Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma Rx 6600 no open box da kabum recentemente e possivelmente ja descobri o porque a pessoa devolveu essa placa kkkk. Quando rodo jogos mt pesados, a placa emite um ruído constante e semelhante a um zumbido/ algo ''raspando''. N tenho visto nada de anormal na placa quanto aos jogos tirando umas quedas de FPS abruptas em jogos específicos, sendo q n tenho certeza o q pode estar causando isso exatamente... Por exemplo, Jogando cyberpunk que é bem pesado isso nunca ocorreu, agora jogando Need for speed unbound, ocorreram algumas vezes... mas no geral, a Placa parece estar normal em termos de desempenho, n passou de 58 graus até agora .Vocês acham que eu deveria devolver a placa devido a esse barulho? isso realmente n trás riscos pro pc como pesquisei por aí ? por mais q ela esteja com esse barulho, estou com muita dó de devolver ( ainda estou no período de 7 dias pra arrependimento da compra) pois paguei um valor bem abaixo do padrão. o q opinam?

Postado

Que eu saiba coil whine não acarreta defeitos nas placas, algumas fabricantes nem aceitam RMA por conta de coil whine. Eu tenho coil whine na minha rx 6600 também, o seu modelo é o da ASRock? Pois vi algumas pessoas do lote de novembro-dezembro reclamando disso, pior que eu já tinha coil whine no VRM da minha placa-mãe antes da GPU, mas o barulho era alto demais pra escutar o coil da placa de vídeo, troquei a placa-mãe e percebi que a GPU faz um chiado quando está em uso. 

No caso das quedas de FPS se você estiver no driver 24.1.1 recomendo voltar pro anterior, pois esse driver tá meio instável em muitos jogos.

• Curtir 1
Postado

@Nayu Opa, obrigado pelo comentário amigo! e sim, minha rx 6600 é da as rock ! Algo que percebi quanto ao barulho é q ele se intensifica quanto maior o uso de vram ! Jogando Nfs unbound e resident evil 4 remake, fica bem alto... mas em outros jogos também pesados q testei, como cyberpunk 2077, baldur's gate 3, Gta v, até faz um ruido mas é bem baixo. vou tentar ficar em paz quanto a isso e só aproveitar a experiencia que a placa ta me propiciando kkkk curti mt ela! ela roda praticamente qualquer jogo no ultra ao menos a 60 fps... e obrigado pela dica quanto ao driver, vou dar uma testada nisso ! 

Postado
4 horas atrás, Matheus Vargas disse:

@Nayu Opa, obrigado pelo comentário amigo! e sim, minha rx 6600 é da as rock ! Algo que percebi quanto ao barulho é q ele se intensifica quanto maior o uso de vram ! Jogando Nfs unbound e resident evil 4 remake, fica bem alto... mas em outros jogos também pesados q testei, como cyberpunk 2077, baldur's gate 3, Gta v, até faz um ruido mas é bem baixo. vou tentar ficar em paz quanto a isso e só aproveitar a experiencia que a placa ta me propiciando kkkk curti mt ela! ela roda praticamente qualquer jogo no ultra ao menos a 60 fps... e obrigado pela dica quanto ao driver, vou dar uma testada nisso ! 

Aqui o coil aumenta dependendo do uso da placa, porém a baixos frame rates ela fica mais notável, a taxas altas o whine fica numa frequência que começa a ficar imperceptível, acho que meu ouvido é muito bom pra escutar ruídos de certas frequências mesmo hahaha.

E sim é uma placa maravilhosa, nunca tive uma placa de vídeo tão fria e que consome tão pouco, porém se eu pudesse teria pego um modelo mais bonitinho como o da ASUS, ou o da power color por ser um dos "big three" das fabricantes de GPU AMD

Postado

Cara, atualmente eu estou com uma dor de cabeça absurda com essas placas de vídeo da ASRock. Já mandei pra RMA duas vezes com esse mesmo problema seu (a última agora também começou a apresentar artefatos do nada, genial). Só uma coisa a salientar: minha primeira placa estava com esse som de "raspagem" que você mencionou e não era exatamente o coil whine, mas sim as ventoinhas. Tenta fazer uma curva de fan mais alta pra testar e ver se alguma ventoinha esta raspando no dissipador. Esse problema acontecia comigo pois a placa é bem pesada e tava "tombada" para a direita, tanto que colocando aquelas base para placa de vídeo que são baratinhas o barulho não voltou a ocorrer já que ela finalmente ficou alinhada.

Postado

@Lolpes Então amigo, eu fiquei um tempo testando a placa pra ver se esse ruído ocorria por conta das ventoinhas, e cheguei a conclusão de que não é o meu caso ! esse ruído é algo q ocorre mesmo sem as ventoinhas estarem rodando ! é um barulho semelhante a raspagem, mas ao mesmo tempo parece algo elétrico se é q me entende, tipo um zumbido mesmo. fiz vários testes, e pelo q percebi realmente parece ser coil whine . Entrei agora a pouco no Re4 remake, e o barulho ja começou mesmo sem as ventoinhas começarem a girar ! dependendo do quanto puxa de vram e de uso da placa, o barulho fica mais alto ou mais baixo. Eu encontrei um Vídeo de um cara gringo mostrando esse ruido na placa dele,e é extremamente parecido com o meu, vou linkar aqui.

Postado

@Matheus Vargas Exato, isso não tem relação com ventoinha, ruídos provenientes de ventoinhas possuem um barulho diferente e fácil de distinguir, eu uso minha placa de vídeo no modo 0 RPM, e quando a placa começa a ser usada o coil whine começa a ser perceptível, algo que notei é que, quanto maior o uso maior fica a "frequência" do coil whine e menos perceptível fica o barulho ao meu ouvido! Acredito que o coil seja referente a frequências fracas que passam pela bobina, vou testar com 0 RPM desativado e ver o que dá.

Postado

Uma coisa que definitivamente acontece é que quanto maior o FPS mais alto fica o Coil Whine. Eu sou meio cabreiro e inclusive já devolvi placa de vídeo só por esse fator, já que jogo sem fones de ouvido e o barulho me irritava bastante. Se não te incomoda, eu não retornaria a placa de vídeo, principalmente se o desempenho dela está sendo satisfatório.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...