Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar processador AMD Ryzen 3600 ou b450m s2h e por mais RAM?


Posts recomendados

Hoje possuo um kit com uma b450m s2h, r53600, rx 7600 e 16gb de RAM 2666mhz.

Gostaria de saber se a melhor escolha seria trocar o processador de um Ryzen 5 3600 pra um Ryzen 5 5600x ou usar o mesmo dinheiro para trocar pra uma b550 e aproveitar para pegar 32gb de RAM 3200mhz?



Só posso escolher um entre esses dois cenários pois é o que o meu orçamento comporta. Poderiam ajudar?
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma das duas trocas vai vale tanto a pena, ao meu ver, falo isso também como usuário de Ryzen 5 3600, placa-mãe B450 e 16GB de RAM. Valeria se ao você conseguisse recuperar a maior parte do seu dinheiro vendendo as peças atuais pra pagar as novas, mas você provavelmente não conseguiria recuperar nem metade do valor investido.

 

Se fosse você guardava dinheiro e esperava sair a geração Ryzen 9000, que deve aparecer depois do meio do ano, se é pra comprar placa-mãe, memória e processador novos, então que seja algo atual. Eu mesmo vou esperar um possível Ryzen 5 9600X ou 9600 (que deve sair em 2025 mais barato que o 9600X e praticamente mesmo desempenho). Se eu ver que vale a pena ir para próxima geração logo no começo (se tiver placa-mãe boa e barata), eu troco, porque até o momento o 3600 está me servindo bem, quase 2 anos e meio com ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

Hoje possuo um kit com uma b450m s2h, r53600, rx 7600 e 16gb de RAM 2666mhz.

Gostaria de saber se a melhor escolha seria trocar o processador de um Ryzen 5 3600 pra um Ryzen 5 5600x ou usar o mesmo dinheiro para trocar pra uma b550 e aproveitar para pegar 32gb de RAM 3200mhz?

Investir em placa-mãe e mais memória velha definitivamente não vale, então sobra trocar o processador.

 

Dito isso, considere já pegar o 5700x direto. Fique de olho nos preços, ele deve baixar um pouco com a chegada do 5700 (que você não deve comprar) e 5700x3D.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

@Imakuni Como assim placa e memória velha? uma b550 não seguraria uns 5-7 anos tranquilamente rodar os jogos?

DDR4 já é tecnologia morta, processadores modernos usam DDR5. Compre o necessário (16gb), mas não invista mais que isso.

 

Sobre a placa, não tem diferença significativa entre uma B450 e B550. De novo, use o dinheiro em coisas que realmente importam; leia-se, processador e placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

@Imakuni Como assim placa e memória velha? uma b550 não seguraria uns 5-7 anos tranquilamente rodar os jogos?

Placa-mãe não influencia em quase nada se você vai conseguir rodar jogos ou não, quem vai mandar nisso é o conjunto de processador + placa de vídeo. O Ryzen 5 3600 já está nas últimas, então se você é do tipo que gosta de rodar todos os lançamentos a 60+ FPS, ele já não consegue mais proporcionar 60 FPS estáveis em vários títulos recentes. Nesse caso até daria para considerar a troca de processador, mas eu também só iria se fosse um 8/16 tipo o 5700X ou 5700X3D, não com outro 6/12, pois o ganho de desempenho será pouco.

 

10 minutos atrás, Vinicius Verissimo disse:

@Imakuni Acredita que não existe uma boa diferença entre um pci express 3.0 pra 4.0 pra minha rx 7600?

Só existirá grande impacto com PCI-Express 3.0 quando você está rodando o jogo numa configuração que exige bem mais memória de vídeo do que a quantidade que você tem. O impacto por rodar algum jogo com menos VRAM que o necessário sempre existe, mas ele piora conforme a velocidade de transferência de dados do barramento PCI-Express, pois nesse caso a placa precisará começar a buscar a RAM do PC mais vezes em vez de buscar dados na própria VRAM que já está na placa, e a velocidade de transferência do PCI-Express influencia nisso. E nem é ideal deixar isso acontecer, porque rodar um jogo sem a quantidade de VRAM necessária aumenta mais a chance do jogo quebrar "do nada".

 

Em situações normais você verá pouquíssima diferença de uma RX 7600 rodando em 4.0 ou 3.0, como você pode ver abaixo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Vinicius Verissimo disse:

@GuilhermeGB ótimo! realmente prefiro ir pro r7 5700x. Referente a minha memória RAM... seria bom eu trocar meus 16gb com 266mhz pra um com 3200mhz?

Já que você vai continuar com AM4 e só tem 2666MHz, já pode até ir para os 32GB 3200MHz (2x16GB), e no futuro quando for mudar de plataforma pode ser mais fácil pra vender o kit já com 32GB, ou pode vender tudo separado.

 

EDIT: Mas para ajudar com os custos tente vendar as peças que vai substituir, eu ainda sou mais favorável a esperar para pegar um kit mais novo por causa da longevidade. Se você é do tipo que está sempre querendo rodar os últimos lançamentos acima dos 60 FPS, daqui poucos anos esse Ryzen 7 5700X também não vai dar conta. Atualmente tem jogos que ele já está fazendo média de 70-80 FPS, um pouco mais essa média já começa a ficar nos 60-70 FPS e depois até abaixo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Trocar processador AMD Ryzen 3600 ou b450m s2h e por mais RAM?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...