Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído de energia na fonte/filtro de linha/tomada de casa.


Posts recomendados

Se olharem meu perfil, vão saber dos meus dilemas com a energia de casa, e bem, vim aqui com mais um! Kkkk

 

Eu segui as dicas do Fórum sobre comprar um filtro de linha Clamper para colocar em meu computador, e atualmente ele é a minha salvação, desde que comprei, não tive mais problemas e nem dúvidas sobre a energia que chegava em meu computador e sobre o quanto ele estava seguro com esse filtro de linha. 

 

O problema é que hoje eu fui o ligar, e começou um barulho de ruído de energia muito alto na tomada de meu quarto, no filtro de linha e na fonte de meu computador, pensei ser problema na minha tomada e o liguei em outra tomada, mas deu o mesmo ruído, liguei em outro cômodo e deu a mesma coisa! 

 

Eu não consigo pegar o áudio tão bem, mesmo pessoalmente ele sendo muito alto, mas eu consegui gravar um vídeo onde o áudio pega perfeitamente e pessoalmente estava o dobro mais alto do que o "normal" que estava antes. 

 

Fonte: Corsair CX750F

Filtro de linha: iClamper 5 

Tomada: 220V - casa sem aterramento

 

Comentei sobre isso com meus pais e segundo eles, nossos visitantes (um casal de maritacas que fazem ninho no nosso telhado) possivelmente poderiam estar comendo os fios de energia de casa, o que pode estar causando esse problema de energia, será se é verdade? Ou possivelmente minha fonte pode estar indo com Deus? Eu a tenho a mais ou menos 2 anos, acho muito cedo para ela poder estar apresentando qualquer tipo de problema. 

 

Tive que subir o vídeo no YouTube pois não consegui mandar diretamente aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Não me parece ser problema na fiação. Já tentou ligar outro equipamento na tomada para ver se também faz barulho? Outra coisa, pode ser ruído da ventoinha da sua fonte ou até mesmo do HD (se tiver, é claro). Mas não me parece ser problema de energia, uma vez que essas fontes têm um sistema de proteção contra curto-circuito, ou seja, se estivesse em curto, ela desligaria.

 

Eu acredito que seja mais um problema mecânico (uma sujeira na Ventoinha ou algo do tipo). mas sempre bom verificar com segurança desligue o pc da tomada quando for verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, G3DAI disse:

Já tentou ligar outro equipamento na tomada para ver se também faz barulho?

Já sim, em outra tomada do meu quarto e até peguei meu pc com o filtro de linha e fui testar nas tomadas do lado de fora de casa, apresentou o mesmo barulho.

 

 

16 minutos atrás, G3DAI disse:

Outra coisa, pode ser ruído da ventoinha da sua fonte ou até mesmo do HD (se tiver, é claro)

Eu atualmente possuo apenas um SSD NVMe em meu computador, e se não estiver enganada, semana passada eu dei uma limpada em meu computador com auxilio de um secador de cabelos(na opção fria), meu computador não estava tão sujo então o que saiu foi bem pouco, e geralmente, ele não faz esse tipo de barulho, ele é bem silencioso (tirando o barulho característico das fans, que de certo modo, são até que bem silenciosas igualmente), por isso achei estranho esse ruído de energia repentino, pois, não é do cotidiano de meu computador.

 

18 minutos atrás, G3DAI disse:

Mas não me parece ser problema de energia, uma vez que essas fontes têm um sistema de proteção contra curto-circuito, ou seja, se estivesse em curto, ela desligaria.

Também achei estranho pois ela não desligou, muito menos o filtro de linha da clamper que é um dos únicos que tenho confiança atualmente, mas é o que eu disse, isso é algo novo que aconteceu e geralmente no meu dia a dia, meu computador não faz um barulho tão anormal assim.


isso ocorreu por volta das 11h da tarde e veio parar de acontecer por volta das 15h, tentei o ligar novamente igual sempre faço, e dessa vez, ele não fez mais esse barulho de ruído de energia, poderia ser talvez um momento de má qualidade de energia vindo da distribuidora de energia equatorial? Realmente estou com dúvidas sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Já sim, em outra tomada do meu quarto e até peguei meu pc com o filtro de linha e fui testar nas tomadas do lado de fora de casa, apresentou o mesmo barulho.

 

 

Eu atualmente possuo apenas um SSD NVMe em meu computador, e se não estiver enganada, semana passada eu dei uma limpada em meu computador com auxilio de um secador de cabelos(na opção fria), meu computador não estava tão sujo então o que saiu foi bem pouco, e geralmente, ele não faz esse tipo de barulho, ele é bem silencioso (tirando o barulho característico das fans, que de certo modo, são até que bem silenciosas igualmente), por isso achei estranho esse ruído de energia repentino, pois, não é do cotidiano de meu computador.

 

Também achei estranho pois ela não desligou, muito menos o filtro de linha da clamper que é um dos únicos que tenho confiança atualmente, mas é o que eu disse, isso é algo novo que aconteceu e geralmente no meu dia a dia, meu computador não faz um barulho tão anormal assim.


isso ocorreu por volta das 11h da tarde e veio parar de acontecer por volta das 15h, tentei o ligar novamente igual sempre faço, e dessa vez, ele não fez mais esse barulho de ruído de energia, poderia ser talvez um momento de má qualidade de energia vindo da distribuidora de energia equatorial? Realmente estou com dúvidas sobre isso.

 

Bom, já foram descartados vários possíveis problemas. Eu realmente esqueci de mencionar essa questão de que pode haver uma baixa qualidade na energia fornecida. Se o barulho parou, há grandes chances de ser esse o motivo. Uma vez que não foi identificado nenhum mau funcionamento em relação aos componentes de proteção (filtro e fonte), se eles não desligaram, é sinal de que está tudo certo com sua máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu particularmente acredito que esse barulho um tipo de "zzzzzzzzz" não causa nenhum dano ao seu equipamento ou similares.  

 

O problema de casas sem aterramento é que os harmônicos gerados por aparelhos diversos chuveiros , ar condicionado etc é mandado de volta para a rede , mas ao ligar seu dps ele protege surtos e filtra um pouco desses harmônicos.

 

A depender do volume o ruído gerado não é audível , mas após determinada quantidade os componentes do filtro passam a ter uma pequena vibração , algo que é perfeitamente normal , apenas incomoda.  

 

Eu também não tenho pleno conhecimento sobre os itens de eletrônica como varistores , capacitores X , Y e similares . 

 

Talvez os cologas do fórum possam recomendar algum filtro ou componente que trabalhe de "bico fechado" isto é em silêncio.  

 

21 minutos atrás, Tiberio disse:

Está parecendo ser coil whine.

Coolwhine também não causa nenhum dano certo ?

 

Assim apenas resta se acostumar ao ruído 🤣

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Tiberio disse:

Você limpou a fonte com esse secador?

Sim, geralmente eu o utilizo na opção fria e quando meu computador aparenta estar com bastante poeira no cooler box do processador, a ultima vez que eu limpei meu computador ele não estava tão sujo e foi quando o filtro de linha chegou para mim, aí aproveitei pra já passar um ar no computador e tirar parte da poeira fina que fica sobre os componentes para me dar mais alguns meses sem precisar o abrir de novo e limpar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitoria Gabriela Não sei se você já chegou a abrir uma fonte antes, mas dentro dela existe alguns componentes que possuem um espécie de borracha grudenta que serve pra ajudar a evitar vibração, pode ser que o jato de vento do secador tenha descolado ele e o componente começou a vibrar, o barulho seria apenas o componente vibrando, por isso que evito de usar jato de vento no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Tiberio disse:

Não sei se você já chegou a abrir uma fonte antes, mas dentro dela existe alguns componentes que possuem um espécie de borracha grudenta que serve pra ajudar a evitar vibração, pode ser que o jato de vento do secador tenha descolado ele e o componente começou a vibrar, o barulho seria apenas o componente vibrando, por isso que evito de usar jato de vento no PC.

Compreendo, faz umas semanas desde a última vez que limpei, e até a data de hoje nunca me apresentou esse barulho, eu evito de abrir e mexer em componentes para eu não fazer nada de errado, por isso eu sempre utilizo o ar para limpar o pc para não ter a necessidade de tocar nos componentes, o que eu achei estranho é que esse som começou em uma hora, e atualmente enquanto digito este através de meu computador, não apresentou mais aquele som característico, não sei se foi uma falta de qualidade de energia momentânea ou se realmente pode ter sido isso que você citou, foi por conta disso que fiquei meio em choque porquê até o momento, ainda não tenho um argumento que tenho plena certeza que é a resposta desse problema kkkk creio que se fosse alguma borracha ressecada, esse problema ainda perduraria, esse som não é algo que acontece em meu computador, e quando aconteceu, durou cerca de 2h e atualmente não tive mais ocorrência de fato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!