Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV CRT Panasonic - mod para NTSC


Posts recomendados

Tenho uma TV Panasonic modelo TC-20A7 que é apenas PAL-M (possui o cristal 3,575611 MHz)

Eu vi que a placa possui alguns lugares para colocar mais outros dois cristais, provalvemente para modelos que sejam dual ou tripla norma - NTSC, PAL-M e PAL-N.

Sabem como devo proceder para "adicionar" o modo NTSC? Seria apenas soldar o cristal NTSC (3.579545 MHz) no lugar?

Segue link para esquema dela. Não aparece nenhuma dica relacionada a isso.

 

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/panasonic-esquemas-tv/panasonic-tc20a7-tc14a7-tc20c21-mx3-r-7167/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coincidência, estava vendo esse vídeo hoje mesmo que toca nesse assunto. Assista a partir de 21:46.
Ele está fazendo um transplante de placa de uma tv somente PAL-M para uma dual norma PAL-M/NTSC. Nessa tv, além dos cristais, também tem que adicionar um capacitor pra cada cristal e um transistor pra chavear o PAL-M e um pro NTSC.
No seu caso não sei se é possível. O pino 4 do IC1101 da sua tv me parece ser o responsável pela troca da norma, mas tem escrito apenas "PAL M/N". No vídeo, a tv que é somente PAL-M tem um micro diferente da dual norma, que não funciona com NTSC apesar do espaço na placa para os cristais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Panasonic TC20A7 usa o CI an5192k-b e segundo o datasheet, aceita sim tanto PAL quanto NTSC.

Eu adicionei o cristal no lugar da placa X602 e um capacitor de 15pF, que vão direto para o pino 08 do CI. Pino este correspondente ao NTSC. No pino 07 já está o cristal PAL-M com o capacitor.

Não quero tirar o PAL-M. Queria ela "dual norma". Acredito que agora seria questão de entrar no menu de serviço e mudar para "AUTO" o sistema de cor. Só a adição dos componentes não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo visto sua tv tem tudo pra ser bi-norma. Pelo menos na parte de hardware.
A questão agora é o software. Tentar ativar pelo modo de serviço, caso tenha, ou utilizar outra memória de uma tv que utilize essa mesma placa/micro que seja PAL-M/NTSC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que no modo de serviço existe uma função B7=VCO(38) e no PDF diz FCO, algo relacionado com isso no datasheet do CI. Vou providenciar um controle remoto para entrar no modo de serviço e ver se mudando esse B7 muda algo.

E vi que o modelo TC-20C7 possui a dual norma, inclusive mostra como ligar o cristal e o cap. cerâmico bem como eu fiz. Acredito que a questão apenas agora é de ajuste no menu de serviço.

 

https://eletronica2002.forumeiros.com/t93537-tv-panasonic-modelo-tc20a7-modo-de-servico-preciso

 

https://www.eserviceinfo.com/downloadsm/34432/PANASONIC_TC-20C7.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei mudar a opção B7 mas sem sucesso. Continua sem cores no NTSC. Acho que é caso perdido.

O mais estranho é que o modelo TC-20C7 possui dual norma e, aparentemente, a única diferença é a presença do cristal NTSC X602 e do capacitor. Mas não adiantou adicionar eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas perguntas aí que a gente pode fazer.

Será que o micro faz esse chaveamento pra troca da norma automaticamente?
Será que a memória da 20C7 é igual a da 20A7?
Será que não faltam mais componentes?

Aí é esperar o pessoal mais experiente opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!