Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo bem pessoal?

Tenho atualmente o o Core i3 10105F e estou pensando em mudá-lo para o Core i5 11600KF, com o objetivo de dar um folego maior para o setup.

A placa-mãe que utilizo hoje é a ASUS Prime H510M-E, sei que é um modelo de entrada mas, o objetivo não é explorar o "K" do 11600, a escolha desse se dá devido ao preço estar mais acessível que os modelos encontrados da 11º geração sem o "K", acreditam que o VRM suportaria esse CPU sem prejudicá-lo ou aos demais componentes?

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Postado

O "problema" desses processadores "K" é que a frequência de turbo deles é bem mais alta que um processador comum, e é isso que justamente faz com que eles consumam mais energia e esquentam mais. Na verdade a 11ª geração ficou marcada pelo superaquecimento em toda sua linha de processadores, até o Core i5 mais simples, por isso foi uma geração meio apagada, e maioria recomenda você simplesmente pular essa geração. Não posso garantir que a placa-mãe vai conseguir dar conta do processador sem aquecer demais, mas você pode tentar pelo menos desativar o turbo boost ou, se for possível, reduzir a frequência máxima dele.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB  a ideia é em cima dele colocar o WaterCooler da RiseMode 360mm no gabinete do estilo "aquário" (com 7 fans, além das do próprio WC), o meu maior receio é a placa "fritar" com ele, mesmo, como disse, de o objetivo não ser para a exploração do OC dele.

Hoje pular de geração acaba agregando um custo maior, pois não vejo a Intel como uma vantagem hoje, na AMD, apenas se fosse para o AM5 mas, os componentes estão absurdamente caros.

EDIT:
Talvez um 11700 seria menos danoso em questão de temperatura?

Postado
11 minutos atrás, MrGravetto disse:

@GuilhermeGB  a ideia é em cima dele colocar o WaterCooler da RiseMode 360mm no gabinete do estilo "aquário" (com 7 fans, além das do próprio WC), o meu maior receio é a placa "fritar" com ele, mesmo, como disse, de o objetivo não ser para a exploração do OC dele.

E water cooler até piora a situação do VRM, porque pelo menos um air cooler força alguma circulação de ar ali na região.

12 minutos atrás, MrGravetto disse:

EDIT:
Talvez um 11700 seria menos danoso em questão de temperatura?

Um 11700 forçaria ainda mais o VRM da placa, ele deve trabalhar na mesma faixa de frequência do 11600K e ainda tem dois núcleos a mais. E para jogos não mudaria nada, a maioria não consegue utilizar os núcleos extras do 11700, então no fim das contas ele performaria igual ao 11600K.

13 minutos atrás, MrGravetto disse:

Hoje pular de geração acaba agregando um custo maior, pois não vejo a Intel como uma vantagem hoje, na AMD, apenas se fosse para o AM5 mas, os componentes estão absurdamente caros.

O valor que você pegaria nesse i7 11700 você compraria uma placa-mãe e um processador AM4 que ficaria mais ou menos no mesmo nível desses Intel ai, falo do Ryzen 5 5600, no caso. Mas ainda seria um investimento muito alto, não acho que valeria a pena para um ganho na casa dos 25%.

relative-performance-games-1920-1080.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!