Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reinicia com algo "pesado"


Posts recomendados

Bom esse problema ja vem ocorrendo a um tempo 1 mês +/- neste mês de Janeiro vem ocorrendo varias quedas de luz e não é algo previsível(chovendo forte ou algo do tipo) e então um dia simplesmente meu pc reiniciou de noite sem queda de luz no momento eu apenas o desliguei e fui dormir. No outro dia percebi que sempre que eu abro algo mais pesado como Diablo 4, World of Warcraft e pasmem Genshin Impact meu pc logo em seguida desliga, eu já testei joga-los com gráficos baixos e o pc não desliga ou se desliga é após varias horas de jogatina.
Segue minha config:
Processador: I7 10700k
Placa-Mãe: ASUS TUF GAMING z490-Plus
memória RAM : TEAM GROUP T-FORCE 16GB (2x8GB) DDR4 3200
Placa de Vídeo: Zotac GTX 1080 Mini (e bom minha intenção é fazer um upgrade para uma 4070TI esse é o motivo da minha fonte ser 750w)
Fonte: EVGA 750BQ
SSD: 2 M2 um de 250GB outro de 500GB da Kingston
HD: WD 1TB
O PC desliga e tenta se reiniciar eu digo tenta pois muitas vezes ele reinicia 2-3x antes de realmente conseguir ligar, já fiz diversos testes como:
Apertar todas as conexões do pc
Remover as memórias e troca-las de Slot
Uma limpeza geral
Testei minha GPU no segundo Slot e também testei ela em outro PC e tudo continua normal no outro PC
Testei a fonte de outro PC que é uma Corsair CX550 no pc porém o meu pc não liga com ela, apenas acende uma luz laranja na Placa-Mãe e não tem Vídeo, mesmo as luzes de tudo estar normal
Testei também ligar o pc apenas com os 8pinos ao invés de 8+4pinos e não teve diferença
Eu utilizo o PC ligado a um estabilizador e também já testei também liga-lo em direto na tomada em tomadas diferentes e com cabos de força diferentes também
Algo que eu faço que talvez seja prejudicial ao pc é que sempre que o desligo para ir dormir eu desligo o botão da fonte para luz da placa-mãe não me incomodar(eu sei que isso pode ser desativado pelo Armory Crate da ASUS porém não achei que pudesse impactar na fonte, e não tenho certeza), dado os vários testes que fiz e os outros que não posso fazer como testar outro processador ou outra Placa-Mãe ja que não possuo aqui para fazer isso eu tenho 90% de certeza de que meu problema se encontra na Fonte, gostaria de uma ajuda do pessoal pra ter certeza de que este é meu problema, e também indicações de fontes caso esse seja o problema, estou de olho na Pichau com algumas promoções como a Cooler Master MWE 650 Bronze V2 MPE-6501-ACAAW-BBR e a Corsair CV 750 CP-9020237-BR. Não uso muito o fórum e não sei a politica sobre isso porém se para explicar meu problema melhor e os métodos de teste que eu fiz precisar de algo como chat de voz tem o meu Discord que é Lokaao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lokaao disse:

Eu utilizo o PC ligado a um estabilizador

Estabilizador hoje no PC é uma das piores coisas, pois fontes modernas cumprem bem o papel de estabilizador (selecionar e trabalhar com a tensão da rede elétrica).

Eu diria que o uso a longo prazo junto com as quedas de luz devem ter afetado algum ou alguns componentes.

A indicação é usar direto na tomada, com no máximo um DPS (filtro de linha) e/ou algum nobreak devidamente dimensionado.

Sugiro que desligue o PC, remova qualquer equipamento ligado na tomada (inclusive o cabo de força) do próprio PC, e então retire a bateria do CMOS. Aguarde uns 2 min e a coloque novamente, e então ligue o PC novamente agora direto da tomada.

Se o sintoma continuar, pode ser algo relacionado a placa-mãe, visto que houve previamente um teste com a Corsair CX550. Aliás, ligou o PC usando o estabilizador também durante este teste?

 

15 minutos atrás, Lokaao disse:

Algo que eu faço que talvez seja prejudicial ao pc é que sempre que o desligo para ir dormir eu desligo o botão da fonte para luz da placa-mãe não me incomodar

Não há problema algum desligar a fonte após o desligamento do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Lokaao disse:

Fonte: EVGA 750BQ

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List essa EVGA BQ está classificada como Tier C - Low end, adequada para usar com placas que tenham consumo abaixo de 200w.

 

45 minutos atrás, Lokaao disse:

Eu utilizo o PC ligado a um estabilizador e também já testei também liga-lo em direto na tomada em tomadas diferentes e com cabos de força diferentes também

Estabilizador de tensão jamais devem ser usados, são um veneno para as fontes do PC, essas pragas só existem aqui no Brasil, provavelmente o maldito estabilizador estragou sua fonte, sem falar que ele ainda pode estar subdimensionado, livre-se dele, coloque no lugar um bom filtro de linha como os da marca Clamper e seja bem vindo ao século XXI.

 

 

45 minutos atrás, Lokaao disse:

estou de olho na Pichau com algumas promoções como a Cooler Master MWE 650 Bronze V2 MPE-6501-ACAAW-BBR e a Corsair CV 750 CP-9020237-BR.

Evitaria esses dois modelos, a Cooler Master MPE-ACAAW-BBR é o novo modelo da MWE V2 Bronze, que não possui review em lugar nenhum (imagem abaixo), já a Corsair CV750 parece ser boa, porém a teclab testou a CV650 e em carga máxima apresentou ripple elevado (CV650/750 compartilham o mesmo projeto).

 

 

 

Computador barato para jogar Fortnite - até R$ 2.700 - Montagem e upgrade de computadores de mesa - Clube do Hardware.png
 

Caso não faça overclock no processador recomendo a Cougar GEX 650w, que é Tier B.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri algo novo muito estranho, como citei acima tenho 1 HD 1 Tera que usoi apenas para guardar fotos e videos e 2 M2 que são onde estão meu Sistema Operacional e meus jogos, porém ao tentar ligar o pc sem o HD conectado ele liga e não inicia o Sistema Operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lokaao disse:

Descobri algo novo muito estranho, como citei acima tenho 1 HD 1 Tera que usoi apenas para guardar fotos e videos e 2 M2 que são onde estão meu Sistema Operacional e meus jogos, porém ao tentar ligar o pc sem o HD conectado ele liga e não inicia o Sistema Operacional.

Provavelmente os arquivos responsáveis por iniciar o boot estão na partição do HD. Isto é muito comum ocorrer quando o sistema é instalado com NVMe e HD conectado no PC ao mesmo tempo, principalmente se o HD já havia algum Windows antes.

Nestes casos, para evitar algo assim é recomendado deixar apenas o NVMe conectado ao instalar o sistema, assim é obrigado a criar a partição de boot naquela unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!