Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma TV Panasonic modelo TC-20A7 que é apenas PAL-M (possui o cristal 3,575611 MHz)

Eu vi que a placa possui alguns lugares para colocar mais outros dois cristais, provalvemente para modelos que sejam dual ou tripla norma - NTSC, PAL-M e PAL-N.

Sabem como devo proceder para "adicionar" o modo NTSC? Seria apenas soldar o cristal NTSC (3.579545 MHz) no lugar?

Segue link para esquema dela. Não aparece nenhuma dica relacionada a isso.

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/panasonic-esquemas-tv/panasonic-tc20a7-tc14a7-tc20c21-mx3-r-7167/

Postado

Que coincidência, estava vendo esse vídeo hoje mesmo que toca nesse assunto. Assista a partir de 21:46.
Ele está fazendo um transplante de placa de uma tv somente PAL-M para uma dual norma PAL-M/NTSC. Nessa tv, além dos cristais, também tem que adicionar um capacitor pra cada cristal e um transistor pra chavear o PAL-M e um pro NTSC.
No seu caso não sei se é possível. O pino 4 do IC1101 da sua tv me parece ser o responsável pela troca da norma, mas tem escrito apenas "PAL M/N". No vídeo, a tv que é somente PAL-M tem um micro diferente da dual norma, que não funciona com NTSC apesar do espaço na placa para os cristais.

• Curtir 1
Postado

Essa Panasonic TC20A7 usa o CI an5192k-b e segundo o datasheet, aceita sim tanto PAL quanto NTSC.

Eu adicionei o cristal no lugar da placa X602 e um capacitor de 15pF, que vão direto para o pino 08 do CI. Pino este correspondente ao NTSC. No pino 07 já está o cristal PAL-M com o capacitor.

Não quero tirar o PAL-M. Queria ela "dual norma". Acredito que agora seria questão de entrar no menu de serviço e mudar para "AUTO" o sistema de cor. Só a adição dos componentes não resolveu.

Postado

É, pelo visto sua tv tem tudo pra ser bi-norma. Pelo menos na parte de hardware.
A questão agora é o software. Tentar ativar pelo modo de serviço, caso tenha, ou utilizar outra memória de uma tv que utilize essa mesma placa/micro que seja PAL-M/NTSC.

Postado

Vi que no modo de serviço existe uma função B7=VCO(38) e no PDF diz FCO, algo relacionado com isso no datasheet do CI. Vou providenciar um controle remoto para entrar no modo de serviço e ver se mudando esse B7 muda algo.

E vi que o modelo TC-20C7 possui a dual norma, inclusive mostra como ligar o cristal e o cap. cerâmico bem como eu fiz. Acredito que a questão apenas agora é de ajuste no menu de serviço.

https://eletronica2002.forumeiros.com/t93537-tv-panasonic-modelo-tc20a7-modo-de-servico-preciso

https://www.eserviceinfo.com/downloadsm/34432/PANASONIC_TC-20C7.html

Postado

Tentei mudar a opção B7 mas sem sucesso. Continua sem cores no NTSC. Acho que é caso perdido.

O mais estranho é que o modelo TC-20C7 possui dual norma e, aparentemente, a única diferença é a presença do cristal NTSC X602 e do capacitor. Mas não adiantou adicionar eles.

Postado

Tem algumas perguntas aí que a gente pode fazer.

Será que o micro faz esse chaveamento pra troca da norma automaticamente?
Será que a memória da 20C7 é igual a da 20A7?
Será que não faltam mais componentes?

Aí é esperar o pessoal mais experiente opinar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!