Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou preste a da upgrade no resto do meu PC e fica de boa por uns bom anos, porém gostaria de saber se eu também precisarei trocar a fonte.

Sistema Atual

• placa-mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/BR
  • CPU: AMD Ryzen 5 3600
  • Cooler: Cooler Master Blizzard T2
  • Memória: 2x 8gb DDR4 3000mhz
  • GPU: Nvidia GTX 1050ti
  • Armazenamento: 1 SSD 250gb e 1 HD 500gb
  • Fans: 4x 120mm (2x para puxar ar e 2x para tirar) e Fan hub 4 portas
  • Monitores: 2 1080p montores
  • Fonte: EVGA 600W Plus White (Kabum)

Upgrade que desejo

• GPU: GTX 1050TI → RTX 4060 (o de duas fans já que eu possuo um Medium PC Case e não quero ter pouco espaço com o de 3 fans)
  • Cooler: Blizzard T2 → Water Cooler (ideal 2 fans sem usar o RGB)
  • Armazenamento: SSD e HD → 1 SSD PCIe NVMe 1tb e 1 HD 2TB (talvez não adquira o HD e continue a usar o SSD ou HD ou ambos)

Downgrade

• Fans: 4x 120mm → 3x 120mm (Já que o Water cooler vai ocupar espaço de um que tira ar)

A minha fonte vai da conta? Eu não pretendo mudar nada por uns bons 7 anos, a única coisa que talvez eu coloque daqui uns anos seria mais 2x 8gb DDR4 3000mhz para ter 32gb total, mas talvez eu nem adicione.

• Moderador
Postado

@Kinos

Suporta? Sim.

Adequada ou ideal ou segura? Nem de longe!

No seu lugar eu substituiria essa fonte, é uma fonte fraca em construção, de baixa qualidade, classificada como Tier F (Replace immediately), não é adequada para uma placa de vídeo moderna como a RTX 4060, por mais que o consumo da GPU seja "baixo", a fonte não entrega segurança ao hardware.

A questão aqui não é a potência, mas sim qualidade do produto e a segurança oferecida.. indico que busque a Cooler Master MWE 600W (MPE-6001-ACAAB-BR), mais moderna e adequada para seu upgrade, classificada como Tier B e tem um excelente custo-benefício.

OBS: Minha opinião e é o que eu faria no seu lugar, não sou o dono da verdade.

Abraços!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, Kinos disse:

onde que vejo essas classificações? E se eu for comprar uma nova fonte, não seria melhor adquirir uma de mais W?

Não. Uma fonte de 500w é suficiente para sua configuração. Usar 600w é OK.

Mais de 600w não tem motivo algum, e mais potência não significa mais qualidade.

Apenas para informação: Consumo de energia do water cooler é mínimo, nem é relevante para escolha da fonte.

Os principais componentes são o processador e placa de vídeo (principalmente).

14 minutos atrás, Kinos disse:

onde que vejo essas classificações?

PSU Tier List no Google, vai abrir no site do Cultists Network.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
40 minutos atrás, Kinos disse:

@guilherme_dr  onde que vejo essas classificações? E se eu for comprar uma nova fonte, não seria melhor adquirir uma de mais W?

Dei uma olhada na Pichau e achei essa daqui de 750W https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-750-bronze-v2-750w-80-plus-bronze-preta-mpe-7501-acaaw-bbr

Sobre as classificações, eu utilizo a lista da Cultists Network (PSU Tierlist), é atualizada com uma boa frequência e é bem coerente.

Sobre uma fonte de maior potência, o @Pedroou já disse tudo, não vale a pena investir em uma fonte de muita potência, afinal, você mesmo disse que não pretende fazer alterações significativas nesse hardware por bons anos e como pode ver, a exemplo da serie 40 da Nvidia, o consumo baixou em relação a serie anterior.

Quanto ao modelo da fonte CoolerMaster MWE que você citou, muito cuidado, esse modelo com o final ACAAW-BBR é outro modelo em relação ao que eu recomendei (ACAAB-BR), esse não foi testado e aprovado (pelo menos não vi nada ainda), enquanto o modelo do link que eu mandei, já foi testado, aprovado e passou nos testes de qualidade.

• Curtir 3
Postado

@guilherme_dr Já que o setup que vou ter não vai precisar de muitos W, estou pensando em adquirir uma entre 400-500W.

Eu achei essa aqui que é ACAAB https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-450-bronze-80-plus-mpe-4501-acaab-wo, é bom esse?

No site da psu tier list só mostra o MPE-ACAAB, não fala do W, então a serie toda ACAAB é boa? mesmo se for MPE-ACAAB-BR ou MPE- ACAAB-WO?

Postado
11 minutos atrás, Kinos disse:

No site da psu tier list só mostra o MPE-ACAAB, não fala do W, então a serie toda ACAAB é boa? mesmo se for MPE-ACAAB-BR ou MPE- ACAAB-WO?

Sim, pode ir nela, esse modelo o teclab testou e aprovou!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!