Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar um roteador wifi mesh?


Posts recomendados

Minha casa é muito grande e o wifi não chega direito no meu quarto, o roteador fica na sala e ja tem um roteador da tp link conectado no da vivo. Chega um cabo de rede da sala até o quarto, onde conecto meu computador. Minha dúvida é se daria certo eu comprar um ax3000 ou ax6000 para colocar nesse cabo que chega no quarto, para distribuir o wifi para os dispositivos do quarto e se seria possível conectar um cabo de rede no roteador para o computador. Outra dúvida é se seria necessário conectar no roteador da vivo ou se posso conectar no da tplink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque o roteador tp-link não está conectado ao cabo de rede em seu quarto? Em geral é o mais simples. Melhor cobertura de rede, mais pontos para cabo, menor latencia no dhcp...

 

mesh não ter a ver com velocidade ou aumento da cobertura, apenas com transitividade na conexao. Se não precisa disso --- de poder ficar andando pelo site conectado à mesma rede wifi --- então pouco ganha com mesh. A velocidade é a mesma, o preço é bem maior, o alcance é bem menor (e por isso compra mais pontos mesh e gasta ainda mais dinheiro).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2024 às 16:45, arfneto disse:

Porque o roteador tp-link não está conectado ao cabo de rede em seu quarto? Em geral é o mais simples.

Exato, alem disso se o wifi dos dois roteadores estiverem ligados um está causando interferencia no outro.

Se você não quer tirar o tp link da sala pelo menos desative o wifi do roteador da vivo .

Compre o ax3000 coloque no quarto e boa, ele possui porta para seu pc tambem. Só não esqueça, roteadores adicionais devem ser ligados ao roteador principal (provavel que seja o da vivo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesh nada tem a ver com aumento de alcance ou cobertura. O alcance é até menor. A cobertura aumenta se você adicionar mais POD --- o nome que o marketing criou para os pontos de acesso mesh. 3gbps ou 6gbps é questão de necessidade e de dispositivos próximos. 6 gbps o fabricante pode divulgar como suficiente mais de 70 dispositivos. Só que o alcance é o mesmo do de 3gbps. E se aumenta a distância o sinal deteriora muito rápido e assim é melhor ter 2 x 3000 em lugares disitintos e bem escolhidos. São as leis da física.

 

Mesh tem a ver com transitividade da conexão, o simples fato de você poder andar pela rede e ele ir trocando de POD sem cair a conexão. Só isso, Se precisa disso então compre desses. E se vai comprar procure e confirme que está comprando dos que permitem o tráfego do canal de controle --- que o marketing batizou de ethernet backhaul --- via cabo, porque via wifi nem faz muito sentido afinal.

 

Se já tem dois roteadores considere que esses da vivo em geral são da clase ac1800 ou perto disso, com 400 + 1400 mbps em 2.4 e 5ghz. Some isso ao que seu roteador TP-Link oferece e talvez não precise gastar mais nada com isso por hora e apenas instalar w posicionar com cuidado.

 

2 horas atrás, gabrieltestoni disse:

Exato, alem disso se o wifi dos dois roteadores estiverem ligados um está causando interferencia no outro.

Se você não quer tirar o tp link da sala pelo menos desative o wifi do roteador da vivo .

 

Se a escolha de canais estiver no automático nos dois não vai haver interferência importante. Mas deve posicionar os dois de modo a criar uma cobertura melhor. Em casas e pequenos AP o óbvio é colocar o segundo roteador ao lado de uma segunda TV e ligar os dois por cabo, LAN-LAN.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!