Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Tenho internet Vivo Fibra 200 MB em minha residência e por ser um sobrado, o sinal no andar de cima é bem instável. O alcance não é bom e por isso utilizo um repetidor de sinal da Xiaomi.
O roteador instalador é o da operadora um MitraStar GPT-2741GNAC-N1 e estou pensando em utilizar um roteador melhor. Via algumas opções, conforme abaixo:

1) Comprar Antena 5Dbi com cabo pigtail para instalar no modem -> Consiste em abrir o roteador e instalar 2 antenas de 5Dbi com cabo. Precisa fazer 2 furos na carcaça do roteador. Custo R$ 50,00 e a encheção da operadora por mexer no aparelho.

2) Colocar o roteador MitraStar em Bridge e usar em conjunto com outro roteador -> Vi relatos de limitação da velocidade pelo MitraStar. Não sei se é verdade. Pensei no TP-Link EX220. Custo R$ 270,00

3) Retirar o MitraStar e usar um GPon + Roteador -> Aparelhos TP Link Gpon XZ000-G7 e Roteador EX 220. Custo R$ 350,00.

Escolhi esses aparelhos pois são os utilizados em tutoriais, fica mais fácil para mim configurar. Não fica claro o real aumento de desempenho em cada opção. Compensa a troca ou deixo como está?
Estou aberto a novas sugestões também. 

Postado

Se você mexer no aparelho da vivo a empresa pode te cobrar uma multa por esta modificação.

Eu considero a terceira opção a melhor. Dá uma olhada no Tp Link Xx230v.

Você não citou qual o modelo desse repetidor Xiaomi. Entenda que se o sinal do modem que chega no segundo andar for ruim o repetidor então vai repetir um sinal ruim. Nesse caso seria a melhor opção conecta-los por cabo e usar aparelhos compatíveis com rede Mesh.

Vale a pena também dar uma olhada nos aparelhos da Huawei, o AX2S e AX3 pro.

Postado
Em 01/02/2024 às 20:39, edu.dnb disse:

usar aparelhos compatíveis com rede Mesh

Aqui discordo do amigo @edu.dnb . Mesh só fará a transição de um sinal para outro e não melhora a qualidade da rede. De pode passar cabo, então a melhor opção é um AP. Sugiro UniFi PoE. Vai precisar de uma fonte PoE. Se a distância for muita, talvez seja necessário PoE ativo, senão uma passiva resolve.

https://ui.com/us/en/wifi/flagship

Ativo:

https://www.intelbras.com/pt-br/injetor-poe-200-at-injetor-poe-200-at

https://www.intelbras.com/pt-br/fonte-injetora-poe-passivo-poe-2405-f

P.S.: O PoE ativo gerencia a energia, modulando conforme o consumo variando a tensão de acordo com a necessidade do equipamento. O passivo emite a mesma tensão de saída sem variações, independente da necessidade do equipamento.

Postado
Em 31/01/2024 às 18:20, Hiperion disse:

1) Comprar Antena 5Dbi com cabo pigtail para instalar no modem -> Consiste em abrir o roteador e instalar 2 antenas de 5Dbi com cabo. Precisa fazer 2 furos na carcaça do roteador. Custo R$ 50,00 e a encheção da operadora por mexer no aparelho.

2) Colocar o roteador MitraStar em Bridge e usar em conjunto com outro roteador -> Vi relatos de limitação da velocidade pelo MitraStar. Não sei se é verdade. Pensei no TP-Link EX220. Custo R$ 270,00

3) Retirar o MitraStar e usar um GPon + Roteador -> Aparelhos TP Link Gpon XZ000-G7 e Roteador EX 220. Custo R$ 350,00.

(1) Se o seu problema é a cobertura não deve usar uma antena mais poderosa e sim mais antenas. Houve época em que se acreditava que mais potência era a solução, apesar de ser por definição um pouco ingênuo em ambientes urbanos. Seria como todo mundo passar a falar mais alto para ser ouvido, mesmo quando tem muita gente falando. O resultado é só mais barulho e interferência. Redes mesh são a prova do contrário, com menor alcance, menor potência e mais aparelhos.

Use mais um roteador, posicionado cuidadosamente entre o melhor teórico e o possível no site. Na prática em geral o melhor é usar um roteador ao lado de cada TV --- grande consumidor de banda hoje em dia. Interligar os roteadores por cabo e deixar tudo na mesma LAN

(2) usar bridge é ingênuo: se seu problema é cobertura vai desligar o rádio do aparelho da VIVO? Ele é como um AC1200 e vai perder a cobertura wifi e mais 2 ou 3 portas ethernet... Em troca de... nada. Bridge é isso: ponte. Seu aparelho vira um simples conversor de midia.

(3) mais dinheiro e menos resultado ainda. Compre um roteador AX. Posicione com cuidado. Meça o sinal. É trivial com um telefone e um aplicativo gráis, tipo o WiFi Analyzer. Pode ver pela cor ou pela tabela. Não exige nenhum conhecimento especial. Se não ficar bom com um use um terceiro, com a mesma técnica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!