Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conector da placa de Vídeo falta dois pinos


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Saudações, pessoal! Bom dia. Estou enfrentando um problema com minha placa RX 580, que está desligando aleatoriamente. Em alguns dias, ela desliga sozinha, enquanto em outros funciona normalmente. Já realizei diversas ações, incluindo manutenção, troca de pasta térmica e verificação detalhada de todos os componentes, os quais estavam em ordem.

Suspeito que o problema esteja na fonte de alimentação, pois a RX 580 emite um LED vermelho em caso de falta de energia e um branco/azul quando tudo está correto. No meu caso, quando o PC está desligado, o LED fica branco; ao ligar, fica vermelho, indicando possivelmente uma insuficiência na alimentação da placa. Minha fonte é uma Duex de 500W com um conector PCI-E de 6 pinos, enquanto minha placa requer 8 pinos. Reconheço que não é o ideal usar a placa com menos pinos.

Gostaria de saber se vale a pena adquirir um adaptador ou investir em uma fonte nova. Além disso, gostaria de recomendações de fontes de até 550 reais para a configuração do meu computador, listada abaixo:

 

Processador: Xeon E5 2670-v3

GPU: AMD RADEON RX 580 8GB

16GB de RAM

 

IMG_20240127_114420.webp

4 minutos atrás, pedro0sz disse:

Saudações, pessoal! Bom dia. Estou enfrentando um problema com minha placa RX 580, que está desligando aleatoriamente. Em alguns dias, ela desliga sozinha, enquanto em outros funciona normalmente. Já realizei diversas ações, incluindo manutenção, troca de pasta térmica e verificação detalhada de todos os componentes, os quais estavam em ordem.

Suspeito que o problema esteja na fonte de alimentação, pois a RX 580 emite um LED vermelho em caso de falta de energia e um branco/azul quando tudo está correto. No meu caso, quando o PC está desligado, o LED fica branco; ao ligar, fica vermelho, indicando possivelmente uma insuficiência na alimentação da placa. Minha fonte é uma Duex de 500W com um conector PCI-E de 6 pinos, enquanto minha placa requer 8 pinos. Reconheço que não é o ideal usar a placa com menos pinos.

Gostaria de saber se vale a pena adquirir um adaptador ou investir em uma fonte nova. Além disso, gostaria de recomendações de fontes de até 550 reais para a configuração do meu computador, listada abaixo:

 

Processador: Xeon E5 2670-v3

GPU: AMD RADEON RX 580 8GB

16GB de RAM

 

IMG_20240127_114420.webp

   

 

E outra duvida, se eu fizer um Undervolt ate eu conseguir comprar a fonte nova ajudaria em algo? daria pra eu usar a placa sem ela desligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O certo seria NÃO usar a placa, até trocar essa fonte porca que tem aí.. Uma fonte decente nessa faixa de potência, deveria te oferecer dois conectores de 8 pinos.. Não um único de 6 pinos..

 

Sugestão: https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

 

 

18 minutos atrás, pedro0sz disse:

 

E outra duvida, se eu fizer um Undervolt ate eu conseguir comprar a fonte nova ajudaria em algo? daria pra eu usar a placa sem ela desligar?

O cabo de 8 pinos libera 150 Watts de consumo pelo cabo, enquanto o de 6, apenas 75 Watts.. Esse undervolt, pra contornar essa limitação de energia, teria de ser enorme e ia capar muito a placa.. Já é estranho ela ligar dessa forma..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RS Faria disse:

O certo seria NÃO usar a placa, até trocar essa fonte porca que tem aí.. Uma fonte decente nessa faixa de potência, deveria te oferecer dois conectores de 8 pinos.. Não um único de 6 pinos..

 

Sugestão: https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

 

 

O cabo de 8 pinos libera 150 Watts de consumo pelo cabo, enquanto o de 6, apenas 75 Watts.. Esse undervolt, pra contornar essa limitação de energia, teria de ser enorme e ia capar muito a placa.. Já é estranho ela ligar dessa forma..

 

 

Entendi, vou substituir a placa por um modelo inferior que tenho disponível, o qual não requer cabo de alimentação até a chegada da minha nova fonte.

Estou pensando em adquirir esta fonte da Corsair, que está em promoção na Pichau: https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cv-750-750w-80-plus-bronze-preto-cp-9020237-br?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA8NKtBhBtEiwAq5aX2Gftw4M88E96hgnscVH2caiqh4apCTXcUPGoNBHiMzu45aBob8XxHRoCbqcQAvD_BwE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedro0sz

 

Essa Corsair, oferece só 100 Watts a mais, pelo DOBRO do preço.. E a linha CV da marca é a mais básica deles.. Definitivamente é um mal negócio, no mínimo..

 

Eu tô um pouco por fora dos melhores custo-benefício do mercado, mas dê uma olhada nos tópicos do setor de Fontes e Energia (AQUI), pois o pessoal é mais inteirado por lá.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!