Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS Congelando e dando Artefatos


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

Então, eu montei meu pc esse mês e até então a BIOS dele funcionava perfeitamente, mas depois de um tempo ela começou a congelar, dar artefatos e mudar o idioma pro chinês sozinho depois de eu navegar um pouco pela sua interface.

 

A última configuração que eu ativei nela foi o XMP.

 

Não sei se pode ser o causador do problema, mas ela deu os primeiros travamentos quando eu conectei um USB bootável enquanto estava na BIOS, para formatar o pc.

 

O Windows funciona perfeitamente.

 

Ryzen 5 5600

GTX 1050

B450m PRO-VDH-MAX

M.2 NVMe MOVESPEED 512gb

2x8gb 3600mhz ASGARD

Pichau Nidus 550L

Pichau Kazan 2

 

Será necessário regravar a BIOS? Se sim, tem como eu fazer manualmente?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça verificação dos pentes de RAM com o perfil XMP ativado. Você inicia o Windows e na barra de pesquisa do Windows, você digita Diagnóstico de Memória do Windows reinicia e acompanha o teste. Se tiver defeito, você é informado na propria tela de análise ou posteriormente com o Visualizador de Eventos.

 

Se sua RAM estiver ok, considere atualizar a BIOS para a versão mais atual disponível no site do fabricante. Use um pendrive de QUALIDADE (esqueça esses pendrive chineses ou de marca desconhecida ou até mesmo da multilaser) para atualizar a BIOS.

Lembre de somente fazer o upgrade de BIOS se você tiver plena certeza de que sua RAM está em perfeitas condições para evitar travamentos durante o processo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lokateu terminei o teste aqui e falou que nenhum erro foi encontrado.

 

A minha BIOS já está atualizada, tenho que atualizar de novo? E não tem que entrar na BIOS pra fazer isso? Quando tento mudar algo lá ela trava e só consigo desligar pelo botão de ligar do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua BIOS pode estar com algum problema. Regravar pra garantir. Se está na ultima versão, reinstale ela. Já resolvi diversos problemas dos mais variados sintomas regravando BIOS. Novamente: faça isso SOMENTE depois de checar as RAMs e sempre faça por sua conta e risco. Não tem como saber a causa exata do problema a não ser por eliminação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!