Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 11600KF na ASUS H510M-E


Posts recomendados

Tudo bem pessoal?

Tenho atualmente o o Core i3 10105F e estou pensando em mudá-lo para o Core i5 11600KF, com o objetivo de dar um folego maior para o setup.

A placa-mãe que utilizo hoje é a ASUS Prime H510M-E, sei que é um modelo de entrada mas, o objetivo não é explorar o "K" do 11600, a escolha desse se dá devido ao preço estar mais acessível que os modelos encontrados da 11º geração sem o "K", acreditam que o VRM suportaria esse CPU sem prejudicá-lo ou aos demais componentes?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "problema" desses processadores "K" é que a frequência de turbo deles é bem mais alta que um processador comum, e é isso que justamente faz com que eles consumam mais energia e esquentam mais. Na verdade a 11ª geração ficou marcada pelo superaquecimento em toda sua linha de processadores, até o Core i5 mais simples, por isso foi uma geração meio apagada, e maioria recomenda você simplesmente pular essa geração. Não posso garantir que a placa-mãe vai conseguir dar conta do processador sem aquecer demais, mas você pode tentar pelo menos desativar o turbo boost ou, se for possível, reduzir a frequência máxima dele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  a ideia é em cima dele colocar o WaterCooler da RiseMode 360mm no gabinete do estilo "aquário" (com 7 fans, além das do próprio WC), o meu maior receio é a placa "fritar" com ele, mesmo, como disse, de o objetivo não ser para a exploração do OC dele.

 

Hoje pular de geração acaba agregando um custo maior, pois não vejo a Intel como uma vantagem hoje, na AMD, apenas se fosse para o AM5 mas, os componentes estão absurdamente caros.

EDIT:
Talvez um 11700 seria menos danoso em questão de temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, MrGravetto disse:

@GuilhermeGB  a ideia é em cima dele colocar o WaterCooler da RiseMode 360mm no gabinete do estilo "aquário" (com 7 fans, além das do próprio WC), o meu maior receio é a placa "fritar" com ele, mesmo, como disse, de o objetivo não ser para a exploração do OC dele.

E water cooler até piora a situação do VRM, porque pelo menos um air cooler força alguma circulação de ar ali na região.

 

12 minutos atrás, MrGravetto disse:

EDIT:
Talvez um 11700 seria menos danoso em questão de temperatura?

Um 11700 forçaria ainda mais o VRM da placa, ele deve trabalhar na mesma faixa de frequência do 11600K e ainda tem dois núcleos a mais. E para jogos não mudaria nada, a maioria não consegue utilizar os núcleos extras do 11700, então no fim das contas ele performaria igual ao 11600K.

 

13 minutos atrás, MrGravetto disse:

Hoje pular de geração acaba agregando um custo maior, pois não vejo a Intel como uma vantagem hoje, na AMD, apenas se fosse para o AM5 mas, os componentes estão absurdamente caros.

O valor que você pegaria nesse i7 11700 você compraria uma placa-mãe e um processador AM4 que ficaria mais ou menos no mesmo nível desses Intel ai, falo do Ryzen 5 5600, no caso. Mas ainda seria um investimento muito alto, não acho que valeria a pena para um ganho na casa dos 25%.

 

relative-performance-games-1920-1080.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!