Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@monylulu Jogos mesmo. Provavelmente vou deixar esse meu computador atual para programação. Como mencionei lá no início , quero algo que realmente dure ANOS a fio sem precisar mexer em nada. Meu 3600XT + 2070 SUPER durou apenas de 2020 até agora (ele ainda tá vivo, mas não consigo jogar CS2 que era o que eu mais jogava , sinto que no próprio CS GO o bixo tava dando umas engasgadas -FPS não mt legal devido à engine por exemplo-  GTA, nem nada que é lançado praticamente porquê jogo em 165hz mas em breve to comprando meu 240hz). Escolhi a 4090  simplesmente por ser a mais top e que acredito ser a que pra quem joga em 1080P e na quantidade de Hertz que eu tenho a que proveria maior longevidade.

Postado
15 minutos atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

@monylulu O ideal seria você utilizar as plataformas que fornecem poder computacional pra gente (Colab, Kaggle, etc) 

Já fiz trabalho com IA/ML. Ter um pc pra isso é muito custoso, a não ser que isso seja seu ganha pão ou algo do tipo.

Já usei e uso muito Colab - a depender do uso, já teve mês que paguei mais de 700k em créditos (mas ainda bem que foi só em um mês 🙂).

Quanto ao PC, até agora só comprei o gabinete mesmo (depois de muito tempo usando só notebook), com base na estratégia de começar pelas peças que tendem a ter um preço mais "estável".  Agora processador e placa de vídeo têm um ciclo de atualização mais ágil, tendem a cair de preço mais rápido (ao menos na minha percepção, mas também nada é certo atualmente em se tratando de GPUs para IA rsrsrs)

Postado

@STAR ALPHA O ideal é ser uma fonte em que a saida dela seja 3x6+2 pinos aos invés de 12VHPWR? Pelo problema de aquecimento que você relatou?

Ou não preciso me preocupar com isso?

@monylulu Gabinete eu acho de boa comprar antes de montar um pc. O restante eu acho que começa a ficar complicado porquê "envelhece" rápido e etc.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Pelo problema de aquecimento que você relatou?

O problema de aquecimento é exclusivo do 12VHPWR de 16 pin 

Veja a matéria do Adrenaline

Ou não preciso me preocupar com isso?

Mesmo que a sua fonte seja de 12VHPWR 12 pin nas duas pontas gpu e fonte , não é preocupante pois a nvidia revisou o 12VHPWR e agora o 12 pin é mais seguro que o anterior 16 pin , leia Adrenaline .

O ideal é ser uma fonte em que a saida dela seja 3x6+2 pinos aos invés de 12VHPWR?

Na minha opinião , o 12VHPWR 12 pin é obrigatório para a gpu 

mas não há grande benefício em ter ele no painel da sua fonte 

afinal vai que a nvidia resolve mudar algo nele de novo por exemplo para atender melhor a série 50 , com a 5090 que terá scale-up e outras coisas

Se por um acaso o 12VHPWR sofrer alterações no projeto a sua fonte com slots 12VHPWR no painel passará a ter menos utilidade .

Algo que não ocorreria se o painel possui-se apenas slots pci-e 6+2 pin e o 12VHPWR fosse incluído apenas em uma das pontas para alimentar a gpu .

Na minha opinião , as fabricantes nem sempre oferecem a melhor opção de projeto. 

Como é o caso da LGA 1700 da intel

• Membro VIP
Postado

Voltando a salada de informações sobre o 12VHPWR que agora leva o nome 12V-2x6 🤗 e tem 12 pinos de energia e 4 de detecção de banda lateral (16 pin ) porém com as seguintes mudanças :

A porta está agora marcada como 12V-2×6 no painel .

A profundidade aumentada do terminal de potência (de 4,2 mm a 4,45 mm);

Aumento da abertura do conjunto de pinos da banda lateral (de 1,6 mm × 9,3 mm para 1,70 mm × 9,4 mm);

Comprimento do pino de sentido reduzido (de 4 mm a 2,5 mm). 

Este projeto garante que o cabeçalho de alimentação está completamente envolvido com o conector, porque se não for, a fonte de alimentação se abstém de entrar em modos de alta potência, como, prevenção de potencial superaquecimento e fusão quando uma placa gráfica exige energia significativa.

O 12V-2x6 tem melhor eficiência na transmissão de energia  mas ainda não é amplamente utilizado pelas fabricantes de psu .

Porém as fabricantes de gpu já incluem o 12V-2x6 como conector em suas placas e nos adaptadores que elas oferecem. 

O 12V-2x6 tem o mesmo formato do 12VHPWR porém com melhorias , logo você pode usar fontes com 12VHPWR nativo sem se preocupar com problemas de aquecimento , afinal o aquecimento relatado tinha início no conector da gpu que é o responsável por exigir a demanda de energia. 

Também há como exemplos como a msi que oferece um conector colorido para melhor visualização do alinhamento. 

msi-mag-850gl-power-600w.png.e789a8bde8d2d6ccb07734c54dad5c45.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá 

Bom dia 

Em 18/02/2024 às 19:18, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Eu gostei dessa aqui de 1200 1200W - GF3 - Toughpower - Modular Gold - Thermaltake . Tá como Tier A na lista que você mandou

Agora que vi que você mandou essa só que de 1000W. Pensei em pegar de 1200, uma vez que não vai estourar os 10A que você citou e me deixa "mais a prova do futuro"

Parabéns pela escolha será uma excelente aquisição para a sua config high-end. 

Em 14/02/2024 às 17:28, monylulu disse:

Vou acompanhar este tópico para ficar de olho nas sugestões para os demais componentes :).

@monylulu Para o seu caso , talvez o i5 13600kf seja interessante , o 14600KF é um refresh do 13600kf , assim como os outros da LGA 1700 , o único fora da curva seria o i7 14700KF que tem uma melhoria significativa do i7 13700kf .

Em 15/02/2024 às 20:48, monylulu disse:

pois penso em inicialmente partir para uma 4080, devido aos preços atuais (e claro, começar por uma fonte mais simples)

Assim que tal usar uma com 12VHPWR nativo por exemplo a MSI MAG A850GL por 719

I5 13600kf 1750

B760m tuf gaming 1299

Corsair 5600mhz DDR5 cl36 799

Um WC como Deepcool castle 240mm 329 ou se preferir AC o AG620 339

Kingston Renegade 1Tb  519

Com velocidade de 6000 mb/s , resistência de 1 petabyte PBW (1000 TBW) e vários recursos interessantes 

RTX 4080 TUF 7999 

Ou promoção na pato loco por 6800 na RTX 4080 GALAX

Mas qual orçamento em específico você planeja ?

• Curtir 2
Postado

@STAR ALPHA Mais uma vez valeu pelas dicas!  Nos últimos dias decidi por adiar a montagem do PC, pois antes vou avaliar de forma precisa as despesas que terei com nuvem para minhas atividades de pesquisa.  Ultrapassando determinado valor mensal, aí sim decido pela compra.  (Não tenho um orçamento específico porque a compra seria a prazo, mas pensei em um valor total na ordem de 20k).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!