portas de rede? Vai perder por que?

Automação não é uma entidade que "caia" como unidade. E o tráfego é em geral mínimo. Apenas um eventual heartbeat para manter a conexão se tanto, e o tráfego de uso --- quando há uso --- é mínimo: pequenas sequências de comando e status.

Eses dispositivos em geral só podem ser conectados por wifi e em geral não tem sequer opção de definição de endereço IP, então é claro que se perder acesso ao DHCP eles não vão operar.

Como o tráfego é mínimo e o acesso dee ser máximo, espero que não tenha ligado esse roteador MercurSYS via WAN no outro porque essa é a garantia de problemas e muita coisa não vai sequer funcionar.

Em geral esses aparelhos funcionam assim: uma conexão bluetooth inicial com um computador ou smartphone faz o registro desses aparelhos na rede wifi desejada. Depois disso a vida segue e eels nunca mais dão problema, desde que estejam todos os aparelhos numa mesma rede IP. Note que IP não é ethernet. wifi é ethernet, cabo é ethernet. IP é uma camada acima. Na rede ethernet esses aparelhos são conectados pelo endereço MAC. Através desse endereço é que eles arrumam um endereço IP. Sem surpresas, esse endereço vem pelo protocolo DHCP.

Sem DHCP ok nada vai funcionar direito.

• Garanta que esteja TUDO na mesma rede.
  • use endereços fixos e conhecidos para os dois roteadores.
  • Use DHCP nos dois aparelhos para menor latência. Separe um mínimo de endereços para esses dispositivos de automação e ligue no roteador mais simples, claro.
  • Use um intervalo pequeno de lease, e igual nos dois.
  • Ligue os dois via LAN. É essencial.

Postei um micro roteiro ontem sobre isso, e dezenas de tópicos nos últimos meses, com números, desenhos, argumentos e roteiros de como fazer isso. Pode ver aqui no meu conteúdo no forum. Tenho uma lista de 3 ou 4 deles. Vou achar e depois eu repito aqui se achar importante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...