Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 4080 Original vs Undervolting


Posts recomendados

Galera, esse último fds tive um tempinho para dar uma configurada melhor na GPU e fiz um undervolting bem legal. Acho interessante compartilhar com vcs, pois só traz benefícios.

 

Só precisa usar o Afterburner pra fazer tudo.

Essa aqui é a cura com undervolting (mais branca) sobre a curva original (mais escura).

Curve.png
 

 

 

Rodei um Superposition em 4k

Original

Stock.png
 

Undervolting

Undervolting.png
Notem que deixou a GPU 8 graus mais fria e sem perda de desempenho, na verdade até aumentou um pouco.


Consumo da GPU em Watts
Original

Stock.png
 

Undervolting

Undervolting.png
Consumo caiu de 300w para 227w, uma economia de 73w. Além do que as Fans diminuem a rotação. Nada mal hein.


Enfim, queria muito compartilhar com vcs, fiquem bem satisfeito com o resultado. Essa GPU me surpreendeu, roda mt silenciosa, bem fria.

Valeu galera!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, W46n3r disse:

Ué... pelo gráfico, até 2600Mhz você está de fato fazendo overvolting... só dessa frequência para frente que esta fazendo undervolting. porque?

Na verdade estou fazendo undervolting em toda a curva. Se observar bem, o gráfico é frequência (vertical) x tensão (horizontal). 

 

Ou seja, subindo toda a curva eu nada mais fiz doque forçar a GPU usar um clock mais alto com a mesma tensão. Ou em outras palavras, usar menos tensão para o mesmo clock. 

 

Não sei se consegui explicar direito, qq dúvida, posta ae. valeu! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, W46n3r disse:

Sim, entendi.

 

E o que significa então a tensão ir subindo e a frequência permanecer em 2700Mhz?

Significa que a vai travar em 2700mhz e a tensão Tb. Pois não tem sentido para a GPU aumentar a tensão mantendo a mesma frequência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rikawa disse:

Significa que a vai travar em 2700mhz e a tensão Tb. Pois não tem sentido para a GPU aumentar a tensão mantendo a mesma frequência. 

 

Foi o que eu imaginei. Ao capar a frequência não está prejudicando a performance de jogos?

Entendo que num benchmark, se na média a frequência estiver maior o número final será maior... mas num jogo, em que o consumo de GPU é dinâmico,  ao capar a frequência não vai estar piorando o %1?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, W46n3r disse:

 

Foi o que eu imaginei. Ao capar a frequência não está prejudicando a performance de jogos?

Entendo que num benchmark, se na média a frequência estiver maior o número final será maior... mas num jogo, em que o consumo de GPU é dinâmico,  ao capar a frequência não vai estar piorando o %1?

Por isso antes de tudo você precisa identificar qual a frequência máxima da sua GPU. No caso da minha é 2670mhz. (basta rodar alguns games e ver qual a frequência máxima). Cada GPU vai ter a sua frequência máxima. 

 

Aí tendo essa informação, você começa o undervolting. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Só por efeito de curiosidade...

Comecei a jogar esse Horizon Forbidden...

4K, DLSS Balanced, Frame Generation, RTX 4080, mesmo clock que a original, porém consumindo 214w, 56º de temperatura, e fans em 1000rpm. Nem dá pra ouvir as Fans da GPU. É impressionante como o undervolting aumenta muito a eficiência das GPUs.

Obs. Que jogo lindo...

 

 

 

Horizon Forbidden West™ Complete Edition v1.0.37.0 26_03_2024 7_46_05 PM copy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!