Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reaproveitamento de Ryzen 7 2700X + 2x8 GB RAM FlareX 3200 DDR4


Posts recomendados

Olá a todos.

 

Como desdobramento do meu incidente (descrito no tópico abaixo), descobri que perdi minha ASRock Taichi X470 Ultimate. Na verdade não exatamente a perdi, mas o reparo dela foi orçado pelo técnico em R$ 1000-1200. Como não vejo cabimento esse custo num reparo de um item que foi tão caro com relativamente pouco tempo de uso para a sua qualidade (menos de 4 anos), estou partindo para escolher uma placa-mãe nova.

 

Tal como diz o título, tenho um Ryzen 2700X e 2 pentes G.Skill FlareX 8 GB DDR4 3200, e que não estou a fim de jogar fora por estar com a placa-mãe fora de combate. Pelo que pesquisei, esse meu Ryzen tem compatibilidade oficial e direta com as placas X570. Com B550 o suporte não é oficial, mas tem muitos relatos dizendo que, dependendo da placa, pode funcionar (até mesmo sem atualizar BIOS nem nada).

A intenção é pegar uma placa com VRM's bons (para um possível overclock) e que tenha um slot Ultra M.2 (PCIe Gen3 x4).

Que modelos daria pra considerar? Estou usando como referência duas listas falando de qualidades das placas (https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/ e https://docs.google.com/spreadsheets/d/14-CZ8-a4-UBMN5-0x_QYOrvLk4EfI4Kn2jmIG70CAss/edit#gid=666643422), mas a variedade disponível está bem baixa por aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, @Pedro Math.pi...tenho uma GTX 1080 Ti (ou seja, PCI Express 3.0), e só pretendo trocá-la quando ela morrer. Então não tenho nenhuma motivação especial em migrar pro 4.0.

 

As X570 que ainda existem por aqui são pouquíssimas (a Steel Legend parece ser uma das melhorzinhas abaixo dos R$ 1500). Mas o que você quer dizer quando fala de "OC básico"? 4 GHz? Essa placa que você indicou pode não ser boa para eu tentar OC's um pouco maiores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, RobocopBR disse:

Então, @Pedro Math.pi...tenho uma GTX 1080 Ti (ou seja, PCI Express 3.0), e só pretendo trocá-la quando ela morrer.

Isso não quer dizer nada. Ela vai funcionar em qualquer pci express (de 2.0 até 4.0).

 

29 minutos atrás, RobocopBR disse:

As X570 que ainda existem por aqui são pouquíssimas (a Steel Legend parece ser uma das melhorzinhas abaixo dos R$ 1500). Mas o que você quer dizer quando fala de "OC básico"? 4 GHz? Essa placa que você indicou pode não ser boa para eu tentar OC's um pouco maiores?

Eu to tentando entender sua cisma por uma X570. Que OC você costuma fazer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, @Pedro Math.pi, por isso mesmo acredito que o PCI Express 4 pra mim não terá nenhuma serventia.

E nem seria tanto uma cisma. É que imagino que as X570, por supostamente serem projetadas pra rodar os Ryzen mais fortes/quentes da série 3xxx em cenários de overclocks, devem ter componentes de maior durabilidade. Não sei se é muito idealismo meu, admito. Mas gostaria de tentar aproveitar um pouco mais os clocks das memórias e processador por uns bons anos numa placa que tenha estrutura física pra suportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RobocopBR Ok.

Vou deixar como sugestão um Kit Gigabyte B550M AORUS + Ryzen 5 5600. O total vai dar uns 1500 reais (Amazon). Vai ter um kit mais frio e melhor do que o seu atual, sem precisar fazer OC (pode fazer também, se quiser) e vai sair mais barato do que pegar uma X570.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Reaproveitamento de Ryzen 7 2700X + 2x8 GB RAM FlareX 3200 DDR4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!