Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desabilitar HDs USB na Inicialização


Ir à solução Resolvido por Druid,

Posts recomendados

Pessoal alguém aqui saberia como setar o Windows 11 Pro para inicializar o Computador sem inicializar os DRIVERS USB conectados nele?

É que tenho 6 Drivers USB conectados no meu Desktop e gostaria que ele não inicializa-se os mesmos quando eu entro no meu Windows 11, dando assim o direito a eu poder inicializá-los quando eu quiser, isto é possível, alguém aqui já quis esta opção e econtrou resposta para isto?

Pergunto isto, porque depois que resolvi, por aqui, o problema de perda de configuração da CMOS da minha placa-mãe, pilha estava descarregada, por dois dias o meu Windows 11 Pro 23H2, inicializava, e não ativava os 6 HDs espetados nas USBs do meu Desktop, e a partir de ontem começou a ativar todos 🙄🤔😢.

Pensei que se tratava do meu programa USB Safely Remove, que tinha setado o Windows para desligar os HDs USB espetados no meu Desktop, e não prestei atenção (Atenção é tudo né?), se ao inicializar o micro a BIOS faz esta operação, ou seja: reconhece os discos rígidos espetados na minha placa-mãe e aciona eles dando start e o Windows só confirma, enfim, agora não sei como isto ocorre, e se tem algum comando que possa ser dado via Windows 11, que seja, para desligar os HDs reconhecidos pela BIOS da placa-mãe, ou se tem com setar a BIOS da placa-mãe para não inicializar estes HD, deixando que eu manualmente faça isto, para economizar energia, visto que nem sempre quero todos ligados ao mesmo tempo, e para não ficar espetando a toda hora os mesmo no meu Desktop.

Att.

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pode tentar isso para desabilitar os discos (HD e SSD USB) de serem iniciados com o sistema:

Crie ou altere a chave de registro:
 

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\UsbStor
 

Start = 4 (Desabilitado) - Não inicia no boot

Start = 3 (Habilitado) - Inicia no boot

 

 

Ou assim (desculpe que está em inglês, se precisar de ajuda avise)

Open Disk Management (right-click on the Start button and select Disk Management).
Right-click on the USB drive and select "Change Drive Letter and Paths".
Select the drive letter and click on "Remove".
Click on "Yes" to confirm.
Open the "Action" menu and select "Properties".
Uncheck the "Automatically mount new volumes" option and click on "OK".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Marin

4 minutos atrás, Julio Marin disse:

Amigo, pode tentar isso para desabilitar os discos (HD e SSD USB) de serem iniciados com o sistema:

Crie ou altere a chave de registro:
 

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\UsbStor
 

Start = 4 (Desabilitado) - Não inicia no boot

Start = 3 (Habilitado) - Inicia no boot

 

Obrigado pela dica amigo @Julio Marin.

 

Mas eu tenho a opção de a qualquer momento, manualmente, usar tanto o ícone USB Safely Remove como o ícone do Windows sem o USB Safely Remove para acordar ou dar start nestes HDs espetados no meu desktop, certo?

 

Att.

 

Druid®.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Druid disse:

@Julio Marin

 

Mas eu tenho a opção de a qualquer momento, manualmente, usar tanto o ícone USB Safely Remove como o ícone do Windows sem o USB Safely Remove para acordar ou dar start nestes HDs espetados no meu desktop, certo?

 

Att.

 

Druid®.

Eu não testei. Porém esses ícones são para remover o dispositivo. Se ele não estiver montado não tem como remover.
Porém provavelmente consegue montá-los através da ferramenta de partição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Julio Marin

55 minutos atrás, Julio Marin disse:

Eu não testei. Porém esses ícones são para remover o dispositivo. Se ele não estiver montado não tem como remover.
Porém provavelmente consegue montá-los através da ferramenta de partição.

 

Não deu certo amigo, simplesmente ele ignorou a chave de registro, para minha infelicidade 😢.

 

Start = 4 (Desabilitado) - Não inicia no boot - INICIALIZOU TODOS MEUS HDs USB.

 

Att.

 

Druid®.

 

P.S. Ocorre que eu quero eles montados, mas deligados temporariamente, como se eu fizesse isto manualmente, por exemplo: quando eu vou no menu do USB Safely Remove, eu tanto posso PARAR como eu POSSO RETORNAR o HD USB, assim seria HABLILITAR E DESABILITAR, porém eu gostaria que o Windows ao iniciar automáticamente deixasse desabilitado todos, uma vez que a BIOS ao iniciar o computador HABILITA TODOS MEUS HDs e o WINDOWS 11 deixa quieto, e esta opção em inglês que voce me passou dismonta os HDs, me parece meio perigoso, nossa como será que a Microsoft não pensou nisto, sei lá :/.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

BINGO!

 

Descobri como fazer amigo @Julio Marin, a opção que tenho que usar do USB Safely Remove é DISABLE DEVICE e não PARAR, estranho o tradutor do programa, não o faz 100%.

 

Ai quando o Desktop inicializa, a BIOS reconhece todos os HDs USB e inicializa-os, porém quando entra no Windows o programa USB Safely Remove deve enviar um comando para os HDs que estão em DISABLE, serem desabilidatos, e eu posso restarta-los manualmente, que é o que eu quero e o Windows 11 Pro deveria fazer, enfim:

 

R E S O L V I D O

 

Att.

 

Druid®.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!