Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 10400f pegando 89W é normal?


Posts recomendados

43 minutos atrás, Richard_14 disse:

eu estava jogando com hw monitor e fui ver, quando vi o processador estava usando 89W sendo que o limite dele é 65W alguém pode me explicar se é normal?

Jogue fora esse programa, ele não presta. Não é confiável. Se quer uma leitura adequada, use o HWInfo64.

 

Sobre o processador, 65w é só o limite em uso constante prolongado. Mas por um certo período de tempo, é permitido que o processador passe disso para te dar mais desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos alguns pontos a considerar:

 

1-Não sabemos se o valor medido por esse sensor que está sendo mostrado está considerando apenas o processador em si ou mais alguma coisa junto;

2-Nem sempre os valores estimados pelo fabricante são realistas, as vezes eles reportam apenas o valor para o processador na frequência base, sem o Turbo Boost ativado;

 

O Core i5 13600 mesmo é um processador de 65W, mas em testes práticos, com medições feitas por instrumentos externos, é mostrado que ele passa de 100W. Começaram agora a colocar também o TDP com Turbo Boost ativado, no caso eles estimam até 153W, bem mais que o dobro dos 65W.

 

Na plataforma AMD AM4, que é a que eu uso, o HWMonitor não é tão específico com o valor reportado, já o HWiNFO64 mostra tudo detalhado as informações de vários sensores, inclusive o sensor que mede o consumo apenas do processador.

 

1270493535_hwinfo644ghz1_05.thumb.png.9795b70210fe743db97437b40045a6ca.png

 

Esse print acima é um antigo que eu tinha guardado aqui nas imagens do fórum. Geralmente o valor que vemos no HWMonitor é o reportado pelo sensor "CPU Package Power" que leva em consideração o processador e vários outros circuitos integrados, enquanto o consumo do CPU em si é reportado pelo "CPU Core Power (SVI2 TFN)". Agora não sei se as plataformas da Intel também oferecem tantos sensores assim.

 

No caso meu processador estava rodando com undervolting aí no print, então o consumo dele estava abaixo dos 65W padrão, estava chegando a cerca de 50W, mas o "CPU Package Power" somava 75W, que é o valor geralmente mostrado pelo HWMonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Core i5 10400f pegando 89W é normal?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!