Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para um PC de R$ 25.000 e um notebook de R$ 4.000?


Posts recomendados

Opa pessoal, seguinte, eu tenho um pc desde 2020 sendo ele com as seguintes configurações :

 

Ryzen 5 3600XT

Placa-Mãe Aorus B550 Elite V2, AMD B550, ATX, DDR4

WaterCooler Corsair H115i PRO RGB Hydro Series CW-9060032-WW

RTX 2070 super

Memória Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (4x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17, Preto - KF436C17BBAK4/32

Gabinete Gamer Corsair 4000D Airflow, Mid-Tower, ATX, Lateral em Vidro Temperado, Com FAN, Preto - CC-9011200-WW

SSD Adata XPG Spectrix S40G 1TB, M.2, Leitura 3500MB/s, Gravação 3000MB/s - AS40G-1TT-C

Fonte Corsair RM750x 750W, 80 Plus Gold, Modular - CP-9020179

 

 

PARTE 1 - Computador :

 

Infelizmente esse pczinho não tá dando mais conta de jogar as coisas que eu quero (principalmente CS2 e to bem ansioso em poder jogar o próximo GTA também). Devido a isso (e ao fato de eu usar atualmente um monitor de 165hz e que pretendo pegar um de 240 ) quero montar um pc de até uns 25k (vai ser pago à vista). As únicas coisas que pensei em reaproveitar desse pc "velho" seria o SSD. Uma vez que faço questão de uma 4090 e ACHO que essa fonte seja "fraca" para tal. Caso contrário, se puder aproveitar a fonte seria maneiro também. O motivo de não querer reaproveitar o restante é que provavelmente vou tentar vender as peças "restantes" , e quanto mais completo o pc estiver , melhor . Não sei hoje em dia como está a questão do Ryzen x i9 (tendo em vista meu orçamento) .

 

Resumo sobre os requisitos pc : 4090 obrigatória, jogo em full HD 165hz mas em breve estarei com 240hz  (se der pra incluir no orçamento um 240hz fica ótimo, se não der não tem problemas,pego ao longo do ano). Se puder manter a fonte ótimo, se não puder 0 problemas também. Gabinete branco. placa-mãe com suporte a bluetooth/wireless (para poder usar fones sem fio mais confortáveis sem a necessidade de adaptadores) e um WC (moro no RJ 65 graus). Fans com led são bem vindos também .

 

Sei que parecem muitas exigências, mas peço que entendam um pouco meu lado nesse balacobaco de gastar bastante com um pc desktop do 0. Quero realmente algo que sobreviva uns 5 anos + em full HD 240hz. . Se acharem que não vale a pena pegar uma 4090 atualmente mas sim fazer um SLI de outra, ou se acharem que é melhor pegar uma placa mais fraca e esperar a próxima geração da RTX , tudo bem. To aberto a tudo.

 

 

PARTE 2 - Notebook :

 

Minha esposa tá precisando de um notebook e disso aqui eu tenho 0 conhecimento. Ela não precisa de um note mega hipergaláctico. Mas de um que não trave , possa navegar tranquilo pela internet, usar programas da prefeitura , pacote office e etc. O dela é puramente para trabalho leve  . O orçamento desse é de 4000 também à vista. Se puderem enviar os modelos,links e etc de notebooks eu agradeceria muito ,porquê embora eu tenha conhecimento de PC , eu tenho 0 de notebook.

 

 

 

 

Muitíssimo obrigado galera !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá

Bom dia

 

Começaremos pelo mais simples o notebook da sua esposa 

 

Um bom exemplo seria o Notebook VAIO® FE15 AMD® Ryzen 7 Windows 11 Home 16GB 512GB SSD Full HD - Prata Titânio por 3.299

 

Um valor legal para o orçamento , e ele também possui opção para expansão de armazenamento e ram , o módulo único de 16gb já é suficiente mas se quiser colocar mais o máximo suportado é 64gb total. 

 

Para expansão do armazenamento note que :

 

No anúncio cita-se dois slots de expansão porém ao comprar essa versão um dos slots vem com o SSD M.2  3°gen de 512gb e o outro restante é para sata 2.5 .

 

Screenshot_20240214-084846_Brave-Beta.thumb.jpg.d0a8c15be377de26b95b69c51a0e0d8a.jpg

Use esta imagem como exemplo, onde a ram fica ao lado da bateria,  o slot sata embaixo e o M.2 no canto inferior. 

Mesmo possuindo design facilitado para abertura,  se não quiser todo esse trabalho simplesmente pegue uma case externa via usb .

Não tenho certeza se 512gb é suficiente para os arquivos e programas do trabalho dela talvez seja ou não .

Porém pegar um notebook com 1tb ou 2tb de fábrica ficaria fora do orçamento. 

 

Agora vamos ao mais complexo um pc full white argb com 4090 

 

14 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Se acharem que não vale a pena pegar uma 4090 atualmente mas sim fazer um SLI de outra, ou se acharem que é melhor pegar uma placa mais fraca e esperar a próxima geração da RTX , tudo bem. To aberto a tudo.

Esperar pela 5090 talvez fruste as suas expectativas pois além de demorar um bom bocado de tempo pra lançar , até ser disponibilizada no Brasil e o preço será exorbitante no começo .

 

Ryzen 9 7900X3D 3.500

ROG B650  white 2.800 pre venda ou Tuf X670 2500 ambas wifi. 

Xpg lancer white 7200mhz 32gb 1400

Lt 720 no led white ou Ls 720 white argb 1000

Gigabyte RTX 4090 aero 15000~13000

Montech air 903 max 400

Leadex VII Gold 1300W 2699

 

Aproximadamente 25K

 

Como é uma 4090 de preferência a fontes tier A  , se considerar apenas o calculo da potência consumida talvez 900w já serviria, mas se considerar o picos momentâneos de consumo , algo que pode acionar os sistemas de proteção da fonte , talvez seja interessante oferecer um pouco de sobra .

 

Caso considere usar uma placa pci ex AX 3000 , suas opções para escolha de motherboard aumentam .

O chipset B650 já é suficiente , coloquei o x670 acima como opção porque inclui o wifi e possui estoque br

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Configuração para um PC de R$ 25.000 e um notebook de R$ 4.000?

@STAR ALPHA Primeiramente Muitissimo obrigado!

Gostei da opcao de notebook, VAIO tem sido uma boa marca ? Sempre ouço falar muito de dell/acer .Sobre a geração do Ryzen, da 7a pra 5a não faria tanta diferença pro tipo de uso, né?

 

 

Sobre o computador : Eu até pensei em comprar adaptador wifi (essas plaquinhas) mas já tive experiências tenebrosas com isso e acabei ficando com trauma. No geral gostei da config, só achei a psu beeeeem salgada, embora entenda a importância.Teria alguma opção mais em conta da mesma? Outra duvida ,esses fans que vem no gabinete prestam? Muito obrigado!

@Andros Santos Quero algo realmente future proof, comprar algo de 5a geração não me parece ser muito “seguro” nesse caso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

VAIO tem sido uma boa marca ?

Sim , ela era da sony antigamente , mas agora trabalha em parceria com a positivo.

1 hora atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Sempre ouço falar muito de dell/acer

Várias pessoas tem preconceito com a vaio devido a ela ser  "positivo"

 

Então se prefere dell uma indicação seria o DELL Inspiron 15 512GB 8GB RAM por 3599

 

A ram é soDIMM 3200MT/S e o SSD M.2 2230

Esse vem com 1 pente ram e 1 M.2 

Screenshot_20240214-113858_Brave-Beta.jpg.38430d3ea1ed915db5d4374dad647fce.jpg

 

O M.2 do meio é a placa de rede , o direito é o que vem de fábrica, o esquerdo embaixo da ram é o alternativo que você pode colocar para aumentar o armazenamento. 

1 hora atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Sobre a geração do Ryzen, da 7a pra 5a não faria tanta diferença pro tipo de uso, né?

A 7° é DDR5 a 5°DDR4 mas pra office não faz grande diferença, e teria um valor mais alto. 

 

Na prática não existe notebook perfeito, logo você deve escolher as marcas em que mais confia e cujo suporte ou reposição de peças seja facilitado .

 

Assim é necessário mais detalhes sobre a expectativa de experiência de uso do usuário para definir o que realmente está procurando

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Outra duvida ,esses fans que vem no gabinete prestam?

Sim , elas são de excelente qualidade com tamanho de 140mm são PWM , com CFM 84 e pressão 2,4 , sendo 3 argb e 1 branca .

 

3 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

No geral gostei da config, só achei a psu beeeeem salgada, embora entenda a importância.Teria alguma opção mais em conta da mesma?

Desculpe mas infelizmente 😅 não. 

 

2 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Então se prefere dell uma indicação seria o DELL Inspiron 15 512GB 8GB RAM por 3599

Para uma melhor experiência considere adquirir também um pente Crucial 8gb 3200 DDR4 soDIMM o máximo desse modelo é (2x8) 16 gb. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Muito obrigado ! Dos 2 notebooks qual você pegaria? A positivo tem sido boa ultimamente ? 

Quanto ao PC , tava olhando aqui e o importante pra mim é a questão do bluetooth mesmo. A placa wifi eu reparei que é basicamente aquele adaptador que você mostrou antes, só que já vem junto da placa-mãe . Você sabe se existe alguma diferença de performance desse que já vem junto pro adaptador que você me mostrou? Se não houver, consegue me indicar outras placas-mãe também que possuam bluetooth e aí deixaria um adaptador wifi de standby caso eu queira comprar?

Muito obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Muito obrigado ! Dos 2 notebooks qual você pegaria?

Olhando por uma perspectiva mais ampla , pela questão de reposição de peças , consertos , assistência técnica e construção o DELL seria superior ao Vaio.

Assim eu pegaria o Inspiron com Windows 11 pro e + um pente Crucial. 

12 minutos atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

A positivo tem sido boa ultimamente ?

Ela é normal , tipo cumpre as "obrigações" mas não de uma forma que mereça elogios .

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tive ASUS e Samsung, ambos também com boa qualidade (dado seu propósito). Mas soluções "gamer" da Dell e Acer parecem melhores.

20 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Mas de um que não trave , possa navegar tranquilo pela internet, usar programas da prefeitura , pacote office e etc. O dela é puramente para trabalho leve

ASUS tem alguns bons como o X515 ou Vivobook. Você só precisa de 4 núcleos (ou mais), 16GB RAM e com SSD (os novos todos tem). Fora isso, pegue algum com tela IPS.

EX: ASUS Vivobook, apenas procure a versão com Windows.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Víctor Machado Da Cruz Estou exatamente no mesmo processo de montar um setup para 4090.  Os colegas mencionaram a 4080, mas vai muito da necessidade particular.  Se for para jogos, talvez a 4080 atenda.  Para minhas necessidades por exemplo (desenvolvimento voltado para IA, LLM etc.), o "mínimo" ficaria entre 4080 e 4090, embora eu esteja tendente também para a segunda.

 

Vou acompanhar este tópico para ficar de olho nas sugestões para os demais componentes :).

 

Até o momento só comprei o gabinete rsrsrs - acabei optando pelo NXZT H9 Flow black, porque me pareceu um bom compromisso entre estética, acabamento e air flow, e também, claro, espaço para a montagem.

 

@STAR ALPHA Sobre a fonte, não seria ideal PCI 5, por já ter nativo o conector mais indicado para a 4090 (12VHPWR)?  É o caso dessa que você indicou?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, monylulu disse:

Sobre a fonte, não seria ideal PCI 5, por já ter nativo o conector mais indicado para a 4090 (12VHPWR)?  É o caso dessa que você indicou?

Sim a LEADEX VII possui um 1x 12VHPWR (16 pinos)

 

E não esqueça de ler a descrição do produto "Esta fonte não vem com um cabo de energia para ligá-la à tomada (vendido separadamente)."

 

Então os watts são iguais ao fator de potência vezes amperes vezes volts.

 

watts = PF × amperes × volts

 

W = 0.99 × 10 × 110 > W = 1.089

 

Logo usar um cabo de 10a em 110-125v não é adequado. 

Se usar em 220-230v daí seria possível. 

Mas nada de usar aqueles cabos de 0.5 mm .

 

Dê preferência a usar o tripolar 3x0,75 mm² por ex. esse ou esse .

 

Se sua rede for 110-125v aí fica mais complicado , teria que usar uma tomada e cabo de 20a ex. Esse com 3x2,25mm

E lógico certificado pelo inmetro .

 

Também é recomendável o uso do filtro de linha ou dispositivo de proteção contra surtos DPS

 

Para 10a tem o Clamper 5 para 20a está disponível apenas a versão poket

 

E não use estabilizador pois o famigerado além de danificar a fonte , reduz a tensão em volts de 220 para 110

E também não use nobreak , principalmente porque é caro e tu não precisa disso. 

 

Você deve estar pensando que eu estou  exagerando na questão da corrente não é mesmo 🤨

 

Mas a tensão em 110v tende a exigir mais do equipamento se comparado a 220v , e não seria nada legal a experiência de ter um cabo danificado (derretido) durante o uso de uma gpu desse patamar.

 

9 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Essa fonte aqui seria ruim então? ASUS TUF Gaming - Plus - Gold - 1200 W

Não seria ruim , é uma boa fonte , porém é tier B com posição especulativa na cutlist network , assim pode-se dizer que a LEADEX VII seria uma escolha melhor. 

 

15 horas atrás, monylulu disse:

por já ter nativo o conector mais indicado para a 4090 (12VHPWR)

Esse é um assunto que divide opiniões 

Leia este artigo a respeito

 

Assim soluções como a da leadex e cooler master que usam mais de um pci-e 8 pin para formar o 16 pin 12VHPWR , seriam mais interessantes que a tuf que usa o 12VHPWR nas duas pontas. 

Me corrijam se estiver errada , afinal essa parte é bem complexa. 

127287-3-Fonte_ATX_1300W_Super_Flower_Leadex_VII_XG_1300W_80_Gold_Preta_SF_1300F14XG_127287.jpg.a485ddce109a674e0927bf58a84e7afe.jpg

 

TUF-Gaming-Gold-1000W_02.jpg.62f4589c6f6be511768130dec66a512b.jpg

 

19 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

A placa wifi eu reparei que é basicamente aquele adaptador que você mostrou antes, só que já vem junto da placa-mãe . Você sabe se existe alguma diferença de performance desse que já vem junto pro adaptador que você me mostrou? Se não houver, consegue me indicar outras placas-mãe também que possuam bluetooth e aí deixaria um adaptador wifi de standby caso eu queira comprar?

As placas onbord da ASUS e similares vem com wifi 6e e Bluetooth 5.2 , não chega a ser uma limitação .

Mas já existem placas pci-e com wifi 7 e Bluetooth 5.4 , porém nem todos tem acesso propriamente dito a essas tecnologias .

O Canaltech traz uma matéria sobre as diferenças entre o wifi 6 e o 7 .

Quanto ao bluetooth o technoblog aborda sobre o assunto .

 

19 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Consegue me linkar alguma memória pro mesmo?

Link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Pai amado, teu post sobre 110/220 foi tão completo que eu me perdi (desculpa). Li e reli mas continuei sem entender direito o que você quiser dizer (perdão novamente). Aqui em casa é 110V, tomada de 10A , e campler de 10A também (com 8 entradas) .  Em suma o ideal para a minha "configuração de energia" da casa/campler é não usar o 12VHPWR ? 

Tenho que comprar um outro cabo de energia pra fonte também? Desculpa, realmente me perdi nesse assunto :S !

Eu entendi que a sua preocupação com energia é bem alta (por isso recomendou uma fonte tão parruda.

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre o wi-fi/bluetooth e os demais esclarecimentos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe parece que você se perdeu mesmo 😅

São assuntos distintos. 

2 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Aqui em casa é 110V, tomada de 10A , e campler de 10A também (com 8 entradas) .

O Clamper de 10A deveria passar no máximo 1200W em 110v , e você iria comprar uma psu de 1300W para não se preocupar com possíveis picos de consumo do seu conjunto .

2 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Tenho que comprar um outro cabo de energia pra fonte também?

Sim , e como a sua rede é 110 ela limita um pouco a passagem de energia , logo a psu de 1300 acabaria por ficar limitada a 1200W no cabo de 10A .

Assim um cabo de 20A seria mais interessante pois não oferece essa limitação e tem componentes melhores , pois com um condutor maior (2,25 x 0,75) a resistência a passagem de elétrons é menor e consequentemente menos calor é gerado .

1 hora atrás, monylulu disse:

Sobre a potência da fonte, vi em algumas mensagens aqui no fórum que para um setup com a 4090, 850W já seriam suficientes.  Faz sentido?

Considerando que a fonte oferece uma reserva contra sobrecarga de até 10% geralmente. 

Usando um cpu menos exigente seria sim suficiente .

Agora se faz sentido depende do ponto de vista , colocar uma fonte em full load para usar com a 4090 , algo que é relativamente um investimento bem alto , deveria-se chegar aos seguintes questionamentos:

 

A fonte foi realmente testada ?

Possui componentes de qualidade ?

Qual seria a temperatura interna em uso pleno ?

Há algum fator negativo sobre o modelo em específico ?

 

Assim para desencargo de consciência eu particularmente prefiro algo tier A com bons componentes e que fique numa temperatura confortável a durabilidade do mesmo , sem surpresas durante uso .

 

3 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Em suma o ideal para a minha "configuração de energia" da casa/campler é não usar o 12VHPWR ? 

O uso do 12VHPWR é obrigatório visto que é a única forma de pluga-lo

Screenshot_20240215-143823_YouTube.thumb.jpg.a979b4e4c5feaf390c735f55f174ca85.jpg

Veja em zoom a imagem. 

 

O que eu levantei acima é que os adaptadores que a gigabyte fornece usam 3× de 6+2 pci-e para oferecer 1× 12VHPWR 

 

Assim a tuf com 12VHPWR nas duas pontas parece particularmente menos eficiente que o anterior. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA AAAAAAH ! Então se eu pegar uma fonte de 1200W ao invés de 1300W ficaria safe usar o cabo de 10A . Caso opte por uma de 1300W , precisaria do cabo (e consequentemente tomada de 20A), entendi certo agora? O campler só tem 10A , correto? Aí  teria que usar o conector de 20A anti pico de luz direto na tomada da parede e "problema resolvido".

Você acha que uma fonte de 1000W - 1200W TIER A (to consultando aquela lista que você me passou) não seria suficiente pros picos momentâneos que você mencionou e etc não? Porquê aí não precisaria de mexer no padrão de energia do meu escritório por exemplo. 

 

@STAR ALPHA Entendi ! você acha mais eficiente uma PSU que use 3x6+2 pin -> 1× 12VHPWR  do que 1× 12VHPWR  -> 1× 12VHPWR .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

AAAAAAH ! Então se eu pegar uma fonte de 1200W ao invés de 1300W ficaria safe usar o cabo de 10A . Caso opte por uma de 1300W , precisaria do cabo (e consequentemente tomada de 20A), entendi certo agora? O campler só tem 10A , correto? Aí  teria que usar o conector de 20A anti pico de luz direto na tomada da parede e "problema resolvido".

Sim entendeu certo. 

 

2 horas atrás, João Víctor Machado Da Cruz disse:

Você acha que uma fonte de 1000W - 1200W TIER A (to consultando aquela lista que você me passou) não seria suficiente pros picos momentâneos que você mencionou e etc não? Porquê aí não precisaria de mexer no padrão de energia do meu escritório por exemplo. 

Também seria suficiente , os picos não são tão intensos , citei a SUPER FLOWER VII porque tem um bom custo-benefício e pela qualidade oferecida. 

 

5 horas atrás, monylulu disse:

E você aconselharia as mesmas dicas de fonte para outos modelos da série 4000? É que ainda não decidi pela compra da 4090, talvez opte por uma inferior (já que tenho acesso a cluster e/ou nuvem), mas deixe preparado para upgrade futuro...

Sim ,

Se considerar a RTX 4080 pode descer para a faixa dos 850w. 

Que tipo de preparação exatamente você está considerando para o futuro ?

 

10 horas atrás, STAR ALPHA disse:

afinal essa parte é bem complexa. 

Relendo um pouco percebi que a minha abordagem sobre o 12VHPWR é um pouco imprecisa .

Pois existe o 12VHPWR com 16 pinos antigo H+ e o 12VHPWR com 12 pinos novo H++ .

 

O 16 pin 5.0 não é o adequado devido a problemas de aquecimento relatados. 

 

Assim o nativo de verdade seria o de 12 pin ou pci 6.0 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Sim ,

Se considerar a RTX 4080 pode descer para a faixa dos 850w. 

Que tipo de preparação exatamente você está considerando para o futuro ?

No meu caso em particular (pesquisa acadêmica na área de IA e LLMs), minha necessidade não chega a ser "imediata", pois tenho acesso a GPUs na universidade e no trabalho.  Apenas preciso ter uma GPU porque a única que eu tinha (uma GTX 1080 de um note Acer) "morreu", dai fiquei sem nenhuma rsrsrs.  Daí estou montando um setup que dure, que suporte futuramente um upgrade para uma RTX 4090, pois penso em inicialmente partir para uma 4080, devido aos preços atuais (e claro, começar por uma fonte mais simples).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA O ideal é ser uma fonte em que a saida dela seja 3x6+2 pinos aos invés de 12VHPWR? Pelo problema de aquecimento que você relatou?

Ou não preciso me preocupar com isso?

@monylulu O ideal seria você utilizar as plataformas que fornecem poder computacional pra gente (Colab, Kaggle, etc) 

Já fiz trabalho com IA/ML. Ter um pc pra isso é muito custoso, a não ser que isso seja seu ganha pão ou algo do tipo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!